Leucemia: causas,sintomas e tratamento da doença

Início » Saúde » Leucemia: causas,sintomas e tratamento da doença
A leucemia é um tipo de câncer que acomete células produzidas na medula óssea.Essas células começam a se reproduzir de forma descontrolada obstruem a medula
IMAGEM: internet
 Leucemia: causas,sintomas e tratamento da doença

Leucemia

            Leucemia: sintomas e tratamento

             A leucemia é um tipo de câncer que acomete células produzidas na medula óssea. Essas células começam a se reproduzir de forma descontrolada e obstruem a medula, de modo a prejudicar – ou mesmo interromper – a produção de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas, o que gera a maioria dos sintomas da doença.

            Como a doença complexa que é, há pelo menos dois tipos de leucemia:

- mieloide: se origina das células-tronco mieloides;

- linfoide: os leucócitos são as células prejudicadas.

            A leucemia pode também ser do tipo crônica ou aguda. Quando crônica, a doença se desenvolve de forma mais lenta e gradual, e o tratamento nem sempre precisa ser iniciado imediatamente. Já a leucemia aguda requer tratamento logo após ser diagnosticada, pois a evolução da doença é rápida e agressiva.

            Veja a seguir mais sobre sintomas e tratamentos da leucemia.

Leucemia: como identificar

            A leucemia crônica pode ser assintomática quando não está ainda em um grau avançado, e é muitas vezes descoberta em algum hemograma de rotina. Na forma aguda ou na forma crônica avançada, o paciente passa a apresentar sintomas que denunciam que algo está errado no organismo. Ao perceber esses sintomas, o paciente deve buscar atendimento médico imediatamente, e, analisando o quadro, o médico pedirá exames. Um hemograma já é capaz de indicar a leucemia, mas é necessário recolher material da medula óssea para analisar o tipo de leucemia e sua gravidade.

Leucemia: como tratar a doença

             Só é possível determinar o melhor tratamento para o paciente observando fatores como idade do paciente, tipo e subtipo de leucemia, velocidade de desenvolvimento da doença, mas a quimioterapia costuma ser a primeira opção para os pacientes que têm esse tipo de câncer, especialmente na forma aguda. Após a quimioterapia inicial, dependendo da resposta do organismo e dos outros fatores, o paciente por ser encaminhado a uma cirurgia para transplante de medula óssea.

            Também pode ser necessária a radioterapia, principalmente em pacientes crônicos, com o objetivo de combater massas linfonodais que estejam causando alguma obstrução e provocando certos sintomas. Para preparar pacientes para o transplante, também se utiliza a radioterapia.

Os principais sintomas da Leucemia

            Pessoas acometidas pela leucemia costumam apresentar os seguintes sintomas:

- Anemia;

- Fadiga;

- Manchas que lembram hematomas, mas não têm relação com traumas;

- Pequenas manchinhas vermelhas sob a pele (chamadas petéquias);

- Feridas sangram por mais tempo;

- Febre;

- Dor nos ossos e articulações;

- Dor de cabeça;

- Vômitos;

- Gânglios linfáticos proeminentes;

- Baço ou fígado aumentados;

- Perda de peso;

- Infecções frequentes (consequência da imunidade baixa).

 Os medicamentos mais usados para tratar alguns sintomas de leucemia são:

  • Androcortil
  • Betatrinta
  • Betametasona
  • Celestone
  • Decadron
  • Dexametasona
  • Diprospan
  • Duoflam
  • Prednisolona
  • Predsim
  • Prednisona

             Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

            Percebendo a presença de alguns dos sintomas citados neste artigo, não deixe de procurar atendimento médico imediatamente e relate o que tem sentido. Leucemia é uma doença grave que, muitas vezes, requer ação rápida para que o tratamento funcione. Quanto antes for feito o diagnóstico, maiores são as chances de cura e recuperação. E, como se diz popularmente, com saúde, não se brinca.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Toxoplasmose: causas, sintomas e tratamento da doença

O Toxoplasma gondii é um dos protozoários mais comuns do mundo e o parasita que causa a doença infecciosa conhecida como toxoplasmose

Saúde
Cistite: Sintomas e tratamento

Cistite nada mais é do que uma infecção de bexiga. As infecções de bexiga urinária são comuns em mulheres, principalmente as que estão em seu periodo fértil

Saúde
Dor no quadril, causas, sintomas e formas de tratamento!

As dores de quadril podem dizer respeito a uma série de dores nas articulações do quadril ou no seu entorno.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015