Colesterol, saiba como tratar a doença e quais são os sintomas!

Início » Saúde » Colesterol, saiba como tratar a doença e quais são os sintomas!
O colesterol alto é um problema de saúde detectável através de um exame de sangue e que pode trazer sérias consequências.
IMAGEM: Internet
Colesterol, saiba como tratar a doença e quais são os sintomas!

COLESTEROL: COMO TRATAR A DOENÇA

Medicamento e alimentação agem juntos no tratamento

O colesterol alto é um problema de saúde detectável através de um exame de sangue e que pode trazer sérias consequências. Por isso, é muito importante tomar medidas preventivas e também saber como tratar a doença de modo adequado.

O que é o colesterol?

Há dois tipos diferentes de colesterol no corpo humano, sendo que um é considerado bom e o outro é considerado ruim. O colesterol considerado bom recebe o nome de HDL; já o colesterol ruim é chamado de LDL. Níveis elevados de colesterol prmovem o entupimento de veias e artérias, causando muitos problemas.

O cuidado com a saúde

Há algumas condições que são chamadas de fatores de risco, ou seja, são condições que facilitam o aparecimento do mau colesterol, o LDL. Dentre os fatores de risco é possível apontar má alimentação, falta de práticas esportivas e um estilo não saudável de vida.

Quais são os sintomas do colesterol

O colesterol é um mal silencioso, uma vez que o corpo não emite nenhum sinal quando os níveis do LDL estão elevados. Assim, não é possível apontar sintomas do colesterol. O diagnóstico de um problema acontece através da realização de exames laboratoriais, como o exame de sangue.

Como tratar o colesterol

O tratamento do colesterol é feito através do uso de medicamentos que visam baixar o nível do LDL no sangue. Alguns dos medicamentos mais receitados para tratar desse mal são o fenofibrato e o crestor. Contudo, é sempre bom ressaltar que ninguém deve se automedicar: o tratamento à base de remédios deve ser feito apenas com prescrição médica, uma vez que o especialista fará uma avaliação e decidirá qual é o remédio mais indicado.

Outras formas de tratar, e também de evitar o colesterol, é manter hábito saudável, como a prática de exercícios físicos regularmente. O sedentarismo colabora com muitos males de saúde, inclusive com o colesterol. Outra medida que deve ser tomada é o controle de peso: pessoas com sobrepeso são mais propícias a desenvolver o mau colesterol.

A alimentação como aliada no tratamento

Quando o assunto é tratar ou prevenir o colesterol, é preciso levar em conta que a alimentação adequada é uma grande aliada. É muito importante que as pessoas reduzam ao máximo a ingestão de alimentos gordurosos, optando pelos grelhados, cozidos e assados.

Cigarro e estresse

Quem deseja prevenir o colesterol e também tratá-lo, caso ele já tenha se manifestado, deve eliminar de vez o cigarro. Além de causar uma série de outros problemas de saúde, o cigarro causa grandes riscos de doenças cardíacas e, junto ao colesterol, o perigo é ainda maior.

O estresse também faz comprovadamente mal à saúde, sendo necessário evitá-lo ao máximo. É claro que, com a vida agitada que as pessoas levam, o estresse marca presença. Contudo, é necessário encontrar formas de aliviá-lo é essencial. Um dos jeitos de diminuir o estresse e seus efeitos é encontrar atividades relaxantes e que possam promover descanso físico e mental.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Pneumonia: Sintomas, tratamentos e prevenção!

A Pneumonia é provocada pela penetração de qualquer tipo de agente infeccioso ou irritante nos alvéolos do pulmão, onde ocorre a troca gasosa.

Saúde
Fimose: Sintomas e formas de tratamento da doença

Todos os meninos acabam nascendo com uma pele que é chamada de preopúcio, esta que é grudada na cabeça do pênis, temos a glande. Isso é uma situação comum.

Saúde
Principais sintomas da

A tricomoníase nada mais é do que uma infecção de vagina, ou ainda de trato genital masculino que é gerada pelo protozoário Trichomonas vaginalis.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015