Difteria, causas, sintomas e formas de tratamento!

Início » Saúde » Difteria, causas, sintomas e formas de tratamento!
Temos a difteria como uma infecção gerada por uma bactéria chamada de Corynebacterium diphtheriae, esta é uma bactéria transmitida de pessoa para pessoa.
IMAGEM: Internet
Difteria, causas, sintomas e formas de tratamento!

Difteria

Temos a difteria como uma infecção gerada por uma bactéria chamada de Corynebacterium diphtheriae, esta é uma bactéria transmitida de pessoa para pessoa através de contatos tanto físicos como respiratórios.

A doença gera placas amareladas que ocorrem de forma frequente nas amígdalas, na laringe e no nariz. Em situações mais graves pode gerar inchaço grave no pescoço, com um aumento de gânglios linfáticos. Tudo isto poderá gerar dificuldades para respirar, ou ainda um bloqueio de respiração completo.

Assim que surgiu a vacina de tríplice bacteriana e da vacina pentavalente, o número de situações de difteria acabaram se tornando raríssimos no Brasil. Conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde, ocorrem menos de 5 casos por ano no país, o contrário do passado.

Difteria: Sintomas e tratamento

Entre os sintomas da doença, normalmente estes devem começar entre 1 a 6 dias após a pessoa ficar infectada. Estes sinais devem incluir:

As membranas grossas e acinzentadas que cobrem a garganta e as amígdalas.

As dores de garganta ou rouquidão.

Bem como os gânglios inchados, que são os linfonodos aumentados no pescoço.

A dificuldade em respirar ou a respiração rápida, bem como corrimento nasal.

Febres e calafrios além de situações raras de mal estar.

Muitas pessoas que contam com infecção por difteria provocam somente uma doença leve, em alguns casos, não existe sintoma algum.

Além deste tipo de infecção que é comum na garganta, são raras as vezes que a difteria poderá afetar a pele, gerando dores, inchaço e vermelhidão, o que podem ser associados com outros tipos de infecções de pele.

Difteria: Como identificar e tratar

É importante que você procure por ajuda médica se você ou seu filho for exposto a alguém que tiver os sintomas de difteria. É importante que você possa também se certificar de que suas vacinas e as dos seus filhos possam estar em dia.

Entres os especialistas que poderão diagnosticar o problema, podemos citar:

O clínico geral, bem como o pediatra.

O dermatologista e o infectologista.

Você deverá estar preparado para a consulta para facilitar muito o diagnóstico e ainda otimizar o tempo. Desta forma é possível se chegar as consultas médicas com algumas informações importantes, entre elas podemos citar:

Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram.

O histórico de vacinas e se possível pedir para uma pessoa o acompanhar.

Além disto o médico deverá diagnosticar se há a dificuldade de respirar, dores de garganta ou dificuldades para engolir.

Difteria: Como tratar a doença

O tratamento é realizado a partir de medicamentos receitados, como por exemplo a antitoxina, esta injetada em uma veia ou em um músculo. Este medicamento neutraliza a toxina da difteria que já estiver circulando no corpo.

Além disto são receitados antibióticos, como por exemplo a penicilina ou a eritromicina em situações mais severas.

Principais sintomas da Difteria.

Entre os principais sintomas da doença podemos citar amígdalas inchadas no pescoço.

Dificuldades para respirar ou respiração que ocorra de forma rápida, calafrios durante a noite, entre várias outras situações pontuais.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Bicho de pé (Túngiase): Sintomas e tratamento!

A Tungíase nada mais é do que uma infecção de pele que é causada pela espécie fêmea do parasita Tunga penetrans, este que é conhecido como bicho de pé.

Saúde
Azia, como identificar os sintomas e formas de tratamento

A Azia nada mais é do que uma sensação de queimação que ocorre na parte de trás do esterno, este que é um osso localizado na parte anterior de seu tórax.

Saúde
Caroços na pele: quais os sintomas e tratamento?

Os caroços na pele são qualquer tipo de protuberância ou um aumento de volume localizado que possa aparecer na superfície de sua pele.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015