O Câncer de colon abrange uma série de tumores que acometem um segmento do intestino grosso, no caso o cólon e o reto, um dos tipos de câncer mais comuns do mundo. Quando diagnosticado no início, ele é tratável e curável na maioria das vezes.
A grande maioria destes tumores começa a partir de pólipos, estas que são lesões benignas e que podem crescer na parte interna do intestino grosso, uma forma de prevenir o aparecimento dos tumores seria detectar e remover os pólipos antes que eles se tornem malignos.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, há algo em torno de 32 mil novos casos da doença diagnosticados por ano, fazendo mais de 14 mil vítimas por ano no Brasil.
Muitos que possuem câncer de cólon sequer tem sintomas nos estágios iniciais da doença. Estes sintomas aparecem, e podem variar muito, dependendo do tamanho e da localização do câncer em seu intestino grosso.
Entre seus sintomas comuns podemos citar:
A mudança de hábitos intestinais, oscilando com diarreia e constipação frequentes.
Fezes pastosas ou de coloração escura.
Sangue nas fezes ou sangramento retal.
Desconforto abdominal, cólicas, gases ou dores.
Sensação de que o intestino não esvazia por completo.
Perda de peso inexplicável, bem como náuseas e vômito.
Sensação de dor na região anal, com esforço ineficaz para realizar a evacuação.
O paciente que estive com câncer de cólon poderá não apresentar necessariamente os sintomas juntos, mas o principal deles é a presença do sangue nas fezes. Sempre que ocorrer qualquer situação estranha neste sentido, é importante buscar ajuda de um médico.
Normalmente, quem apresenta tumores do reto manifesta de forma geral sangramento intestinal. A partir de um tumor no reto, existem mudanças no organismo. O intestino fica mais lento, constipado, e aos poucos é possível se perceber diarreia. Surgem cólicas, e estas alterações são sinais de alerta de que existe algo de errado, doenças comuns como por exemplo as síndromes de cólon irritável.
A partir deste prognóstico o médico irá indicar as melhores possibilidades de tratamento que devem ser realizados.
O tratamento é indicado a partir de exames que são feitos, inicialmente temos exame de sangue oculto nas fezes, bem como a sigmoidoscopia, colonoscopia, entre outros exames específicos caso seja necessário.
Geralmente a doença se manifesta em seu estágio inicial de forma silenciosa, mas aos poucos ocorrem mudanças bruscas de hábitos intestinais, como por exemplo a diarreia, ou a constipações frequentes, sangramento ou odor fétido fora do comum nas fezes.
Náuseas e vômitos, bem como sensação dolorida na região anal, e esforço ineficaz para realizar evacuações.
Quem estiver com câncer de cólon poderá não apresentar sintomas frequentes, mas o ponto que merece grande atenção é sangue nas fezes. A partir do momento que isto ocorrer é fundamental a procura por ajuda médica para começar o tratamento da forma mais breve possível.
Cistite nada mais é do que uma infecção de bexiga. As infecções de bexiga urinária são comuns em mulheres, principalmente as que estão em seu periodo fértil
É muito importante que as pessoas saibam reconhecer quais são os sintomas das doenças cardíacas e também quais são as formas disponíveis de tratamento.
Estima-se que haja uma quantidade superior a 80 doenças autoimunes conhecidas, sendo que uma delas é o lúpus