Depressão: Principais sintomas e tratamento!

Início » Saúde » Depressão: Principais sintomas e tratamento!
A depressão é um mal cujo número de portadores cresceu muito nos últimos anos, descubra agora os principais sintomas e tratamento.
IMAGEM:
Depressão: Principais sintomas e tratamento!

DEPRESSÃO: PRINCIPAIS SINTOMAS

Como reconhecer a Depressão e iniciar o tratamento

A depressão é um mal cujo número de portadores cresceu muito nos últimos anos. Essa é uma doença de ordem, primeiramente, emocional, mas que causa um grande impacto em várias áreas da vida, trazendo reflexos também na parte física. Por isso, detectar de modo rápido a depressão e iniciar um tratamento é muito importante para que a recuperação do paciente seja rápida e eficaz.

A linha geral da depressão

A depressão é uma doença tida como moderna e que apresenta um grande número de sintomas, embora eles possam ser deixados de lado por muitas pessoas. De uma forma geral, os principais sintomas da depressão giram em torno de uma grande tristeza e de uma desesperança, como se nada mais fosse dar certo ou fizesse sentido.

Os principais sintomas da doença

Um sintoma muito comum é o desejo pela morte, uma vez que ela é vista como a solução dos problemas ou como uma fuga. É importante prestar atenção a falas com esse teor, pois podem esconder uma tendência ao suicídio devido à depressão.

Também é um sintoma o desinteresse por atividades das quais a pessoa gostava antes. Apatia e desmotivação também fazem parte da lista de sintomas. É comum que o depressivo apresente um humor triste e irritabilidade, além de baixa autoestima e pensamentos de fracasso. Outro sinal é o pessimismo, a tendência a ver tudo “cinza”, como se nada fizesse sentido ou valesse a pena.

Os sintomas físicos da depressão

A doença traz, além de todos os danos emocionais, distúrbios de ordem física também. Um exemplo desses problemas físicos causados pela depressão é a insônia. Quando a pessoa tem dificuldade para dormir há reflexo em seu físico também, uma vez que a pessoa fica cansada e mais sensível às dores, por exemplo.

Há também a ocorrência de dores no corpo que não são justificadas pelos médicos. Algumas dessas dores são: dor de cabeça, azia, dor de barriga, dor na nuca, corpo pesado, flatulência, aperto no peito, problemas de digestão, tensão nas costas, dentre outros.

O diagnóstico da depressão

Quando uma pessoa apresenta alguns sintomas da lista, é sinal de que ela pode estar desenvolvendo um quadro de depressão. Por isso, é importante buscar auxílio médico o quanto antes. O paciente pode fazer uma consulta com um psiquiatra, que receitará antidepressivos para ajudar a regular as emoções.

Tratamento da Depressão

As formas de tratamento do quadro

Nem apenas de antidepressivos sobrevive o tratamento contra depressão. Os portadores do mal também são acompanhados por psicólogos, profissionais com quem eles conversam e de quem recebem ajuda para entender suas próprias emoções.

Os tratamentos homeopáticos também são uma opção para as pessoas portadoras de depressão, bem como tarefas ocupacionais que promovam momentos de descontração e relaxamento. Há pessoas que optam por realizar bordados, pinturas, que abraçam a cozinha ou qualquer outro passatempo. Além disso, também é comum as pessoas se apegarem ao trabalho ou ao estudo como forma de se manter ocupados e se distrair.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Toxoplasmose: causas, sintomas e tratamento da doença

O Toxoplasma gondii é um dos protozoários mais comuns do mundo e o parasita que causa a doença infecciosa conhecida como toxoplasmose

Saúde
Dengue: Como evitar a doença e reconhecer seus sinais.

A prevenção da Dengue é a melhor forma de tratamento da doença, sendo importante também reconhecer seus sintomas para buscar tratamento.

Saúde
Plaquetas baixas, como tratar e prevenir

Quando as plaquetas estão baixas, temos um quadro clínico que é chamado de Plaquetopenia, o que nada mais é do que o nível de plaquetas em valor inferior.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015