Doenças Cardíacas: Sintomas, tratamentos e causas!

Início » Saúde » Doenças Cardíacas: Sintomas, tratamentos e causas!
É muito importante que as pessoas saibam reconhecer quais são os sintomas das doenças cardíacas e também quais são as formas disponíveis de tratamento.
IMAGEM: Internet
Doenças Cardíacas: Sintomas, tratamentos e causas!

DOENÇAS CARDÍACAS: PREVENÇÃO

Como manter os problemas cardíacos longe

Os problemas no coração são a causa de um grande número de mortes. Por isso, é muito importante que as pessoas saibam reconhecer quais são os sintomas das doenças cardíacas e também quais são as formas disponíveis de tratamento.

Quais são as causas das doenças cardíacas?

A maior parte das doenças cardíacas é ocasionada pelos altos níveis de colesterol, embora seja possível que as pessoas nasçam com algum problema. Além disso, maus hábitos, como o sedentarismo, o fumo, a bebida e o estresse, também podem ser fatores que colaboram para a ocorrência das doenças cardíacas.

As doenças do coração mais comuns

Apesar de o termo “doenças cardíacas” ser bastante genérico, é possível apontar algumas doenças do coração que acontecem com mais frequência. Dentre os males cardíacos mais comuns estão cardiomiopatia, taquicardia ventricular, angina estável e instável, estenose pulmonar e estenose mitral, insuficiência cardíaca, sopro no coração, pericardite, arteriosclerose, fibrilação atrial, cardiopatia congênita e outras.

Exames para diagnosticar os problemas cardíacos

Há uma grande quantidade de exames que se pode fazer a fim de diagnosticar os problemas cardíacos. Alguns dos exames possíveis são: eletrocardiograma, holter 24 horas, teste ergométrico, monutor cardíaco portátil, ecocardiograma e cateterismo cardíaco.

Como prevenir os problemas cardíacos

Há uma grande quantidade de medidas que as pessoas podem tomar a fim de se prevenir dos problemas cardíacos e a primeira delas é abandonar os vícios. O fumo e o consumo de bebidas e de outras drogas ajuda a aumentar as possibilidades de doenças cardíacas.

Uso exagerado de sal

Diminuir a quantidade de sal consumida também é importante para as pessoas quem que desejam prevenir a ocorrência de doenças cardíacas. O consumo exagerado de sal é responsável pelo aumento da pressão arterial que, por sua vez, aumenta os riscos de doenças do coração.

O estresse e os exercícios

Esses são dois pontos que devem ser lembrados quando o assunto é prevenir doenças do coração. O estresse tem ligação direta com os problemas cardíacos, assim como o sedentarismo, e a prática regular de exercícios físicos é uma forma muito eficaz de combater os dois problemas.

Cuidado com a saúde da boca

Quando não se toma os devidos cuidados com a higiene bucal, é possível que haja a ocorrência de cáries e outros problemas e existe a possibilidade de esses micro-organismos caírem na corrente sanguínea e atingirem órgãos como o coração, por exemplo. Por isso, escovar os dentes, utilizar fio dental e fazer consultas regulares ao dentista é essencial para quem quer manter a saúde do coração em dia.

Dieta mediterrânea

Cada vez mais pessoas percebem a eficácia da dieta mediterrânea a fim de prevenir a ocorrência de doenças cardíacas. A dieta mediterrânea tem como principal componente as gorduras protetoras, que têm como finalidade impedir o aumento do colesterol, responsável pelos problemas do coração. Dentre os alimentos que fazem parte da dieta mediterrânea é possível citar: carne vermelha, consumo controlado de vinho e de azeite de oliva, peixes e nozes e cereais.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Dor no joelho, causas, sintomas e formas de tratamento!

As dores no joelho são situações comuns que afetam pessoas de todas as idades. Podem ser o resultado de uma lesão, como por exemplo um ligamento rompido.

Saúde
Caroços na pele: quais os sintomas e tratamento?

Os caroços na pele são qualquer tipo de protuberância ou um aumento de volume localizado que possa aparecer na superfície de sua pele.

Saúde
Dor nos dedos, causas, sintomas e formas de tratamento!

As dores nos dedos são relacionadas ao incômodo que é sentido na região dos dedos, tanto nos dedos das mãos como nos dedos dos pés.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015