Arritmia cardíaca, causas, sintomas e formas de tratamento!

Início » Saúde » Arritmia cardíaca, causas, sintomas e formas de tratamento!
A arritmia nada mais é do que um distúrbio de batimento ou ritmo cardíaco, como um batimento muito rápido, muito lento, ou que ocorra de forma irregular.
IMAGEM: Internet
Arritmia cardíaca, causas, sintomas e formas de tratamento!

Arritmia cardíaca

A arritmia nada mais é do que um distúrbio de batimento ou ritmo cardíaco, como um batimento muito rápido, muito lento, ou que ocorra de forma irregular.

Sempre que o coração bate de forma mais rápida do que o normal, os pacientes têm aquilo que os médicos citam como taquicardia.

A partir do momento que ocorre o contrário, ou seja, quando os batimentos são mais lentos do que deveriam, a situação é chamada de bradicardia.

Na maioria das vezes os pacientes poderão apresentar batimentos cardíacos de forma irregular, sem representar um padrão ou riscos para a saúde.

Arritmia cardíaca: Sintomas e tratamento

Na maioria das vezes a arritmia não se manifesta em sintomas. O que ocorre é que os médicos podem descobrir a arritmia antes do paciente, durante a realização de exames de rotina.

Em contrapartida pode ocorrer de você sentir alguns sintomas, como por exemplo, podemos citar os batimentos acelerados no caso de taquicardia, dores no peito, ou peso, batimentos mais lentos, falta de ar, tontura, desmaio, palidez, sudorese, entre outras situações diversas.

O que pode ocorrer são sintomas como por exemplo:

O incômodo e as dores no peito, batimentos lentos no caso de bradicardia, falta de ar, tontura, desmaio, palidez, sudorese, entre outros.

Procure por um especialista para se apresentar qualquer tipo de sintomas de uma possível arritmia e tiver arritmia e os sintomas se agravarem ou não desaparecerem durante o tratamento.

Arritmia cardíaca: Como identificar e tratar

Em um primeiro momento o médico precisa fazer algumas perguntas, ou solicitar alguns exames para identificar as principais causas para as possíveis arritmias, como outras condições de coração, entre elas o diabetes, a hipertensão, os problemas de tireóide, entre outros problemas. Em seguida ele deverá solicitar alguns exames, como por exemplo:

O eletrocardiograma, o monitoramento holter, bem como o monitoramento de arritmias esporádicas, ecocardiograma. Caso o diagnóstico neste primeiro momento não seja possível através destes exames, o médico poderá pedir outros exames.

Entre eles podemos citar exames de estresse, com testes ergométricos ou de esteira, tilt teste e estudo eletrofisiológico.

 

Arritmia cardíaca: Como tratar a doença

Existem vários tipos de tratamentos específicos para diversos tipos de arritmias. De forma geral, a taquicardia e a braquicardia não são tratados com os mesmos medicamentos, se este for o indicado.

Se a arritmia cardíaca for grave, é preciso realizar um tratamento urgente para a restauração do ritmo normal do coração.

Isto pode ser feito através de choques elétricos, implantes de marca passos temporário para interromper a arritmia, bem como as medicações intravenosas.

Podem ainda ser utilizados medicamentos para evitar uma recorrência de arritmia ou interromper uma arritmia. Estes são medicamentos denominados de drogas antiarrítmicas.

Muitas destas possuem efeitos colaterais, e nem todas as arritmias acabam respondendo bem a este tipo de medicação.

Em último caso o paciente é submetido a cirurgia.

Principais sintomas da Arritmia cardíaca.

Em maioria, a arritmia acaba não manifestando nenhum tipo de sintoma, o que acontece por exemplo é de os médicos descobrirem a arritmia antes mesmo dos pacientes, durante a prática de exames convencionais.

É possível que o paciente sinta tonturas, desmaio, sudorese, palidez, falta de ar, incômodo, peso ou dores de peito.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Obesidade: Principais sintomas e como tratar a doença

A obesidade nada mais é do que um acúmulo de gordura no corpo, este que é causado quase sempre pelo consumo em excesso de calorias na alimentação.

Saúde
Hipotireoidismo:Causas,sintomas e formas de tratamento da doença

Condição de hipotireoidismo nada mais é do que um problema onde a glândula de tireoide não produz hormônios suficientes para toda a necessidade do organismo

Saúde
Endometriose: Causas, sintomas e tratamento da doença

O sistema de endometriose é uma condição bastante debilitante e crônica, que acaba afetando uma em cada dez mulheres em idade reprodutiva.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015