O Alcoolismo nada mais é do que a dependência do indivíduo ao álcool, considerando assim como uma doença pela Organização Mundial da Saúde. A utilização constante, descontrolada e progressiva de bebidas alcoólicas podendo comprometer seriamente o funcionamento do organismo, o que leva a consequências praticamente irreversíveis.
As pessoas que são dependentes do álcool, além de prejudicar a sua própria vida. Isto acaba afetando a sua família, os amigos, e colegas de trabalho.
No caso do abuso do álcool, é bem diferente do que o alcoolismo, porque não inclui uma vontade incontrolável de beber, perdendo o controle ou a dependência física. E ainda um abuso do álcool que tem menores chances de incluir a tolerância do que o alcoolismo, bem como a necessidade de aumentar as quantias de álcool para ficar mais alerta.
Temos o alcoolismo como uma situação conhecida como a síndrome da dependência do álcool, e é uma doença caracterizada por algumas situações adversas, como por exemplo:
A compulsão, o que é uma necessidade forte ou um desejo incontrolável de beber.
A perda de controle, onde ocorre uma inabilidade frequente de parar de beber uma vez que a pessoa já começou a beber.
Situações de dependência física, em como a ocorrência de abstinência, como por exemplo a náusea, o suor, os tremores e a ansiedade, quando se parar de beber depois de um período bebendo muito.
A tolerância, ou seja, uma necessidade de aumentar as quantidades de álcool para se sentir bem.
O alcoolismo mostra o porquê a maior parte dos dependentes de álcool não conseguem se valer apenas de força de vontade para parar de beber. Estas pessoas estão em uma forte compulsão do álcool, uma necessidade tão forte quanto a comida e a sede.
É importante reconhecer que se precisa de ajuda para um problema com o álcool, e que isto talvez não seja fácil, porém tenha em mente que quanto antes vier a ajuda, melhores devem ser as chances de uma recuperação ser bem sucedida.
Identificar o quanto antes ocorre o problema com álcool tem uma compensação enorme, e uma chance gigantesca de viver com muito mais saúde. O paciente precisa entender tudo e tomar algumas decisões sobre a necessidade do tratamento e formas de tratar esta dependência. A partir disto começa-se o tratamento.
O tratamento dependerá da gravidade do alcoolismo do indivíduo, e recursos que estiverem disponíveis na região que ele reside. O tratamento poderá incluir a desintoxicação, como por exemplo tomar medicamentos receitados por médicos para ajudar a evitar o retorno para a bebida.
Entre os sintomas principais do alcoolismo podemos citar a gastrite, quando ocorre no estômago, bem como a hepatite alcoólica no fígado, a pancreatite do pâncreas e a neurite que gera tremedeira.
Ao longo prazo o álcool poderá prejudicar todos os órgãos, principalmente o fígado, o que é responsável por destruir as substâncias tóxicas que são ingeridas ou produzidas através do corpo durante a digestão. O álcool no organismo gera inflamações que podem ser muito graves.
A apendicite é uma doença traiçoeira, uma vez que, se não tratada a tempo e de modo adequado, pode levar à morte.
A tricomoníase nada mais é do que uma infecção de vagina, ou ainda de trato genital masculino que é gerada pelo protozoário Trichomonas vaginalis.
O Cancro mole é uma DST manifestada através de feridas múltiplas, estas que são contagiosas, múltiplas e avermelhadas, com uma base mole e cheia de pus