Aids: Sintomas e dicas para se prevenir!

Início » Saúde » Aids: Sintomas e dicas para se prevenir!
Nos últimos anos, o tratamento para os portadores da Aids melhorou muito, entretanto, é preciso saber reconhecer os sintomas e se prevenir.
IMAGEM: Internet
Aids: Sintomas e dicas para se prevenir!

AIDS: SINTOMAS E DICAS PARA SE PREVENIR

Como evitar o contágio pela doença

A Síndrome da Imunodeficiência Humana, conhecida como AIDS, é conhecida pelas pessoas de todo o mundo, tendo seu auge acontecido na década de 80. Nos últimos anos, o tratamento para os portadores da doença melhorou muito, bem como a qualidade de vida dos pacientes. Entretanto, é preciso saber reconhecer os sintomas e se prevenir, uma vez que a doença ainda não tem cura.

AIDS: como é o funcionamento e o que causa

O vírus da AIDS ataca e prejudica o sistema imunológico, deixando o corpo aberto ao que é chamado de “doença oportunista”, ou seja, doenças que se desenvolvem devido à baixa imunidade do corpo. Algumas das doenças oportunistas mais comum são pneumonia, candidíase genital e oral, herpes, tuberculose e sarcoma de Kaposi. Além disso, há a ocorrência de erupções na pele e grande perda de peso sem nenhum motivo aparente.

Os sintomas da AIDS

Embora a doença em si somente se manifeste alguns anos após o contágio, há alguns sintomas que podem ser detectados dias depois de a pessoa contrair o vírus. Esses sintomas são: dores musculares, febre, dor de garganta, dor de cabeça, manchas na pele e arrepios. Esses sintomas costumam se manifestar entre duas e quatro semanas após o contágio.

As formas de contaminação

O contágio pela AIDS acontece através da troca de substâncias corporais como sangue e fluidos sexuais. Além disso, o compartilhamento de seringas também permite a contaminação, que também pode acontecer de mãe para filho, durante a gravidez.

Prevenção: como evitar a AIDS?

A principal forma de prevenção da doença é o uso de preservativos em todas as relações sexuais. É importante dizer que o uso do preservativo é necessário mesmo quando a relação sexual acontece entre pessoas portadoras do vírus, a fim de que seja evitada uma reinfecção.

Outra maneira de prevenir a AIDS é não compartilhar seringas e também agulhas descartáveis. Já as mulheres grávidas precisam fazer um teste HIV para descobrir se são portadoras do vírus. Em caso afirmativo, é começado um tratamento a fim de minimizar as chances de a criança ser contaminada pela doença.

A necessidade de realização do teste de HIV

É imprescindível que as pessoas que tiveram uma relação sexual desprotegida ou que foram submetidas a uma situação de risco de contágio façam o teste de HIV para saber se portam o vírus ou não. A descoberta da contaminação também se relaciona à prevenção.

Quando uma pessoa descobre a doença e começa o tratamento corretamente, há grandes chances de a carga viral tornar-se indetectável. Além disso, quando alguém sabe que possui a doença toma os devidos cuidados para não contaminar mais alguém.

Como não se pega AIDS?

A falta de informações claras sobre o assunto pode fazer com que as pessoas discriminem portadores da doença por medo de serem contaminados. Entretanto, é preciso saber que não se contrai AIDS: através do beijo, através do abraço, pelo ar nem dividindo um copo ou um talher.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Principais sintomas da

A tricomoníase nada mais é do que uma infecção de vagina, ou ainda de trato genital masculino que é gerada pelo protozoário Trichomonas vaginalis.

Saúde
Cisto de ovário, causas, sintomas e formas de tratamento!

Os cistos de ovário nada mais são do que bolsas repletas de líquidos que se formam sobre ou na parte de dentro de seu ovário.

Saúde
Psoríase: Sintomas e identificar e tratamento a doença

Temos a condição de psoríase como uma doença de pele comum, caracterizada por lesões avermelhadas e de forma descamativa, normalmente acontecendo em placas.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015