Cãibras musculares - causas, tratamento e prevenção!

Início » Saúde » Cãibras musculares - causas, tratamento e prevenção!
As cãibras musculares embora doloridas, não costumam deixar sequelas e, com as medidas adequadas, é possível diminuir a dor.
IMAGEM: Internet
Cãibras musculares - causas, tratamento e prevenção!

Medidas para aliviar e prevenir as Câbras Musculares

As cãibras são um fenômeno muito comum. Embora doloridas, não costumam deixar sequelas e, com as medidas adequadas, é possível diminuir a dor. Contudo, quando as cãibras acontecem com muita frequência, é preciso consultar um médico a fim de descobrir e tratar as causas.

O que são as cãibras musculares?

São chamadas de cãibras musculares as contrações que ocorrem involuntariamente. É possível que um músculo ou um grupo muscular todo passe pelas contrações. As cãibras ocorrem predominantemente na musculatura estriada, afetando os nervos e causando a dor.

Quais são as causas das cãibras musculares?

De uma forma geral, as cãibras musculares estão muito relacionadas à prática esportiva, à desidratação, à permanência em uma posição por muito tempo ou mesmo à tensão nos músculos. Outro fator que pode gerar cãibra é usar excessivamente o mesmo músculo.

As cãibras e as doenças mais sérias

Embora, na maior parte das vezes, a cãibra muscular seja considerada um fenômeno inofensivo, há casos onde ela pode estar associada a problemas mais graves de saúde, como: alcoolismo, diabetes, artérias estreitas, problemas de ordem neurológica, problemas na glândula tireoide, nervos comprimidos e problemas no fígado.

A deficiência de determinados nutrientes também pode estar associada às cãibras, sendo esses nutrientes o cálcio, o potássio e o magnésio. Além disso, usar medicamentos do tipo diurético também pode ter relação com a ocorrência de cãibras musculares.

Quando é mais provável que se tenha cãibra?

Além das situações de uso excessivo de um músculo, há alguns fatores que podem favorecer o acontecimento da cãibra muscular, sendo esses fatores: a idade avançada, a gravidez, as doenças metabólicas, a desidratação e o consumo exagerado de álcool.

Como tratar a cãibra muscular?

Através de medidas bastante simples, é possível aliviar a dor da cãibra muscular. Uma das atitudes que diminuem a dor é aplicar uma compressa fria ou então quente nos músculos afetados. Contudo, é importante que essa compressa seja aplicada logo nos primeiros indícios de ocorrência da cãibra.

Caso a compressa não surta efeito e a dor persista, uma opção é tomar um anti-inflamatório, que tende a aliviar a dor da cãibra por promover o esticamento dos músculos que foram afetados. Entretanto, no caso de o paciente ser portador de algum problema de saúde relacionado à cãibra, é preciso conversar com o médico para estabelecer qual será o melhor tratamento a ser adotado.

A prevenção como tratamento

Além de tratar a ocorrência das cãibras, é recomendado preveni-las, ou seja, adotar medidas a fim de que a cãibra muscular não aconteça. Algumas atitudes preventivas que se pode tomar são: beber muito líquido regularmente, adotar uma alimentação saudável e equilibrada, realizar aquecimentos e alongamentos antes de atividades físicas e ingerir bebidas do tipo isotônicas, caso se realize exercícios.

Quando procurar um médico

É preciso procurar ajuda quando as cãibras: são constantes e causam desconfortos exagerados, associam-se à fraqueza muscular, não passam mesmo com os cuidados necessários, associam-se a episódios de inchaço nas pernas, dentre outros.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
 Leucemia: causas,sintomas e tratamento da doença

A leucemia é um tipo de câncer que acomete células produzidas na medula óssea.Essas células começam a se reproduzir de forma descontrolada obstruem a medula

Saúde
Dores abdominais, como tratar a doença e quais são os sintomas!

Entre outras particularidades a dor abdominal varia de intensidade e poderá ser recorrente ou contínua, aguda ou de forma crônica.

Saúde
Alzheimer: Principais sintomas da doença!

Essa é uma doença que acomete, principalmente, idosos, sendo que ainda não há cura para ela. Confira os principais sintomas do Alzheimer.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015