Leucemia: causas,sintomas e tratamento da doença

Início » Saúde » Leucemia: causas,sintomas e tratamento da doença
A leucemia é um tipo de câncer que acomete células produzidas na medula óssea.Essas células começam a se reproduzir de forma descontrolada obstruem a medula
IMAGEM: internet
 Leucemia: causas,sintomas e tratamento da doença

Leucemia

            Leucemia: sintomas e tratamento

             A leucemia é um tipo de câncer que acomete células produzidas na medula óssea. Essas células começam a se reproduzir de forma descontrolada e obstruem a medula, de modo a prejudicar – ou mesmo interromper – a produção de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas, o que gera a maioria dos sintomas da doença.

            Como a doença complexa que é, há pelo menos dois tipos de leucemia:

- mieloide: se origina das células-tronco mieloides;

- linfoide: os leucócitos são as células prejudicadas.

            A leucemia pode também ser do tipo crônica ou aguda. Quando crônica, a doença se desenvolve de forma mais lenta e gradual, e o tratamento nem sempre precisa ser iniciado imediatamente. Já a leucemia aguda requer tratamento logo após ser diagnosticada, pois a evolução da doença é rápida e agressiva.

            Veja a seguir mais sobre sintomas e tratamentos da leucemia.

Leucemia: como identificar

            A leucemia crônica pode ser assintomática quando não está ainda em um grau avançado, e é muitas vezes descoberta em algum hemograma de rotina. Na forma aguda ou na forma crônica avançada, o paciente passa a apresentar sintomas que denunciam que algo está errado no organismo. Ao perceber esses sintomas, o paciente deve buscar atendimento médico imediatamente, e, analisando o quadro, o médico pedirá exames. Um hemograma já é capaz de indicar a leucemia, mas é necessário recolher material da medula óssea para analisar o tipo de leucemia e sua gravidade.

Leucemia: como tratar a doença

             Só é possível determinar o melhor tratamento para o paciente observando fatores como idade do paciente, tipo e subtipo de leucemia, velocidade de desenvolvimento da doença, mas a quimioterapia costuma ser a primeira opção para os pacientes que têm esse tipo de câncer, especialmente na forma aguda. Após a quimioterapia inicial, dependendo da resposta do organismo e dos outros fatores, o paciente por ser encaminhado a uma cirurgia para transplante de medula óssea.

            Também pode ser necessária a radioterapia, principalmente em pacientes crônicos, com o objetivo de combater massas linfonodais que estejam causando alguma obstrução e provocando certos sintomas. Para preparar pacientes para o transplante, também se utiliza a radioterapia.

Os principais sintomas da Leucemia

            Pessoas acometidas pela leucemia costumam apresentar os seguintes sintomas:

- Anemia;

- Fadiga;

- Manchas que lembram hematomas, mas não têm relação com traumas;

- Pequenas manchinhas vermelhas sob a pele (chamadas petéquias);

- Feridas sangram por mais tempo;

- Febre;

- Dor nos ossos e articulações;

- Dor de cabeça;

- Vômitos;

- Gânglios linfáticos proeminentes;

- Baço ou fígado aumentados;

- Perda de peso;

- Infecções frequentes (consequência da imunidade baixa).

 Os medicamentos mais usados para tratar alguns sintomas de leucemia são:

  • Androcortil
  • Betatrinta
  • Betametasona
  • Celestone
  • Decadron
  • Dexametasona
  • Diprospan
  • Duoflam
  • Prednisolona
  • Predsim
  • Prednisona

             Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

            Percebendo a presença de alguns dos sintomas citados neste artigo, não deixe de procurar atendimento médico imediatamente e relate o que tem sentido. Leucemia é uma doença grave que, muitas vezes, requer ação rápida para que o tratamento funcione. Quanto antes for feito o diagnóstico, maiores são as chances de cura e recuperação. E, como se diz popularmente, com saúde, não se brinca.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Dor nos olhos, causas, sintomas e formas de tratamento!

As dores nos olhos são uma sensação bastante dolorosa que ocorrem na região dos olhos, seja apenas em sua superfície, como também nas estruturas internas

Saúde
Principais sintomas da

A tricomoníase nada mais é do que uma infecção de vagina, ou ainda de trato genital masculino que é gerada pelo protozoário Trichomonas vaginalis.

Saúde
Tipo de bactéria presente na vagina pode interferir na possibilidade de infecção pelo HIV

Ela também se mostrou eficaz na prevenção a outras doenças sexualmente transmissíveis.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015