Ansiedade: saiba quais são os sintomas e o tratamento!

Início » Saúde » Ansiedade: saiba quais são os sintomas e o tratamento!
É muito importante identificar os sinais que indicam a ansiedade e buscar tratamento apropriado a fim de se livrar desse incômodo.
IMAGEM: Internet
Ansiedade: saiba quais são os sintomas e o tratamento!

ANSIEDADE: SINTOMAS E TRATAMENTO

Como identificar e tratar do incômodo

Há muitas pessoas que convivem com a ansiedade, sendo ela classificada como uma espécie de aflição psicológica ou de angústia. É muito importante identificar os sinais que indicam essa condição e buscar tratamento apropriado a fim de se livrar desse incômodo.

O problema da ansiedade

A ansiedade causa muitos problemas na vida de quem apresenta esse mal. Os pacientes apresentam dificuldade de concentração nas suas tarefas, além de haver reflexos no físico, como mãos suando e sensação de aperto no peito. Além disso, as pessoas acometidas pela ansiedade podem ter pensamentos negativos e pessimistas.

Os sintomas da ansiedade

É preciso ficar atento aos sinais que a ansiedade dá. Alguns dos sintomas psicológicos da doença são: pavor quando se passa por uma situação bastante complicada; preocupação muito exagerada com assuntos referentes à saúde ou demais assuntos e medo de sofrer humilhações em público.

Apesar de essas sensações ocorrerem na vida das pessoas de modo corriqueiro, no transtorno de ansiedade elas se apresentam de modo muito exagerado, chegando mesmo a atrapalhar a vida de quem é acometido por esse mal.

Há também alguns sinais físicos de ansiedade, que são: tonturas, vômitos, dor de barriga, falta de ar, fala mais rápida, tensão nos músculos, enjoo, nervosismo e irritabilidade, dificuldades para dormir, cansaço e dor no peito, dentre outros.

Tratamento para ansiedade

Pode-se fazer três tipos diferentes de tratamento para a ansiedade: à base de remédios, à base de terapia com psiquiatras ou psicólogos e ainda a junção desses dois tratamentos. Nesse caso, o paciente faz acompanhamento psicológico ou psiquiátrico enquanto toma os remédios necessários.

O tratamento, quando feito sob supervisão médica e seguindo à risca as recomendações recebidas, costuma ser bem-sucedido, permitindo aos pacientes voltar às suas tarefas cotidianas em pouco tempo. Contudo, não se pode abandonar o tratamento: ele deve ser monitorado pelo médico apropriado do início ao fim.

Os remédios utilizados no tratamento

Há alguns medicamentos que são comuns quando o assunto é tratamento da ansiedade. Alguns deles são: Sertralina, Diazepam, Fluoxetina, Hixizine, Rivotril, Alprazolam e outros mais. Contudo, ninguém pode escolher um medicamento e tomar por conta própria. Apenas um médico, depois de fazer as devidas análises, pode recomendar qual é o remédio mais indicado para tratar cada caso de ansiedade.

Tratamentos naturais para acalmar

Além dos tratamentos à base de remédios, é possível realizar o tratamento da ansiedade utilizando elementos naturais, como chá de camomila, raiz de valeriana, suco de maracujá, chá de kava-kava e os alimentos que contenham vitaminas do complexo B.

A prática de yoga e de pilates também é bastante recomendada no tratamento da ansiedade. Além disso, dedicar-se a tarefas prazerosas e aprender técnicas de relaxamento também são recomendações para as pessoas que desejam combater a ansiedade.

Algumas atividades corriqueiras, mas que podem surtir efeito positivo e acalmar a ansiedade, são tomar banho com água morna, ser massageado e até mesmo comer um pouco de alface, pois ela tem propriedades que ajudam a aliviar a tensão.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Cabelos ressecados, causas e formas de tratamentos!

Mesmo com todos os cuidados diários, com os fios de cabelos, existe uma exposição natural através do vento, chuva, mar, sol, praia e piscina...

Saúde
Plaquetas baixas, como tratar e prevenir

Quando as plaquetas estão baixas, temos um quadro clínico que é chamado de Plaquetopenia, o que nada mais é do que o nível de plaquetas em valor inferior.

Saúde
Lupus: conheça os sintomas e as formas de tratamento.

Estima-se que haja uma quantidade superior a 80 doenças autoimunes conhecidas, sendo que uma delas é o lúpus

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015