Diabetes: Sintomas e tratamento da doença!

Início » Saúde » Diabetes: Sintomas e tratamento da doença!
Causada pelo aumento da taxa de açúcar no sangue, a Diabetes traz complicações sérias e, por isso, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível.
IMAGEM: Internet
Diabetes: Sintomas e tratamento da doença!

DIABETES: SINTOMAS E TRATAMENTO

Como reconhecer e tratar a doença

A diabetes é uma doença que acomete muitas pessoas e de todas as faixas etárias. Causada pelo aumento da taxa de açúcar no sangue, ela pode trazer complicações sérias e, por isso, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível para que os resultados sejam melhores.

Os diferentes tipos de diabetes

A diabetes pode ser de dois tipos: diabetes 1 e diabetes 2. O diabetes tipo 1 ocorre quando a função do pâncreas de produzir insulina é perdida. Já a diabetes do tipo 2 acontece quando as células resistem à insulina. Os sintomas dos dois tipos de diabetes pode ter alguma variação entre si.

Os sintomas da diabetes tipo 1

Dentre os principais sintomas da diabetes tipo 1 estão vômito e náuseas, fadiga, fome constante, nervosismo, vontade constante de urinar, perda de peso, sede constante, fraqueza, humor inconstante e também episódios de nervosismo.

Os sintomas da diabetes tipo 2

Já dentre os principais sintomas que caracterizam a diabetes tipo 2 é possível apontar: problemas de visão (embaçamento na visão), furúnculos, formigamento nos pés, problemas de cicatrização de férias e também infecções constantes.

Os medicamentos

O tratamento da diabetes engloba uma grande quantidade de coisas, sendo que a primeira delas é a medicação correta que só pode ser prescrita por um médico apropriado. É preciso que os remédios sejam tomados de modo a respeitar as doses e os horários.

Os exercícios físicos

A prática de exercícios físicos também é importante, colaborando para a boa saúde de uma forma geral. Outro ponto a favor dos exercícios é o fato de eles evitarem o excesso de peso, o que é prejudicial. Contudo, as pessoas portadoras de diabetes e com hipoglicemia têm restrições quando o assunto é exercício físico.

Alimentação da Diabetes

Cuidado com a alimentação

É essencial que a pessoa portadora diabética controle a sua dieta, evitando, principalmente, alimentos que contêm açúcar ou que se transformam em açúcar depois de metabolizados pelo organismo. Justamente por esse motivo, é necessário que se evite alimentos com alto índice glicêmico.

A verificação da glicemia

As pessoas diabéticas precisam monitorar constantemente os seus níveis de glicemia e isso pode ser feito em casa, através de aparelhos específicos para isso. O monitoramento da glicemia faz parte do tratamento e não deve ser deixado de lado, mesmo que os medicamentos sejam tomados do corretamente e a alimentação seja saudável. Não se pode abrir mão de verificar a glicemia constantemente.

 A aplicação de insulina

 Aplicar insulina faz parte do tratamento da diabetes e, muitas vezes, é feita em casa pelos próprios pacientes. É preciso que a diabetes seja aplicada logo no tecido subcutâneo. Já a espessura das agulhas deve ser, no máximo de 8 mm e, no mínimo, de 4 mm.

No caso de gestantes diabéticas, é comum que apareçam manchas roxas no local onde a insulina é aplicada, sendo esse fenômeno chamado de ecmoses. Isso é normal, mas, caso haja preocupação, vale a pena consultar um médico e tirar as dúvidas.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Como identificar os sintomas da gravidez

Existem diversos sintomas de gravidez que podem acontecer antes do atraso de sua menstruação.

Saúde
Cravos na pele, como tratar e eliminar o problema

É importante saber como realizar um tratamento eficaz para deixar a pele livre dos cravos.

Saúde
Dor de Cabeça: sintomas e como tratar!

A dor de cabeça é um mal que acomete uma grande parcela da população, sendo possível doer os dois lados da cabeça ou um lado só.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015