Dentes com formatos anormais, saiba como identificar e tratar!

Início » Beleza » Dentes com formatos anormais, saiba como identificar e tratar!
Os dentes são uma parte do corpo humano que demanda muito cuidado e quando os dentes possuem formatos anormais, é necessário saber como tratar.
IMAGEM: Internet
Dentes com formatos anormais, saiba como identificar e tratar!

Como identificar e tratar

Os dentes são uma parte do corpo humano que demanda muito cuidado e, quando os dentes possuem formatos anormais, é necessário saber como tratar, sendo que um dente é considerado com formato anormal quando há qualquer tipo de anomalia na sua forma ou cor.

Quais são os tipos de alteração

Há uma série de alterações que podem fazer com que um dente seja classificado como de tamanho anormal. Algumas delas são: alterações referentes ao esmalte; alterações referentes à estrutura; alterações referentes à aparência translúcida do dente; dentes com formato de cones; dentes maiores ou menores que o normal; alterações morfológicas, dentes duplos, entre outros.

Os sintomas dos dentes com formatos anormais

Dentre os sintomas do mal dos dentes com formatos anormais é possível apontar: queixas estéticas; má oclusão; cáries dentárias; dor de dente ou sensibilidade dentária; trincas e fraturas. Esses sinais são importantes e ajudam o dentista a identificar o problema dos dentes com formatos anormais.

Quais são as causas dos dentes com formatos anormais

Há uma série de causas possíveis para a ocorrência de dentes com formatos anormais e algumas dessas causas são: síndromes específicas; alterações neurológicas e metabólicas; má nutrição; infecções como sarampo e catapora; trauma mecânico, como quedas e acidentes, e fatores químicos, como o chumbo e a tetraciclina.

Também se pode apontar como causa dos dentes com formatos anormais o que se chama de atrição, que consiste no atrito excessivo entre os dentes durante a mastigação. A erosão ácida também pode ser um causador, consistindo em um desgaste do dente por conta da secreção gástrica e da ingestão de alimentos ácidos. Por fim, a abrasão, causada por agentes externos, também pode ter um papel importante no problema.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico de dentes com formatos anormais é fechado pelo cirurgião dentista. Para poder diagnosticar o problema de modo definitivo, o dentista faz um questionário com o paciente, solicitando todo tipo de informação que possa ajudar a entender a causa dos dentes com formatos anormais.

Além da aplicação do questionário, o cirurgião dentista pode solicitar um exame de radiografia e outros exames que permitam avaliar a estrutura dos dentes. As ressonâncias magnéticas e as tomografias, exames mais detalhados, também podem ser solicitados a fim de que o diagnóstico seja feito com o máximo de certeza.

Quando alguém perceber que os dentes possuem qualquer tipo de alteração de tamanho, de formato ou de cor, é essencial consultar um dentista e buscar acompanhamento para que o problema seja diagnosticado e o tratamento comece o mais rápido possível.

Tratamento dos dentes com formatos anormais: como deve ser feito?

Depois de entender o que são os dentes com formatos anormais e quais são as suas causas e sintomas, é necessário saber quais são os possíveis tratamentos para esse problema. De uma forma geral, o tratamento é bem simples, consistindo em cuidados adequados de higinenização. Além disso, o acompanhamento dentário regular é essencial para garantir a saúde dos dentes.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Beleza
Aprenda como emagrecer de forma saudável sem se torturar!

Emagrecer já é uma tarefa difícil para muitas pessoas, em contrapartida, emagrecer de forma saudável, é algo mais difícil ainda, mas vamos dar algumas dicas

Beleza
Cabelos ruivos: entenda os principais cuidados com fios naturais e tingidos

Cabelos com essa coloração natural tendem a ser mais secos e porosos, pedindo atenção especial.

Beleza
Cabelos ressecados, causas e formas de tratamentos!

Mesmo com todos os cuidados diários, com os fios de cabelos, existe uma exposição natural através do vento, chuva, mar, sol, praia e piscina...

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015