Diabetes: Sintomas e tratamento da doença!

Início » Saúde » Diabetes: Sintomas e tratamento da doença!
Causada pelo aumento da taxa de açúcar no sangue, a Diabetes traz complicações sérias e, por isso, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível.
IMAGEM: Internet
Diabetes: Sintomas e tratamento da doença!

DIABETES: SINTOMAS E TRATAMENTO

Como reconhecer e tratar a doença

A diabetes é uma doença que acomete muitas pessoas e de todas as faixas etárias. Causada pelo aumento da taxa de açúcar no sangue, ela pode trazer complicações sérias e, por isso, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível para que os resultados sejam melhores.

Os diferentes tipos de diabetes

A diabetes pode ser de dois tipos: diabetes 1 e diabetes 2. O diabetes tipo 1 ocorre quando a função do pâncreas de produzir insulina é perdida. Já a diabetes do tipo 2 acontece quando as células resistem à insulina. Os sintomas dos dois tipos de diabetes pode ter alguma variação entre si.

Os sintomas da diabetes tipo 1

Dentre os principais sintomas da diabetes tipo 1 estão vômito e náuseas, fadiga, fome constante, nervosismo, vontade constante de urinar, perda de peso, sede constante, fraqueza, humor inconstante e também episódios de nervosismo.

Os sintomas da diabetes tipo 2

Já dentre os principais sintomas que caracterizam a diabetes tipo 2 é possível apontar: problemas de visão (embaçamento na visão), furúnculos, formigamento nos pés, problemas de cicatrização de férias e também infecções constantes.

Os medicamentos

O tratamento da diabetes engloba uma grande quantidade de coisas, sendo que a primeira delas é a medicação correta que só pode ser prescrita por um médico apropriado. É preciso que os remédios sejam tomados de modo a respeitar as doses e os horários.

Os exercícios físicos

A prática de exercícios físicos também é importante, colaborando para a boa saúde de uma forma geral. Outro ponto a favor dos exercícios é o fato de eles evitarem o excesso de peso, o que é prejudicial. Contudo, as pessoas portadoras de diabetes e com hipoglicemia têm restrições quando o assunto é exercício físico.

Alimentação da Diabetes

Cuidado com a alimentação

É essencial que a pessoa portadora diabética controle a sua dieta, evitando, principalmente, alimentos que contêm açúcar ou que se transformam em açúcar depois de metabolizados pelo organismo. Justamente por esse motivo, é necessário que se evite alimentos com alto índice glicêmico.

A verificação da glicemia

As pessoas diabéticas precisam monitorar constantemente os seus níveis de glicemia e isso pode ser feito em casa, através de aparelhos específicos para isso. O monitoramento da glicemia faz parte do tratamento e não deve ser deixado de lado, mesmo que os medicamentos sejam tomados do corretamente e a alimentação seja saudável. Não se pode abrir mão de verificar a glicemia constantemente.

 A aplicação de insulina

 Aplicar insulina faz parte do tratamento da diabetes e, muitas vezes, é feita em casa pelos próprios pacientes. É preciso que a diabetes seja aplicada logo no tecido subcutâneo. Já a espessura das agulhas deve ser, no máximo de 8 mm e, no mínimo, de 4 mm.

No caso de gestantes diabéticas, é comum que apareçam manchas roxas no local onde a insulina é aplicada, sendo esse fenômeno chamado de ecmoses. Isso é normal, mas, caso haja preocupação, vale a pena consultar um médico e tirar as dúvidas.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Doença do sono, como identificar, sintomas e como tratar!

Saiba que a doença do sono, ou também conhecida como Tripanossomíase Humana Africana, é um tipo de infecção parasitária gerada através do Trypanosoma brucei

Saúde
Meningite, o que é, sintomas e formas de tratamento!

Temos a Meningite como uma inflamação de meninges, estas que são membranas que envolvem o cérebro. São muitos os tipos de meningite.

Saúde
Dor de Cabeça: sintomas e como tratar!

A dor de cabeça é um mal que acomete uma grande parcela da população, sendo possível doer os dois lados da cabeça ou um lado só.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015