Como tratar a garganta inflamada, causas e sintomas!

Início » Saúde » Como tratar a garganta inflamada, causas e sintomas!
A dor de garganta é um dos sintomas comuns para a prática da medicina, ocorre de forma frequente em adultos e também em crianças.
IMAGEM: Internet
Como tratar a garganta inflamada, causas e sintomas!

o que é "garganta inflamada"?

A dor de garganta é um dos sintomas comuns para a prática da medicina, ocorre de forma frequente em adultos e também em crianças. A inflamação da garganta geralmente ocorre devido a um quadro de faringite ou de amigdalite, que são inflamações que ocorrem nas partes inferiores da garganta.

São muitas as causas para as dores de garganta, sendo assim mais da metade dos casos de origem viral, o que acontecem normalmente por gripes, resfriados ou ainda a mononucleose.

Por isso em seguida iremos falar sobre a garganta inflamada, e como você pode tratar este problema.

Garganta Inflamada: Sintomas e tratamento

A partir do momento que os pacientes se apresentam com a garganta inflamada, alguns pontos precisam ser levados em conta, as características da inflamação e a existência ou não de seus sintomas associados.

As faringites por exemplo, não infecciosas, geralmente não provocam pus na garganta ou amígdalas, e não costumam estar acompanhadas de outros sintomas, entre eles a febre, queda de estado geral, perda de apetite, entre outras situações.

A dor de garganta por sua vez ocorre de forma alérgica, que poderá estar totalmente associada a outros tipos de sintomas alérgicos, como por exemplo as rinites, conjuntivites e espirros.

Nem sempre há a disposição exames complementares para ajudar a identificar o germe causador de dores de garganta, e é importante sabermos pelo menos diferenciar os sintomas de uma faringite e uma dor de garganta convencional.

Garganta Inflamada: Como identificar e tratar

Geralmente, os sintomas de garganta inflamada vêm acompanhados de outros tipos de infecções de vias respiratórias, entre elas tosses, espirros, constipação nasal, conjuntivite, rouquidão, inapetência ou ainda dores pelo corpo.

Os pacientes normalmente contam com um quadro que sugere situações de gripes ou de resfriados. No caso de uma faringite viral por exemplo, apesar da garganta ficar inflamada, não há a composição de pus.

As amigdalites por sua vez não apresentam sintomas virais, como espirros e congestão nasal, é comum ocorrerem pontos de pus nas amígdalas e um aumento dos gânglios do pescoço.

Garganta Inflamada: Como tratar a doença

Para que se possam evitar sintomas e complicações de amigdalites bacterianas, os tratamentos precisam ser realizados com antibióticos. Na maioria dos casos, em pelo menos 48 horas já existe uma grande melhoria de sintomas. Toda a pesquisa ado germe na garganta precisa sempre que possível ser realizada.

Há um tratamento com antibióticos que podem ser realizados, com derivados de penicilina feitos por dez dias seguidos. Em pacientes alérgicos a penicilina, há outra alternativa que é a azitromicina que pode ser consumida por cinco dias seguidos.

Caso os sintomas forem fortes, pode-se utilizar anti inflamatórios para aliviar inflamações de garganta.

Principais sintomas da Garganta Inflamada

Para que você possa procurar por um médico se queixando de dores de garganta, alguns sintomas precisam ser percebidos, como por exemplo, podemos citar:

Dores nas cordas vocais na hora de falar.

Dores na garganta na hora de engolir.

Voz rouca em situações raras.

Tosse.

Garganta ressecada, e sede excessiva, além de mau hálito e febre em casos pontuais.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Dor nos dedos, causas, sintomas e formas de tratamento!

As dores nos dedos são relacionadas ao incômodo que é sentido na região dos dedos, tanto nos dedos das mãos como nos dedos dos pés.

Saúde
Alzheimer: Principais sintomas da doença!

Essa é uma doença que acomete, principalmente, idosos, sendo que ainda não há cura para ela. Confira os principais sintomas do Alzheimer.

Saúde
Toxoplasmose na gravidez: Causas, sintomas e tratamento

Muitas vezes imperceptível para a mãe e imensamente maléfica para o bebê, a toxoplasmose durante a gravidez pode trazer prejuízos graves.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015