DENGUE: SINTOMAS E PREVENÇÃO
Como evitar a doença e reconhecer seus sinais
A dengue é uma doença da qual praticamente todas as pessoas já ouviram falar. Transmitida através da picada do mosquito Aedes aegypti, ela causa mal estar semelhante ao da gripe, porém mais forte e prolongado. A prevenção é a melhor forma de tratamento da doença, sendo importante também reconhecer seus sintomas para buscar tratamento.
Quais são os sintomas da dengue?
Antes de falar dos sintomas da dengue, é preciso lembrar que há duas versões da doença: a clássica, mais comum, e a hemorrágica, severa e que pode levar à morte. É importante reconhecer os sintomas de cada uma das formas da doença a fim de conseguir diferenciá-las.
A dengue clássica
Essa forma da doença afeta principalmente crianças e adultos. Os sintomas desse tipo são: dor nos olhos, febre alta e com duração de dois a sete dias, manchas vermelhas no corpo, cansaço, mudanças no paladar e no apetite, dores fortes na cabeça, vômitos e náuseas, tontura e dor nas articulações. É comum também a ocorrência de dor do abdômen, principalmente em crianças.
A dengue hemorrágica
Essa é a forma mais intensa e perigosa da doença. Os sintomas são: dor constante e bastante forte no abdômen, pulso fraco e rápido, perda de consciência, suor excessivo e mudança na temperatura corporal, palidez e também variação de comportamento: da agitação à sonolência.
Diferença entre gripe e dengue
Apesar de os sintomas da gripe e da dengue clássica serem muito parecidos, os sintomas da dengue são mais intensos e, caso haja suspeita da doença, é necessário buscar auxílio médico imediatamente. O diagnóstico será confirmado ou descartado com base em exames.
Prevenção da doença
A principal forma de prevenir a doença é não deixar água acumulada em nenhum lugar, pois é justamente onde o mosquito da dengue deposita seus ovos. Os pratos de plantas devem receber areia; os pneus devem ser bem secos e as garrafas devem ser guardadas com a boca virada para baixo. Além disso, caixas d’água devem ser devidamente tampadas, assim como tonéis e demais recipientes onde a água pode se acumular.
Outra forma de se prevenir a doença é aplicando desinfetante nos ralos da casa. As calhas precisam ser limpas constantemente e o descarte do lixo também é um ponto que merece atenção: as latas e embalagens diversas devem ser colocadas em uma sacola bem vedada a fim de que não ocorra acúmulo de água e nem focos do mosquito.
As visitas dos agentes de saúde
É importante que os cidadãos permitam que os agentes de saúde visitem a casa para conferir se há algum foco do mosquito. Esses são profissionais treinados e que podem dar as devidas orientações e esclarecimentos sobre a prevenção da dengue.
Esses profissionais devem ser vistos como aliados e suas direções aliadas aos cuidados que devem ser tomados por cada um são a ferramenta para que a dengue seja prevenida. Além disso, caso haja muitos casos em um lugar é preciso acionar a prefeitura.
Essa é uma doença que acomete, principalmente, idosos, sendo que ainda não há cura para ela. Confira os principais sintomas do Alzheimer.
Há muitas pessoas que desejam emagrecer e também conseguir uma melhor qualidade de vida, sendo a Goji Berry conquistou uma grande parte desse público.
Os miomas uterinos nada mais são do que tumores de forma não cancerosa do útero, o que muitas vezes aparecem durante a idade fértil.