Caxumba: sintomas, tratamento e como identificar

Início » Saúde » Caxumba: sintomas, tratamento e como identificar
Com ocorrências cada vez mais raras no Brasil em decorrência da vacinação infantil, a caxumba é uma patologia conhecida por deixar o rosto inchado
IMAGEM: Internet
Caxumba: sintomas, tratamento e como identificar

Caxumba

         Caxumba: sintomas e tratamento

               Com ocorrências cada vez mais raras no Brasil em decorrência da vacinação infantil, a caxumba é uma patologia conhecida por deixar o rosto do paciente bastante inchado. Isso acontece porque trata-se de uma infecção das glândulas parótidas (menos comumente, pode ser também uma infecção das glândulas submaxilares ou sublinguais), que se situam entre nossas orelhas e produzem saliva. Essa infecção é causada pelo vírus conhecido como Paramyxovirus; ocorre geralmente na infância e pode ter complicações quando se dá na fase adulta.

            A caxumba é contagiosa. É possível que um indivíduo a contraia e não tenha sintomas ou apresente-os, mas de forma leve. Entre os sintomas da patologia estão inchaço e dor das glândulas parótidas (ou de apenas uma das duas), submaxilares e sublinguais, febre e perda de apetite. A seguir, confira mais informações a respeito da caxumba.

 Caxumba: como identificar

            A partir dos sintomas, o paciente deve procurar atendimento clínico. O médico fará uma avaliação geral e pedirá um exame de sangue. Em havendo presença de anticorpos no organismo, é sinal de que o corpo está lutando contra a infecção, o que dá mais certidão ao diagnóstico.

 

Caxumba: como tratar a doença

            Como acontece com a maioria das patologias desencadeadas por vírus, não existem drogas que combatam o agente infeccioso. O que acontece é a prescrição de medicamentos que diminuam a febre e a dor, como antitérmicos e analgésicos, e é preciso que o paciente fique em repouso durante a infecção.

            Fora isso, recomenda-se que o paciente faça ingestão de alimentos líquidos, que são engolidos com mais facilidade. Adultos que nunca tiveram a doença devem estar atentos às doses de suas vacinas e manter sua validade em dia; como foi mencionado anteriormente, na fase adulta, a caxumba pode trazer complicações graves.

 

Os principais sintomas da Caxumba

             Fique atento caso você ou pessoas próximas apresentem os seguintes sintomas:

. Inchaço e dor nas glândulas parótidas ou demais glândulas salivares;

. Febre

. Mal estar

. Dor ao engolir

. Fadiga.

 No entanto, é preciso procurar com urgência atendimento clínico caso o paciente apresente também as seguintes complicações:

. Dor e inchaço nos testículos, no caso de homens, e na região dos ovários no caso de mulheres;

. Náuseas, vômitos e uma dor na região superior do abdômen (podem significar pancreatite);

. Rigidez na nuca, dor de cabeça e grande prostração (podem indicar meningite).

             A caxumba é indiscutivelmente mais comum em crianças, mas, como dito, é importante que o adulto esteja com as vacinas em dia para não ser acometido pelo vírus da doença e exposto a situações mais graves, quando o a infecção atinge outras partes do corpo. Assim, cuide da sua saúde. Não se automedique e, na presença dos sintomas apresentados por este artigo, procure ajuda médica. Já diz o velho ditado: saúde em primeiro lugar!

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Vitiligo: Sintomas e como identificar e tratar

Temos o vitiligo como uma doença de pele que causa a perda de forma gradativa da pigmentação da mesma. Normalmente o surgimento das manchas em todo o corpo

Saúde
Dor nos dedos, causas, sintomas e formas de tratamento!

As dores nos dedos são relacionadas ao incômodo que é sentido na região dos dedos, tanto nos dedos das mãos como nos dedos dos pés.

Saúde
Cancro mole: Como identificar e tratar

O Cancro mole é uma DST manifestada através de feridas múltiplas, estas que são contagiosas, múltiplas e avermelhadas, com uma base mole e cheia de pus

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015