Bicho de pé (Túngiase): Sintomas e tratamento!

Início » Saúde » Bicho de pé (Túngiase): Sintomas e tratamento!
A Tungíase nada mais é do que uma infecção de pele que é causada pela espécie fêmea do parasita Tunga penetrans, este que é conhecido como bicho de pé.
IMAGEM: Internet
Bicho de pé (Túngiase): Sintomas e tratamento!

Bicho de pé (Túngiase)

A Tungíase nada mais é do que uma infecção de pele que é causada pela espécie fêmea do parasita Tunga penetrans, este que é conhecido como bicho de pé. A tungíase está restrita geograficamente a regiões como o Caribe, África Subsaariana e na América do Sul.

Este bichinho poderá ser encontrado apenas nos solos quentes, secos e ainda arenosos, o bicho de pé será dificilmente encontrado nas áreas urbanas, ou ainda em lugares que tenham clima ameno ou um clima frio.

É interessante que se possa manter uma atenção nas crianças que vivem nas comunidades carentes de recursos nas áreas rurais e nas áreas urbanas do Brasil, um local onde pelo menos 60% das crianças são infectadas com o chamado bicho de pé.

Bicho de pé: Sintomas e tratamento

Temos na tungíase dois tipos de manifestações diferenciadas. Em um primeiro momento, haverá uma erupção de pele, na área afetada, como por exemplo um caroço vermelho. Ele poderá ainda apresentar coceira, como uma urticária ou ainda uma manifestação apenas na pele.

Em situações mais avançadas, de infecções que ocorrem de trato persistente, não são tratadas ou associadas as infecções de outros tipos de microorganismos, a partir disto poderá haver uma supuração, ulceração, gangrena, necrose de tecidos circundantes, deformação ou perda de unhas, entre outras situações.

Bicho de pé: Como identificar e tratar

O contato com a pulga acontece sempre que o paciente estiver em local onde a pulga e a doença tiver as condições favoráveis para o contágio, entre eles regiões de clima quente, e em sua grande maioria regiões rurais. A pulga poderá se instalar em pessoas que frequentam e convivem em ambientes urbanos algumas vezes.

As regiões de praias, e regiões rurais sãos as preferidas das pulgas, estas que se alojam no chão e a partir disto, o contato dos pés com o solo é muito mais fácil para a pulga invadir a pele e se instalar para se alimentar do sangue e colocar seus ovos.

Assim que identificado, é fundamental começar o tratamento do bicho de pé logo, este que poderá fazer toda a diferença se realizado deste o início.

Bicho de pé: Como tratar a doença

Saiba que o tratamento do bicho de pé, consiste na eliminação do bicho de pé da pele e evitar as infecções secundárias. Entre as opções de tratamento podemos citar:

A crioterapia bem como medicamentos antiparasitários tópicos, entre eles as pomadas ou os cremes.

Os medicamentos antiparasitários de cunho oral, bem como a remoção por pinça.

Remoção da pulga por curetagem, caso o bicho de pé estiver cheio de sangue e não possa ser removido somente com a utilização de uma pinça.

Após a remoção, antibióticos são aplicados na pele, em alguns casos antibióticos mais fortes, ou ainda vacinas para tétano podem ser indicados para prevenir as infecções de trato secundário.

Principais sintomas da Bicho de pé.

Entre os principais sintomas do bicho de pé, existem duas manifestações comuns, em um primeiro momento ocorre uma infecção cutânea na área que for afetada, como por exemplo um caroço vermelho, e ele poderá apresentar coceira, como uma urticária ou apenas uma manifestação de pele.

Nos casos mais avançados, de infecções eu ocorrem persistentemente, não tratadas ou associadas, as infecções de outros micro-organismos poderão ter supuração, ulceração, necrose do tecido, deformação de pele e unhas, etc.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Tsh ultra sensível, como funciona e quando é indicado

A partir do momento que a tireoide produz poucos hormônios T3 e T4 o organismo acaba ficando lento, já que não existe uma produção de energia suficiente.

Saúde
Toxoplasmose na gravidez: Causas, sintomas e tratamento

Muitas vezes imperceptível para a mãe e imensamente maléfica para o bebê, a toxoplasmose durante a gravidez pode trazer prejuízos graves.

Saúde
Cancro mole: Como identificar e tratar

O Cancro mole é uma DST manifestada através de feridas múltiplas, estas que são contagiosas, múltiplas e avermelhadas, com uma base mole e cheia de pus

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015