Colesterol, saiba como tratar a doença e quais são os sintomas!

Início » Saúde » Colesterol, saiba como tratar a doença e quais são os sintomas!
O colesterol alto é um problema de saúde detectável através de um exame de sangue e que pode trazer sérias consequências.
IMAGEM: Internet
Colesterol, saiba como tratar a doença e quais são os sintomas!

COLESTEROL: COMO TRATAR A DOENÇA

Medicamento e alimentação agem juntos no tratamento

O colesterol alto é um problema de saúde detectável através de um exame de sangue e que pode trazer sérias consequências. Por isso, é muito importante tomar medidas preventivas e também saber como tratar a doença de modo adequado.

O que é o colesterol?

Há dois tipos diferentes de colesterol no corpo humano, sendo que um é considerado bom e o outro é considerado ruim. O colesterol considerado bom recebe o nome de HDL; já o colesterol ruim é chamado de LDL. Níveis elevados de colesterol prmovem o entupimento de veias e artérias, causando muitos problemas.

O cuidado com a saúde

Há algumas condições que são chamadas de fatores de risco, ou seja, são condições que facilitam o aparecimento do mau colesterol, o LDL. Dentre os fatores de risco é possível apontar má alimentação, falta de práticas esportivas e um estilo não saudável de vida.

Quais são os sintomas do colesterol

O colesterol é um mal silencioso, uma vez que o corpo não emite nenhum sinal quando os níveis do LDL estão elevados. Assim, não é possível apontar sintomas do colesterol. O diagnóstico de um problema acontece através da realização de exames laboratoriais, como o exame de sangue.

Como tratar o colesterol

O tratamento do colesterol é feito através do uso de medicamentos que visam baixar o nível do LDL no sangue. Alguns dos medicamentos mais receitados para tratar desse mal são o fenofibrato e o crestor. Contudo, é sempre bom ressaltar que ninguém deve se automedicar: o tratamento à base de remédios deve ser feito apenas com prescrição médica, uma vez que o especialista fará uma avaliação e decidirá qual é o remédio mais indicado.

Outras formas de tratar, e também de evitar o colesterol, é manter hábito saudável, como a prática de exercícios físicos regularmente. O sedentarismo colabora com muitos males de saúde, inclusive com o colesterol. Outra medida que deve ser tomada é o controle de peso: pessoas com sobrepeso são mais propícias a desenvolver o mau colesterol.

A alimentação como aliada no tratamento

Quando o assunto é tratar ou prevenir o colesterol, é preciso levar em conta que a alimentação adequada é uma grande aliada. É muito importante que as pessoas reduzam ao máximo a ingestão de alimentos gordurosos, optando pelos grelhados, cozidos e assados.

Cigarro e estresse

Quem deseja prevenir o colesterol e também tratá-lo, caso ele já tenha se manifestado, deve eliminar de vez o cigarro. Além de causar uma série de outros problemas de saúde, o cigarro causa grandes riscos de doenças cardíacas e, junto ao colesterol, o perigo é ainda maior.

O estresse também faz comprovadamente mal à saúde, sendo necessário evitá-lo ao máximo. É claro que, com a vida agitada que as pessoas levam, o estresse marca presença. Contudo, é necessário encontrar formas de aliviá-lo é essencial. Um dos jeitos de diminuir o estresse e seus efeitos é encontrar atividades relaxantes e que possam promover descanso físico e mental.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Cisto de ovário, causas, sintomas e formas de tratamento!

Os cistos de ovário nada mais são do que bolsas repletas de líquidos que se formam sobre ou na parte de dentro de seu ovário.

Saúde
Alucinação, causas, sintomas e formas de tratamento!

Temos a alucinação como a percepção de algo que não existe de forma objetiva, uma impressão subjetiva de alguma coisa que é real, mas criada pela mente.

Saúde
Difteria, causas, sintomas e formas de tratamento!

Temos a difteria como uma infecção gerada por uma bactéria chamada de Corynebacterium diphtheriae, esta é uma bactéria transmitida de pessoa para pessoa.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015