A deglutição, ato de engolir, é extremamente comum e natural. Contudo, quando se começa a sentir dor nesse momento é sinal de que algo não vai bem. Vale a pena conhecer quais são as possíveis causas da dor ao engolir e também qual tratamento deve ser feito.
O que pode significar a dor ao engolir?
A dor ao engolir pode ser causada por uma série de situações e, a princípio, não é preocupante. Porém, quando essa dor acontece com frequência pode ser sinal de algum problema. De uma forma geral, a ocorrência de dor ao engolir pode ser um indicativo de problemas na garganta ou então no esôfago.
As possíveis causas da dor ao engolir
Há uma série de causas possíveis para uma pessoa sentir dor ao engolir e algumas dessas causas são: infecção ou lesão na garganta, gripe, esôfago lesionado, refluxo gastroesofágico e resfriados. Outra possível causa de dor é engolir um alimento do tipo irregular, tais como as bolachas.
Há algumas doenças que podem resultar na dor ao engolir e essas doenças são: gengivite, faringite, acalasia, úlceras, citomegalovírus, infecção dentária, herpes simples, sapinho e outros. Assim, quando o médico avaliar a situação de cada paciente, é possível que sejam pedidos exames a fim de descartar determinados diagnósticos.
Quando ir ao médico
Se a dor para engolir é uma constante, é necessário procurar ajuda médica. Além disso, há alguns sintomas que podem aparecer juntamente à ocorrência de dor ao engolir e que fazem com que seja recomendada uma visita ao médico.
Esses sintomas são: sudorese, febre, tosse produtiva ou seca, dor de cabeça e amígdalas avermelhadas ou com ocorrência de pus. As crianças que sentem dor ao engolir podem começar a se recusar a comer. Outros sintomas que devem ser informados ao médico são: azia, perda de peso, vômito, chiado e sabor amargo na boca.
Como tratar a dor ao engolir
Uma vez que há um grande número de causas possíveis para a dor ao engolir, é muito extensa a lista de possíveis tratamentos para esse mal, sendo que apenas um médico pode fazer um diagnóstico preciso, através da avaliação do paciente e das informações fornecidas.
Há alguns remédios muito comuns quando o assunto é tratamento da dor ao engolir. Esses medicamentos são: paracetamol, ibuprofeno, nimesulida, azitromicina e dipirona. Contudo, é essencial deixar claro que não se pode realizar a automedicação: apenas um médico pode receitar o remédio necessário e tomar remédio por conta própria é prejudicial à saúde, podendo levar, inclusive, à morte. Assim, deve-se visitar o médico.
Como melhorar a deglutição
Existem alguns cuidados muito simples que, caso tomados, ajudam a melhorar a dor ao engolir. Um desses cuidados é mastigar bem a comida, que está relacionado a comer devagar, outro hábito que deve ser adotado. Além disso, as pessoas que tiverem dor ao engolir devem evitar alimentos muito frios ou muito quentes se perceberem que os sintomas pioram quando esse tipo de alimento é ingerido.
A Angina caracteriza dor, e a sua utilização mais rotineira pelos médicos ocorre a respeito de dores e desconforto na região do tórax.
Os caroços na pele são qualquer tipo de protuberância ou um aumento de volume localizado que possa aparecer na superfície de sua pele.
Apelidada de “amarelão” popularmente, a hepatite, em sua forma B (há hepatite A, B, C, D e E), é causada pelo vírus VHB. e este infecta as células do fígado