Doença do sono, como identificar, sintomas e como tratar!

Início » Saúde » Doença do sono, como identificar, sintomas e como tratar!
Saiba que a doença do sono, ou também conhecida como Tripanossomíase Humana Africana, é um tipo de infecção parasitária gerada através do Trypanosoma brucei
IMAGEM: Internet
Doença do sono, como identificar, sintomas e como tratar!

Doença do sono

Saiba que a doença do sono, ou também conhecida como Tripanossomíase Humana Africana, é um tipo de infecção parasitária gerada através do Trypanosoma brucei. Esta é uma doença transmitida a partir de uma picada de mosca tsé tsé.

Geralmente a doença atinge áreas rurais de 36 países da África Subsaariana e não acontece aqui no Brasil, mas pode afetar pessoas que estiverem visitando estes países. Esta infecção geralmente ataca o sistema nervoso central, e devido aos seus sintomas neurológicos graves, se não for tratada a tempo poderá ser fatal.

Doença do sono: Sintomas e tratamento

Em um primeiro estágio, os parasitas da doença do sono acabam se multiplicando, e os sintomas não são específicos, podem ocorrer dores de cabeça, e dores nas articulações, além de crises de febre e coceira que são comuns de ocorrer.

No segundo estágio da doença, é possível perceber sintomas mais óbvios, mas que são mais difíceis de se tratar. Entre os sintomas de segundo estágio da doença do sono, podemos citar as mudanças de humor ou de comportamento, confusão mental, febre, distúrbios de coordenação e sensoriais, aumentos de linfonodos, convulsões, sudorese, ansiedade, entre diversas outras situações.

É possível perceber também distúrbios do ciclo de sono, onde a pessoa que estiver devidamente infectada não poderá conseguir dormir durante a noite, mas é vencida pelo sono durante o dia sempre.

A doença do sono, se não for tratada poderá ser fatal, apesar dos casos de portadores saudáveis já terem sido percebidos.

Doença do sono: Como identificar e tratar

Podemos citar que o processo de diagnóstico da doença do sono é realizado através de uma pesquisa do parasita no sangue, ou líquido aspirado dos linfonodos. Em sua totalidade, os pacientes que possuem o Tripanossomíase Africana, precisam ser submetidos a uma punção por coleta de líquido céfalo raquidiano para que se possa avaliar o envolvimento do sistema nervoso central.

Apesar da doença ser muitas vezes difícil de diagnosticar, a doença no começo, é mais fácil de ser tratada, a partir disto precisa ser feita o quanto antes. Como é uma situação comum, nos locais remotos, e com sistemas de saúdes geralmente deficientes, estima-se que a maioria das pessoas que estão infectadas morram antes de serem diagnosticadas com o problema. A partir do diagnóstico é realizado pelo médico a melhor possibilidade de tratamento.

Doença do sono: Como tratar a doença

Podemos citar que os tipos de tratamento para a doença do sono dependem exclusivamente do estágio onde a doença poderá se encontrar, quanto mais cedo for começado o tratamento, melhores devem ser as perspectivas de sucesso.

Em seu primeiro estágio, são administrados medicamentos de baixa toxicidade, e de fácil administração, em contrapartida, no segundo estágio, a medicação deverá passar as barreiras hemato encefálicas para alcançar o parasita, e são medicações que podem ter fortes efeitos colaterais

Principais sintomas da Doença do sono.

Entre os principais sintomas da doença estão os danos que são causados nos momentos de sono, durante atividades diurnas, como por exemplo o manejo de máquinas, além dos danos graduais do sistema nervoso central, em situações mais graves o coma e até a morte pode ocorrer.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Depressão: Principais sintomas e tratamento!

A depressão é um mal cujo número de portadores cresceu muito nos últimos anos, descubra agora os principais sintomas e tratamento.

Saúde
Principais sintomas da

A tricomoníase nada mais é do que uma infecção de vagina, ou ainda de trato genital masculino que é gerada pelo protozoário Trichomonas vaginalis.

Saúde
Dores abdominais, como tratar a doença e quais são os sintomas!

Entre outras particularidades a dor abdominal varia de intensidade e poderá ser recorrente ou contínua, aguda ou de forma crônica.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015