Alergia alimentar: principais sintomas e tratamento!

Início » Alimentação » Saúde » Alergia alimentar: principais sintomas e tratamento!
A alergia alimentar nada mais é do que uma reação que faz parte do sistema imunológico, e acontece logo depois da ingestão de alguns alimentos.
IMAGEM: Gisela Savioli
Alergia alimentar: principais sintomas e tratamento!

Alergia alimentar

A alergia alimentar nada mais é do que uma reação que faz parte do sistema imunológico, e acontece logo depois da ingestão de alguns alimentos. Mesmo que ocorra a partir de uma pequena quantidade de alimento que gera a alergia em algumas pessoas, é possível se desencadear sinais e sintomas, estes que variam muito em sua gravidade. Em vários casos a alergia alimentar poderá gerar sintomas graves, ou ainda um tipo de reação com riscos de vida, uma situação chamada de anafilaxia.

Em torno de 6 a 8% das crianças com menos de três anos de idade e 3% dos adultos no mundo possuem alergia alimentar. Enquanto que não há cura, existem algumas crianças que superam a sua alergia na medida que envelhecem.

Ás vezes é comum se confundir a alergia alimentar com a intolerância alimentar, esta que é uma reação que ocorre de forma comum, e esta última é menos grave do que uma alergia alimentar e não envolve o sistema imunológico de forma alguma.

Alergia alimentar: Sintomas e tratamento

Com relação aos sintomas da alergia alimentar, normalmente estes aparecem de forma imediata, ou duas horas após comer. Nos casos mais raros, estes sintomas podem começar a aparecer apenas muitas horas depois de comer o alimento que for desencadeador.

Caso você apresente sintomas logo depois de ingerir alimentos específicos, é possível se ter uma alergia alimentar. Entre os principais sintomas do problema podemos citar as dores abdominais, dificuldades para deglutir, tontura ou desmaio, congestão nasal, corrimento nasal, descamação ou bolhas, falta de ar, inchaço nas pálpebras, face, nos lábios e na língua.

Alergia alimentar: Como identificar e tratar

É importante que você possa consultar um especialista se tiver sintomas de alergia alimentar depois de comer, e se possível, procure consultar um médico já quando a reação alérgica estiver acontecendo, isto deverá ajudar você a fazer o diagnóstico da doença.

Caso você desenvolva sinais ou sintomas de anafilaxia você deverá procurar por atendimentos de emergência, como por exemplo sintomas de constrição das vias aéreas, o que torna difícil a respiração, choque com graves quedas de pressão arterial, pulso rápido, bem como tonturas e vertigens.

Na identificação, para oferecer o melhor tratamento são realizados testes cutâneos, dosagem de IgE específicas, dieta de exclusão, bem como testes de provocação oral.

Alergia alimentar: Como tratar a doença

Para tratar o problema, a única solução realmente eficaz é evitar alimentos que desencadeiam a reação.

Se o paciente contar com sintomas exclusivamente em uma região do corpo, talvez não precise de tratamentos, já que neste caso, os sintomas possivelmente devem desaparecer em pouco tempo. Anti histamínicos podem ajudar a aliviar o problema, e pomadas suaves oferecem alívio de sintomas.

Principais sintomas da Alergia alimentar.

Entre os sintomas mais relevantes de alergia alimentar podemos citar uma reação alérgica com risco de vida.

Dermatites atópicas com eczemas, o que é uma reação alérgica da pele, bem como enxaquecas durante a reação alérgica.

Caso ocorra qualquer situação neste sentido, é fundamental que você busque por uma ajuda médica na mesma hora.

 

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Como identificar e tratar a Hemorroida?

Saiba quais são os principais sintomas da Hemorroida, tratamento e muito mais aqui no Saúde Dicas, confira!

Saúde
Mioma Uterino: Causas, sintomas e tratamento da doença

Os miomas uterinos nada mais são do que tumores de forma não cancerosa do útero, o que muitas vezes aparecem durante a idade fértil.

Saúde
 Leucemia: causas,sintomas e tratamento da doença

A leucemia é um tipo de câncer que acomete células produzidas na medula óssea.Essas células começam a se reproduzir de forma descontrolada obstruem a medula

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015