ALZHEIMER: PRINCIPAIS SINTOMAS
Quais são os sinais de ocorrência da doença
É comum que determinadas doenças ganhem notoriedade com o passar do tempo e esse é o caso de uma doença que se tornou bastante conhecida: o Alzheimer. Essa é uma doença que acomete, principalmente, idosos, sendo que ainda não há cura para ela.
Mas o que é o Alzheimer?
O Alzheimer é uma doença degenerativa que prejudica as funções cognitivas e sociais, influenciando também no comportamento e na personalidade das pessoas portadoras da condição. Devido à progressão da doença, é comum que as pessoas percam a capacidade de cuidar de si mesmas e até mesmo de saber quem são, já que a memória é prejudicada.
Quais são os principais sintomas do Alzheimer?
Apesar de ser uma doença ainda sem cura, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais chances há de sucesso no tratamento, o que pode ajudar a diminuir os impactos da doença na vida dos pacientes. Dentre os principais sintomas do Alzheimer está a perda de memória.
Os portadores da doença começam a ter dificuldade constante de se lembrar de algo: as pessoas são capazes de se lembrar de algo que aconteceu há 80 anos, mas não conseguem, por exemplo, lembrar-se se já almoçaram naquele dia.
Os outros sintomas do Alzheimer
Além da perda da memória, o principal sintoma dentre todos, também é possível apontar as dificuldades de comunicação por parte dos portadores da doença. Elas também têm dificuldades para aprender algo e para desenvolver o raciocínio.
Quando acender o alerta
Há alguns sinais que devem ser levados em conta por acender o sinal de alerta para o Alzheimer. São eles: o esquecimento de informações recentes; dificuldades para realizar atividades que antes eram realizadas normalmente, esquecer como se chegou a um lugar ou o que se vai fazer ali e a perda do senso de raciocínio, como vestir uma blusa de lã em um dia quente de verão.
Pode-se apontar ainda a dificuldade de realização de pensamentos abstratos, representada, por exemplo, por não conseguir mais realizar um cálculo simples de matemática; guardar coisas em lugares inapropriados, como guardar o ferro de passar no forno; mudanças de humor sem motivo aparente; passividade; esquecimento de palavras simples e dificuldades e comunicação.
Os estágios da doença
O Alzheimer se desenvolve passando por alguns estágios com características específicas. O estágio inicial traz problemas na memória e afeta a visão; já o estágio moderado causa problemas na fala, insônia e problemas para desempenhar simples tarefas; a forma grave pode trazer incontinência fecal e urinária; já a forma terminal causa problemas para engolir e infecções constantes.
Será que é Alzheimer?
É importante deixar claro que apresentar um ou outro sintoma não é suficiente para que o diagnóstico de Alzheimer seja fechado. É necessário que vários sintomas da lista aconteçam. De qualquer forma, quando há desconfiança da ocorrência de Alzheimer, é preciso buscar um médico o mais rápido possível para que seja feita uma investigação, através de exames, e se confirme não o diagnóstico.
Quem já sentiu aquela sensação de tontura e desequilíbrio por algum momento deve lembrar quão incômoda é. Para os pacientes que sofrem de labirintite.
A sífilis é um problema que ataca de forma silenciosa, e inclusive requer cuidados, depois de sua infecção inicial.
Vale a pena conhecer quais são as possíveis causas da dor ao engolir e também qual tratamento deve ser feito.