Depressão, como notar os sinais e iniciar o tratamento.

Início » Saúde » Depressão, como notar os sinais e iniciar o tratamento.
Apesar de ter sido discriminada por um longo tempo, a depressão é uma das causas de suicídio e requer tratamento especializado, sendo essencial ficar atento
IMAGEM: Internet
Depressão, como notar os sinais e iniciar o tratamento.

DEPRESSÃO: COMO IDENTIFICAR E TRATAR A DOENÇA

Como notar os sinais do problema e iniciar o tratamento

Tida como o mal do século, a depressão é uma doença psicológica que traz uma série de reflexos no físico. Apesar de ter sido discriminada por um longo tempo, a depressão é uma das causas de suicídio e requer tratamento especializado, sendo essencial ficar atento aos sintomas, a fim de saber como identificar e tratar a doença.

As causas da depressão

Não é possível apontar uma causa específica para a depressão, uma vez que ela pode ser desencadeada nos pacientes por motivos diferentes, de acordo com a vida e a história de cada um. Contudo, há alguns fatores que podem dar início à depressão: problemas familiares, baixa autoestima, traumas de várias naturezas, constantes cobranças, etc.

A tristeza que não vai embora

É importante deixar claro que todas as pessoas podem ter períodos depressivos. Seja pelo término de um relacionamento, por um problema no trabalho ou por uma decepção de qualquer natureza, as pessoas estão sujeitas a períodos assim. Entretanto, a depressão é caracterizada mais comumente por uma tristeza persistente, que não vai embora por mais que se tente.

Os sintomas da depressão

Como as pessoas ficam muito focadas na tristeza excessiva, pode ser que haja sinais da depressão que nem sejam reconhecidos pelo público. Dentre os principais sintomas da depressão é possível apontar: irritabilidade, perda da vontade de fazer tarefas que antes eram prazerosas, humor depressivo, indecisão, pessimismo, desesperança, desinteresse, sensação de que nada vai dar certo, perda de apetite ou fome exagerada, insônia e outros.

Um sintoma da depressão que requer muito cuidado é a ocorrência de pensamentos de morte. O paciente passa a ver a morte como a solução para os seus problemas, em um sistema de escapismo que pode se agravar e causar o suicídio.

Quando há uma fala com teor suicida, por mais insignificante que possa parecer, é preciso atenção redobrada com a pessoa depressiva. Algumas formas de expressar pensamentos suicidas são falas do tipo “Não aguento mais”, “Não tenho motivos para viver”, “Estou cansado”, etc.

Problemas físicos por conta da depressão

A depressão, apesar de ser uma doença predominantemente emocional e psicológica, causa reflexos no físico e um dos reflexos mais comuns são as dores que não têm nenhuma justificativa médica. Outros sintomas físicos são: os problemas de digestão, a dor de cabeça, a tensão muscular, o cansaço excessivo e também a baixa imunidade.

O tratamento da depressão

A doença é tratada, geralmente, com medicamentos antidepressivos prescritos pelo psiquiatra. Há muitos antidepressivos disponíveis, sendo que apenas um especialista pode receitá-los. Não se deve tomar remédios contra a depressão por conta própria: a automedicação representa um risco real, sendo muito perigosa.

A realização de terapias também é muito benéfica, já que ajuda o paciente a desabafar e entender as causas da sua tristeza. A prática de exercícios físicos regulares também ajuda no tratamento da depressão, assim como a realização de tarefas prazerosas: leitura, crochê, caminhada, companhia de animais, etc.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Como identificar e tratar a Apendicite de forma correta!

A apendicite é uma doença traiçoeira, uma vez que, se não tratada a tempo e de modo adequado, pode levar à morte.

Saúde
Conjuntivite, como reconhecer os sinais da doença e tratá-la.

A conjuntivite é uma doença bastante comum e que acomete grande parte da população. Ela acontece quando a conjuntiva, localizada nos olhos, fica inflamada.

Saúde
Giardia Lamblia: Sintomas, tratamento e como identificar

O protozoário conhecido como Giardia Lamblia é o agente responsável pela giardíase, doença em que o protozoário passa a parasitar o intestino humano

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015