Coqueluche: Sintomas e tratamento

Início » Saúde » Coqueluche: Sintomas e tratamento
A Coqueluche é uma doença respiratória que ocorre de forma altamente contagiosa. Normalmente é marcada por tosse severa e seca, seguida por ingestão aguda.
IMAGEM: internet
Coqueluche: Sintomas e tratamento

Coqueluche

A Coqueluche é uma doença respiratória que ocorre de forma altamente contagiosa. Normalmente é marcada por tosse severa e seca, seguida por ingestão aguda de ar que soa como uma espécie de grito.

A incidência da doença no Brasil se alterou bastante desde a época de 1990, isto por conta da vacinação. Com a manutenção das altas coberturas vacinais, é possível se observar uma grande variação da incidência em pelo menos 0,72 casos de coque luche por cada 100 mil habitantes, no ano de 2004 para um equivalente de 0,32 casos para cada 100 mil habitantes em 2010.

As mortes que são associadas a coqueluche são bem raras, mas podem ocorrer principalmente nos bebês e nas crianças. Tudo porque é muito importante que as grávidas, e outras pessoas que entram em contato com uma criança que está para nascer, estas devem ser vacinadas logo em seguida contra a coqueluche.

 

Coqueluche: Sintomas e tratamento

Temos como sintomas de coqueluche, uma doença que acontece em três estágios, especialmente nas crianças menores e mais novas. Os adultos e crianças mais velhas poderão não seguir este padrão de sintomas.

Em seu estágio número um, os sintomas ocorrem de forma mais parecida com um resfriado.

A partir disto podemos citar os espirros e corrimentos nasais, tosses.

Outros casos apontam os olhos lacrimejando, e em algumas situações ocorrem febres baixas.

Estes são sintomas que podem durar por dias e até por semanas. Nesta fase também você estará mais suscetível a transmitir a sua doença.

A partir do estágio 2 os sintomas de resfriado desaparecem, mas a tosse acaba ficando cada vez pior.

A tosse passa de leve e seca para situações severas e descontrolada.

Sempre que você finalmente conseguir puxar o ar, soa como um chiado agudo.

Entre crises de tosse, você se sente normal.

 Coqueluche: Como identificar e tratar

Você deverá procurar por um hospital em situações de tosses prolongadas, principalmente se as crianças apresentarem situações de vômitos, coloração da pele vermelha ou azul devido a falta de ar.

Respiração de forma ruidosa após as possíveis crises de tosse.

Se existir uma suspeita que você ou seu filho estiver com coqueluche, procure marcar uma consulta médica ou com um pediatra.

O diagnóstico em estágios iniciais da doença é difícil, uma vez que os sintomas ocorrem de forma bem parecida com os que outras doenças respiratórias apresentam.

Coqueluche: Como tratar a doença

As crianças normalmente são hospitalizadas durante todo o tratamento, uma vez que a coqueluche é uma doença perigosa nesta idade. Caso seu filho não consiga comer ou beber, poderá ser preciso a administração dos fluidos intravenosos.

Os antibióticos matam as bactérias que são causadoras da coqueluche e ajudam em sua rápida recuperação.

O medicamento mais indicado é a Azitromicina.

Principais sintomas da "Coqueluche".

Caso você apresente situações já citadas anteriormente, como a coloração da pele avermelhada ou azul, respirar de forma ruidosa depois das crises de tosse, caso isto aconteça é fundamental que uma visita com urgência seja realizada em departamentos de emergência.

Prevenção

Apenas os indivíduos que já tenham adquirido a doença ou recebido a vacina DTP (mínimo de três doses) não correm o risco de adquiri-la. Não existe característica individual que predisponha à doença, a não ser presença ou ausência de imunidade específica. Graças aos programas de vacinação, a ocorrência de casos de coqueluche no Brasil (que já chegou a cerca de 36 mil casos notificados por ano entre 1981 e 1991) vem sendo reduzida.

Transmissão

Acontece principalmente pelo contato direto da pessoa doente com uma pessoa suscetível, não vacinada, através de gotículas de saliva expelidas por tosse, espirro ou ao falar. Também pode ser transmitida pelo contato com objetos contaminados com secreções do doente. A coqueluche é especialmente transmissível na fase catarral e em locais com aglomeração de pessoas.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Principais sintomas da

A tricomoníase nada mais é do que uma infecção de vagina, ou ainda de trato genital masculino que é gerada pelo protozoário Trichomonas vaginalis.

Saúde
Aprenda como emagrecer de forma saudável sem se torturar!

Emagrecer já é uma tarefa difícil para muitas pessoas, em contrapartida, emagrecer de forma saudável, é algo mais difícil ainda, mas vamos dar algumas dicas

Saúde
Endometriose: Causas, sintomas e tratamento da doença

O sistema de endometriose é uma condição bastante debilitante e crônica, que acaba afetando uma em cada dez mulheres em idade reprodutiva.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015