Dor de Cabeça: sintomas e como tratar!

Início » Saúde » Dor de Cabeça: sintomas e como tratar!
A dor de cabeça é um mal que acomete uma grande parcela da população, sendo possível doer os dois lados da cabeça ou um lado só.
IMAGEM: Internet
Dor de Cabeça: sintomas e como tratar!

Conheça os principais fatores causadores da Dor de Cabeça e como tratar!

Problema é comum e pode ser previsto

A dor de cabeça é um mal que acomete uma grande parcela da população, sendo possível doer os dois lados da cabeça ou um lado só. Além disso, também é possível que a dor fique restrita a uma área ou então ser irradiada para vários pontos. A dor de cabeça pode acontecer gradativamente ou de repente e a duração da dor tem tempo variável: pode durar horas ou até mesmo dias.

A dor é sempre uma?

A resposta para essa pergunta é “não”. Na verdade, há mais de 200 tipos diferentes de dor de cabeça que podem acometer a população e o diagnóstico médico é fechado com base nos sintomas que cada tipo de dor de cabeça apresenta.

Grande parte das dores de cabeça não é causada por um problema grave de saúde. Contudo, elas podem, sim, significar um problema que deve ser diagnosticado, tratado e curado. Alguns tipos de dor de cabeça conhecidos são cefaleia primária e cefaleia secundária.

As causas da dor de cabeça

A dor de cabeça pode ser causada por uma série de fatores. Porém, há gatilhos considerados mais que comuns que outros. Esses gatilhos são: estresse, calor excessivo, determinados alimentos, postura errada, cheiro forte, não fazer refeições, sono de má qualidade e esforço exagerado.

Como tratar a dor de cabeça?

Em primeiro lugar, é preciso entender como essa dor acontece: é em um dia em que não se dormiu bem? É quando se sente cheiros fortes? Para entender o sistema da dor de cabeça, é recomendado que se faça uma espécie de diário, anotando as circunstâncias em que ela foi desencadeada, sendo que o objetivo dessa atividade é reconhecer um padrão para a ocorrência da dor.

Nesse diário devem constar informações como: hora e data em que a dor de cabeça começou; quais alimentos foram ingeridos nas últimas 24 horas; como foi a última noite de sono; em que se estava pensando ou o que se fazia quando a dor foi desencadeada; possíveis estresses; tempo de duração da dor e as medidas tomadas para pará-la.

Tratamento à base de remédios

Há muitos medicamentos que podem ser usados no combate à dor de cabeça. Contudo, é necessário que o tratamento seja prescrito por um médico, pois apenas um profissional pode fazer uma investigação profunda a fim de identificar as causas da dor e tratá-la de modo adequado.

Quando uma crise irá ocorrer?

Há pacientes que desenvolvem alguns sintomas sensitivos ou visuais antes de a crise ser desencadeada. Esses sintomas podem ser pontos brilhantes ou manchas que são vistas, formigamentos e dormência, dentre outros. Além desses, também é possível identificar como sintomas a inquietação, o desejo de comer algo específico, a irritabilidade, a sonolência, e outros.

Quando o paciente consegue prever a ocorrência de uma crise, com base nesses sintomas, é possível que haja uma melhor preparação, incluindo até mesmo o começo do tratamento com remédios, desde que ele seja prescrito e acompanhado pelo médico.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Como tratar a garganta inflamada, causas e sintomas!

A dor de garganta é um dos sintomas comuns para a prática da medicina, ocorre de forma frequente em adultos e também em crianças.

Saúde
Toxoplasmose na gravidez: Causas, sintomas e tratamento

Muitas vezes imperceptível para a mãe e imensamente maléfica para o bebê, a toxoplasmose durante a gravidez pode trazer prejuízos graves.

Saúde
Sífilis, como identificar e como realizar o tratamento!

A sífilis é um problema que ataca de forma silenciosa, e inclusive requer cuidados, depois de sua infecção inicial.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015