Dengue: Como evitar a doença e reconhecer seus sinais.

Início » Saúde » Dengue: Como evitar a doença e reconhecer seus sinais.
A prevenção da Dengue é a melhor forma de tratamento da doença, sendo importante também reconhecer seus sintomas para buscar tratamento.
IMAGEM: Internet
Dengue: Como evitar a doença e reconhecer seus sinais.

DENGUE: SINTOMAS E PREVENÇÃO

Como evitar a doença e reconhecer seus sinais

A dengue é uma doença da qual praticamente todas as pessoas já ouviram falar. Transmitida através da picada do mosquito Aedes aegypti, ela causa mal estar semelhante ao da gripe, porém mais forte e prolongado. A prevenção é a melhor forma de tratamento da doença, sendo importante também reconhecer seus sintomas para buscar tratamento.

Quais são os sintomas da dengue?

Antes de falar dos sintomas da dengue, é preciso lembrar que há duas versões da doença: a clássica, mais comum, e a hemorrágica, severa e que pode levar à morte. É importante reconhecer os sintomas de cada uma das formas da doença a fim de conseguir diferenciá-las.

A dengue clássica

Essa forma da doença afeta principalmente crianças e adultos. Os sintomas desse tipo são: dor nos olhos, febre alta e com duração de dois a sete dias, manchas vermelhas no corpo, cansaço, mudanças no paladar e no apetite, dores fortes na cabeça, vômitos e náuseas, tontura e dor nas articulações. É comum também a ocorrência de dor do abdômen, principalmente em crianças.

A dengue hemorrágica

Essa é a forma mais intensa e perigosa da doença. Os sintomas são: dor constante e bastante forte no abdômen, pulso fraco e rápido, perda de consciência, suor excessivo e mudança na temperatura corporal, palidez e também variação de comportamento: da agitação à sonolência.

Diferença entre gripe e dengue

Apesar de os sintomas da gripe e da dengue clássica serem muito parecidos, os sintomas da dengue são mais intensos e, caso haja suspeita da doença, é necessário buscar auxílio médico imediatamente. O diagnóstico será confirmado ou descartado com base em exames.

Prevenção da doença

A principal forma de prevenir a doença é não deixar água acumulada em nenhum lugar, pois é justamente onde o mosquito da dengue deposita seus ovos. Os pratos de plantas devem receber areia; os pneus devem ser bem secos e as garrafas devem ser guardadas com a boca virada para baixo. Além disso, caixas d’água devem ser devidamente tampadas, assim como tonéis e demais recipientes onde a água pode se acumular.

Outra forma de se prevenir a doença é aplicando desinfetante nos ralos da casa. As calhas precisam ser limpas constantemente e o descarte do lixo também é um ponto que merece atenção: as latas e embalagens diversas devem ser colocadas em uma sacola bem vedada a fim de que não ocorra acúmulo de água e nem focos do mosquito.

As visitas dos agentes de saúde

É importante que os cidadãos permitam que os agentes de saúde visitem a casa para conferir se há algum foco do mosquito. Esses são profissionais treinados e que podem dar as devidas orientações e esclarecimentos sobre a prevenção da dengue.

Esses profissionais devem ser vistos como aliados e suas direções aliadas aos cuidados que devem ser tomados por cada um são a ferramenta para que a dengue seja prevenida. Além disso, caso haja muitos casos em um lugar é preciso acionar a prefeitura.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Bicho de pé (Túngiase): Sintomas e tratamento!

A Tungíase nada mais é do que uma infecção de pele que é causada pela espécie fêmea do parasita Tunga penetrans, este que é conhecido como bicho de pé.

Saúde
Glaucoma:Quais os sintomas,como identificar e como tratar doença

Quando se fala em glaucoma, refere-se, na verdade, a mais de uma doença que pode acometer o nervo ótico, responsável por levar a imagem captado pelo olho

Saúde
Dor nos olhos, causas, sintomas e formas de tratamento!

As dores nos olhos são uma sensação bastante dolorosa que ocorrem na região dos olhos, seja apenas em sua superfície, como também nas estruturas internas

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015