Dengue: Como evitar a doença e reconhecer seus sinais.

Início » Saúde » Dengue: Como evitar a doença e reconhecer seus sinais.
A prevenção da Dengue é a melhor forma de tratamento da doença, sendo importante também reconhecer seus sintomas para buscar tratamento.
IMAGEM: Internet
Dengue: Como evitar a doença e reconhecer seus sinais.

DENGUE: SINTOMAS E PREVENÇÃO

Como evitar a doença e reconhecer seus sinais

A dengue é uma doença da qual praticamente todas as pessoas já ouviram falar. Transmitida através da picada do mosquito Aedes aegypti, ela causa mal estar semelhante ao da gripe, porém mais forte e prolongado. A prevenção é a melhor forma de tratamento da doença, sendo importante também reconhecer seus sintomas para buscar tratamento.

Quais são os sintomas da dengue?

Antes de falar dos sintomas da dengue, é preciso lembrar que há duas versões da doença: a clássica, mais comum, e a hemorrágica, severa e que pode levar à morte. É importante reconhecer os sintomas de cada uma das formas da doença a fim de conseguir diferenciá-las.

A dengue clássica

Essa forma da doença afeta principalmente crianças e adultos. Os sintomas desse tipo são: dor nos olhos, febre alta e com duração de dois a sete dias, manchas vermelhas no corpo, cansaço, mudanças no paladar e no apetite, dores fortes na cabeça, vômitos e náuseas, tontura e dor nas articulações. É comum também a ocorrência de dor do abdômen, principalmente em crianças.

A dengue hemorrágica

Essa é a forma mais intensa e perigosa da doença. Os sintomas são: dor constante e bastante forte no abdômen, pulso fraco e rápido, perda de consciência, suor excessivo e mudança na temperatura corporal, palidez e também variação de comportamento: da agitação à sonolência.

Diferença entre gripe e dengue

Apesar de os sintomas da gripe e da dengue clássica serem muito parecidos, os sintomas da dengue são mais intensos e, caso haja suspeita da doença, é necessário buscar auxílio médico imediatamente. O diagnóstico será confirmado ou descartado com base em exames.

Prevenção da doença

A principal forma de prevenir a doença é não deixar água acumulada em nenhum lugar, pois é justamente onde o mosquito da dengue deposita seus ovos. Os pratos de plantas devem receber areia; os pneus devem ser bem secos e as garrafas devem ser guardadas com a boca virada para baixo. Além disso, caixas d’água devem ser devidamente tampadas, assim como tonéis e demais recipientes onde a água pode se acumular.

Outra forma de se prevenir a doença é aplicando desinfetante nos ralos da casa. As calhas precisam ser limpas constantemente e o descarte do lixo também é um ponto que merece atenção: as latas e embalagens diversas devem ser colocadas em uma sacola bem vedada a fim de que não ocorra acúmulo de água e nem focos do mosquito.

As visitas dos agentes de saúde

É importante que os cidadãos permitam que os agentes de saúde visitem a casa para conferir se há algum foco do mosquito. Esses são profissionais treinados e que podem dar as devidas orientações e esclarecimentos sobre a prevenção da dengue.

Esses profissionais devem ser vistos como aliados e suas direções aliadas aos cuidados que devem ser tomados por cada um são a ferramenta para que a dengue seja prevenida. Além disso, caso haja muitos casos em um lugar é preciso acionar a prefeitura.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Dor ao engolir: saiba as causas e como tratar!

Vale a pena conhecer quais são as possíveis causas da dor ao engolir e também qual tratamento deve ser feito.

Saúde
Psoríase: Sintomas e identificar e tratamento a doença

Temos a condição de psoríase como uma doença de pele comum, caracterizada por lesões avermelhadas e de forma descamativa, normalmente acontecendo em placas.

Saúde
Fimose: Sintomas e formas de tratamento da doença

Todos os meninos acabam nascendo com uma pele que é chamada de preopúcio, esta que é grudada na cabeça do pênis, temos a glande. Isso é uma situação comum.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015