Acondroplasia: Sintomas e tratamento - Saiba mais sobre a doença

Início » Saúde » Acondroplasia: Sintomas e tratamento - Saiba mais sobre a doença
A suspeita da doença poderá ser sempre visualizada a partir da presença de baixas estaturas, já ao nascimento do bebê, bem como a presença de encurtamentos
IMAGEM: lh6.googleuserconten
Acondroplasia: Sintomas e tratamento - Saiba mais sobre a doença

Acondroplasia

A condição de Acondroplastia nada mais é do que uma forma comum de displasia esquelética. Estas são consideradas como um grupo amplo de condições geneticamente determinadas que cursam normalmente com uma baixa estatura e alterações de arcabouço ósseo.

Os indivíduos que possuem este tipo de problema apresentam características específicas, entre elas podemos citar a baixa estatura desproporcionada, com um encurtamento predominante dos membros com relação ao seu tronco, suas mãos em formatos de tridente, aumento de circunferência da cabeça, e a feição facial típica da condição.

Muitas mutações genéticas podem ser relacionadas a este problema, as mutações em um gene resultam na função incorreta do receptor que estiver por ele codificado, e a consequência clínica é uma formação de ossos mais curtos do que deveriam e de formato diferenciado.

Acondroplasia: Sintomas e tratamento

Diversas características do problema podem ser suspeitadas desde o pré-natal do bebê, com a redução do tamanho do feto de encurtamento ósseo.

Além disto, depois do nascimento, seus achados afloram e o diagnóstico poderá ser devidamente confirmado. Pode-se a partir disto perceber uma presença de baixa estatura desproporcionada, com os membros mais curtos, e o tronco preservado.

Tanto os dedos das mãos como dos pés são mais curtos, e tem uma disposição que lembra bastante um tridente.

A suspeita da doença poderá ser sempre visualizada a partir da presença de baixas estaturas, já ao nascimento do bebê, bem como a presença de encurtamentos ósseos em radiografias consideradas de rotina.

Acondroplasia: Como identificar e tratar

Muitas vezes é possível identificar um aumento da curvatura natural da lombar, limitando a movimentação do cotovelo e a hipermobilidade de outros tipos de articulações, entre eles os joelhos e o quadril. As deformidades dos joelhos também ocorrem de forma comum.

A presença da doença poderá ser identificada a partir de encurtamento ósseo em radiografias que são de rotina, e a partir disto o médico irá indicar a melhor condição de saúde para ser tratada.

Prevenção

O diagnóstico precoce e o seguimento clínico multiprofissional são as chaves para a prevenção das complicações da acondroplasia.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Cisto de ovário, causas, sintomas e formas de tratamento!

Os cistos de ovário nada mais são do que bolsas repletas de líquidos que se formam sobre ou na parte de dentro de seu ovário.

Saúde
Dor no joelho, causas, sintomas e formas de tratamento!

As dores no joelho são situações comuns que afetam pessoas de todas as idades. Podem ser o resultado de uma lesão, como por exemplo um ligamento rompido.

Saúde
Dor ao engolir: saiba as causas e como tratar!

Vale a pena conhecer quais são as possíveis causas da dor ao engolir e também qual tratamento deve ser feito.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015