Doenças Cardíacas: Sintomas, tratamentos e causas!

Início » Saúde » Doenças Cardíacas: Sintomas, tratamentos e causas!
É muito importante que as pessoas saibam reconhecer quais são os sintomas das doenças cardíacas e também quais são as formas disponíveis de tratamento.
IMAGEM: Internet
Doenças Cardíacas: Sintomas, tratamentos e causas!

DOENÇAS CARDÍACAS: PREVENÇÃO

Como manter os problemas cardíacos longe

Os problemas no coração são a causa de um grande número de mortes. Por isso, é muito importante que as pessoas saibam reconhecer quais são os sintomas das doenças cardíacas e também quais são as formas disponíveis de tratamento.

Quais são as causas das doenças cardíacas?

A maior parte das doenças cardíacas é ocasionada pelos altos níveis de colesterol, embora seja possível que as pessoas nasçam com algum problema. Além disso, maus hábitos, como o sedentarismo, o fumo, a bebida e o estresse, também podem ser fatores que colaboram para a ocorrência das doenças cardíacas.

As doenças do coração mais comuns

Apesar de o termo “doenças cardíacas” ser bastante genérico, é possível apontar algumas doenças do coração que acontecem com mais frequência. Dentre os males cardíacos mais comuns estão cardiomiopatia, taquicardia ventricular, angina estável e instável, estenose pulmonar e estenose mitral, insuficiência cardíaca, sopro no coração, pericardite, arteriosclerose, fibrilação atrial, cardiopatia congênita e outras.

Exames para diagnosticar os problemas cardíacos

Há uma grande quantidade de exames que se pode fazer a fim de diagnosticar os problemas cardíacos. Alguns dos exames possíveis são: eletrocardiograma, holter 24 horas, teste ergométrico, monutor cardíaco portátil, ecocardiograma e cateterismo cardíaco.

Como prevenir os problemas cardíacos

Há uma grande quantidade de medidas que as pessoas podem tomar a fim de se prevenir dos problemas cardíacos e a primeira delas é abandonar os vícios. O fumo e o consumo de bebidas e de outras drogas ajuda a aumentar as possibilidades de doenças cardíacas.

Uso exagerado de sal

Diminuir a quantidade de sal consumida também é importante para as pessoas quem que desejam prevenir a ocorrência de doenças cardíacas. O consumo exagerado de sal é responsável pelo aumento da pressão arterial que, por sua vez, aumenta os riscos de doenças do coração.

O estresse e os exercícios

Esses são dois pontos que devem ser lembrados quando o assunto é prevenir doenças do coração. O estresse tem ligação direta com os problemas cardíacos, assim como o sedentarismo, e a prática regular de exercícios físicos é uma forma muito eficaz de combater os dois problemas.

Cuidado com a saúde da boca

Quando não se toma os devidos cuidados com a higiene bucal, é possível que haja a ocorrência de cáries e outros problemas e existe a possibilidade de esses micro-organismos caírem na corrente sanguínea e atingirem órgãos como o coração, por exemplo. Por isso, escovar os dentes, utilizar fio dental e fazer consultas regulares ao dentista é essencial para quem quer manter a saúde do coração em dia.

Dieta mediterrânea

Cada vez mais pessoas percebem a eficácia da dieta mediterrânea a fim de prevenir a ocorrência de doenças cardíacas. A dieta mediterrânea tem como principal componente as gorduras protetoras, que têm como finalidade impedir o aumento do colesterol, responsável pelos problemas do coração. Dentre os alimentos que fazem parte da dieta mediterrânea é possível citar: carne vermelha, consumo controlado de vinho e de azeite de oliva, peixes e nozes e cereais.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Dengue: Como evitar a doença e reconhecer seus sinais.

A prevenção da Dengue é a melhor forma de tratamento da doença, sendo importante também reconhecer seus sintomas para buscar tratamento.

Saúde
Cisto de ovário, causas, sintomas e formas de tratamento!

Os cistos de ovário nada mais são do que bolsas repletas de líquidos que se formam sobre ou na parte de dentro de seu ovário.

Saúde
 Condromalácia patelar: seis dicas para acabar com as dores no joelho

Mulheres são as mais atingidas pela condição que pode causar dores constantes ou crises agudas.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015