Artrite Reumatoide: sintomas e tratamento

Início » Saúde » Artrite Reumatoide: sintomas e tratamento
Doença que acomete, em sua maioria, mulheres adultas, a artrite reumatoide é uma dolorosa inflamação crônica que pode acometer diversos órgãos.
IMAGEM: internet
Artrite Reumatoide: sintomas e tratamento

Artrite Reumatoide

            Artrite Reumatoide: sintomas e tratamento

Doença que acomete, em sua maioria, mulheres adultas, a artrite reumatoide é uma dolorosa inflamação crônica que pode acometer diversos órgãos, mas, mais comumente, afeta as articulações – especialmente as dos pés e das mãos.

Artrite é uma patologia de caráter autoimune, ou seja, o sistema imunológico de nosso corpo, que tem a função de combater vírus e bactérias, por exemplo, começa a “combater” o organismo. Esse efeito pode, caso não seja feito o tratamento devido desde o princípio da doença, causar a deformação das juntas e limitar movimentos, tornando certas atividade cotidianas mais difíceis de se realizar. Por isso, é importante estar atento aos sintomas e procurar atendimento médico caso se perceba algo errado.

            Veja abaixo mais informações importantes sobre a doença.

 

Artrite reumatoide: como identificar

Ao notar dores pelo corpo, especialmente em articulações, o paciente deve procurar ajuda médica logo que possível e relatar os sintomas, respondendo às perguntas do profissional de saúde de maneira completa. Isso porque a maior parte do diagnóstico vai mesmo se basear na análise clínica, ou seja, em seu histórico e nos exames físicos que o médico fará. Mas possível que o profissional peça mais exames que podem ser úteis, como um exame de sangue – para avaliar a inflamação e seu efeito no organismo – ou de imagem, para que sejam observadas as articulações inflamadas; radiografia e ressonância magnética são um exemplo desse tipo de exame. 

Artrite reumatoide: como tratar a doença

O tratamento da artrite reumatoide se dá por meio de medicamentos que ajudem a amenizar e regular o efeito autoimune do sistema imunológico, de modo que a inflamação das juntas – e outros órgãos – diminua. São drogas imunossupressoras, consideradas muito efetivas para controlar a doença. Seu único porém é o fato de que costuma demorar para fazer efeito a princípio; sua evolução é lenta. Portanto, é comum que o médico receite também analgésicos para aliviar os sintomas do paciente.

Vale lembrar que a artrite é uma doença crônica, o que muitas vezes requer um tratamento contínuo, não limitado a certo período de tempo. No entanto, caso a doença seja tratada desde seu início, as sequelas são evitadas e é possível, em certos casos, retirar as drogas imunossupressoras quando há boa resposta do organismo.

Os principais sintomas da Artrite Reumatoide

Fique atento aos seguintes sintomas da artrite reumatoide:

- Vermelhidão, inchaço, dor e aumento da temperatura na região das articulações;

- Rigidez que dificulta os movimentos durante a manhã (pode se estender por horas);

- Caroços de consistência dura sob a pele (chamados nódulos reumatoides);

- Febre;

- Fadiga;

- Perda de peso.

Estes sintomas podem ser alternados com épocas em que as juntas parecem ter melhorado, não são necessariamente permanentes.

Não custa frisar novamente a importância de obter um diagnóstico precoce em casos de artrite reumatoide. Quanto antes o tratamento é iniciado, menos sequelas serão deixadas pelos ataques autoimunes da doença. Assim, percebendo sintomas seus ou de alguém com quem tenha convivência, procure o médico. E cuide-se!O tratamento fisioterapêutico para artrite reumatoide é uma ótima forma de diminuir a dor, a inflamação e melhorar a qualidade dos movimentos na articulação afetada. A fisioterapia também é importante para manter os músculos devidamente fortalecidos e alongados, assim como evitar ou diminuir as deformidades articulares.

Fisioterapia, também é indicado para tratamento

A fisioterapia deve incluir exercícios e alongamentos ativos e passivos, o uso de aparelhos de eletroterapia, e o uso bolsas de água quente. Além disso, a prática de exercícios físicos aeróbicos, como caminhada, bicicleta, natação e hidroginástica também podem ser indicada. 

Cirurgia

Quando a artrite reumatoide gera deformidades que diminuem a qualidade de vida do indivíduo, o médico poderá avaliar a necessidade de realizar uma cirurgia para trocar a articulação afetada por uma prótese. Mas isto vai depender do estado de saúde geral do indivíduo e de suas atividades diárias.

Tratamento alternativo

O tratamento alternativo para artrite reumatoide pode ser feito com dieta, meditação, acupuntura, auriculoterapia, massagem, quiropraxia, biofeedback, entre outras, mas não exclui a necessidade do tratamento clínico e fisioterápico, embora possam melhorar a qualidade de vida do indivíduo.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Principais sintomas da

A tricomoníase nada mais é do que uma infecção de vagina, ou ainda de trato genital masculino que é gerada pelo protozoário Trichomonas vaginalis.

Saúde
Sinusite, saiba os sintomas e os meios de tratamento

A Sinusite é uma doença que pode ser secundária de uma infecção, quadros de alergia ou fatores que atrapalhem o movimento da secreção nos seios da face.

Saúde
Dor de dente: saiba as causas e como tratar!

A dor de dente é bastante citada como uma das dores mais incômodas que alguém pode sentir. Sendo assim, é importante saber como tratar...

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015