Câncer de colon, causas, sintomas e formas de tratamento!

Início » Saúde » Câncer de colon, causas, sintomas e formas de tratamento!
O Câncer de colon abrange uma série de tumores que acometem um segmento do intestino grosso, no caso o cólon e o reto, um dos tipos de câncer mais comuns.
IMAGEM: Internet
Câncer de colon, causas, sintomas e formas de tratamento!

Câncer de colon

O Câncer de colon abrange uma série de tumores que acometem um segmento do intestino grosso, no caso o cólon e o reto, um dos tipos de câncer mais comuns do mundo. Quando diagnosticado no início, ele é tratável e curável na maioria das vezes.

A grande maioria destes tumores começa a partir de pólipos, estas que são lesões benignas e que podem crescer na parte interna do intestino grosso, uma forma de prevenir o aparecimento dos tumores seria detectar e remover os pólipos antes que eles se tornem malignos.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, há algo em torno de 32 mil novos casos da doença diagnosticados por ano, fazendo mais de 14 mil vítimas por ano no Brasil.

Câncer de colon: Sintomas e tratamento

Muitos que possuem câncer de cólon sequer tem sintomas nos estágios iniciais da doença. Estes sintomas aparecem, e podem variar muito, dependendo do tamanho e da localização do câncer em seu intestino grosso.

Entre seus sintomas comuns podemos citar:

A mudança de hábitos intestinais, oscilando com diarreia e constipação frequentes.

Fezes pastosas ou de coloração escura.

Sangue nas fezes ou sangramento retal.

Desconforto abdominal, cólicas, gases ou dores.

Sensação de que o intestino não esvazia por completo.

Perda de peso inexplicável, bem como náuseas e vômito.

Sensação de dor na região anal, com esforço ineficaz para realizar a evacuação.

O paciente que estive com câncer de cólon poderá não apresentar necessariamente os sintomas juntos, mas o principal deles é a presença do sangue nas fezes. Sempre que ocorrer qualquer situação estranha neste sentido, é importante buscar ajuda de um médico.

Câncer de cólon: Como identificar e tratar

Normalmente, quem apresenta tumores do reto manifesta de forma geral sangramento intestinal. A partir de um tumor no reto, existem mudanças no organismo. O intestino fica mais lento, constipado, e aos poucos é possível se perceber diarreia. Surgem cólicas, e estas alterações são sinais de alerta de que existe algo de errado, doenças comuns como por exemplo as síndromes de cólon irritável.

A partir deste prognóstico o médico irá indicar as melhores possibilidades de tratamento que devem ser realizados.

Câncer de cólon: Como tratar a doença

O tratamento é indicado a partir de exames que são feitos, inicialmente temos exame de sangue oculto nas fezes, bem como a sigmoidoscopia, colonoscopia, entre outros exames específicos caso seja necessário.

Principais sintomas do Câncer de cólon

Geralmente a doença se manifesta em seu estágio inicial de forma silenciosa, mas aos poucos ocorrem mudanças bruscas de hábitos intestinais, como por exemplo a diarreia, ou a constipações frequentes, sangramento ou odor fétido fora do comum nas fezes.

Náuseas e vômitos, bem como sensação dolorida na região anal, e esforço ineficaz para realizar evacuações.

Quem estiver com câncer de cólon poderá não apresentar sintomas frequentes, mas o ponto que merece grande atenção é sangue nas fezes. A partir do momento que isto ocorrer é fundamental a procura por ajuda médica para começar o tratamento da forma mais breve possível.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Sopro no coração: causa, sintomas e tratamento da doença

O que se conhece como sopro no coração é um “barulho” que pode ser ouvido quando se ausculta um paciente que tenha essa questão.

Saúde
Principais sintomas e tratamentos da Candidíase.

Consistindo em uma espécie de micose, a candidíase é uma das maiores responsáveis pela ocorrência de infecções nas áreas genitais femininas e masculinas.

Saúde
Acondroplasia: Sintomas e tratamento - Saiba mais sobre a doença

A suspeita da doença poderá ser sempre visualizada a partir da presença de baixas estaturas, já ao nascimento do bebê, bem como a presença de encurtamentos

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015