Dor de dente: saiba as causas e como tratar!

Início » Saúde » Dor de dente: saiba as causas e como tratar!
A dor de dente é bastante citada como uma das dores mais incômodas que alguém pode sentir. Sendo assim, é importante saber como tratar...
IMAGEM: Internet
Dor de dente: saiba as causas e como tratar!

A dor de dente pode ser aliviada com medidas simples

A dor de dente é bastante citada como uma das dores mais incômodas que alguém pode sentir. Sendo assim, é importante saber como tratar a dor de dente, promovendo alívio. Contudo, qualquer cuidado paliativo que se tenha não dispensa a visita ao dentista e o tratamento especializado. Aliás, é recomendado que as visitas de rotina ao dentista ocorram a cada seis meses.

Quais são as causas da dor de dente?

Há uma série de situações que podem desencadear a dor, como as cáries, o nascimento dos dentes do siso, dentes quebrados, etc. Dessa forma, é muito importante que, em caso de dor de dente, consulte-se um dentista o mais rápido possível a fim de fazer o diagnóstico correto.

O que fazer em caso de dor de dente

Quando a dor de dente começa, é possível realizar alguns procedimentos simples, tais como observar o local da dor com a ajuda de um espelho. Pode-se também tentar encontrar o que causa a dor: uma possível inflamação ou um dente que esteja nascendo podem ser os responsáveis.  No caso de um dente do siso nascendo, é possível aliviar a dor através de ingestão de alimentos gelados, como o sorvete.

Outra medida que se pode tomar em caso de dor é enxaguar a boca utilizando água morna e salgada, que ajuda a tratar as possíveis infecções. Utilizar o fio dental também é um recurso, pois a dor de dente pode ser causada por algum resíduo de alimento. Por fim, aplicar uma bolsa de gelo no rosto é uma opção, uma vez que o gelo tem efeito anestésico e ajudará a aliviar a dor.

O cravo possui propriedades antissépticas e, dessa forma, mascar um cravo por dia é uma opção para ajudar no controle de possíveis infecções enquanto se espera a consulta com o dentista. Outro produto que ajuda a controlar infecções é o bochecho com chá de losna, que também tem ação analgésica.

No caso de a dor de dente ser do tipo latejante, uma medida que pode aliviá-la é manter a cabeça elevada. Utilizar uma gaze ou um protetor dental também é uma opção caso o dente esteja sensível ao ar, sendo que essa gaze e esse protetor específico são encontrados nas farmácias.

O que evitar quando se está com dor de dente

Há alguns alimentos que devem ser evitados pelas pessoas que estão com dor de dente e aguardando a consulta com o dentista. Os alimentos ácidos, por exemplo, devem ser evitados, bem como os alimentos muito quentes ou muito duros.

Problemas que desencadeiam a dor

A dor de dente pode estar associada a problemas crônicos como o bruxismo, no qual as pessoas rangem os dentes enquanto dormem, fazendo com que eles fiquem lascados. Em casos como esse, é preciso fazer um acompanhamento prolongado com um especialista. A sinusite também é uma condição que pode desencadear a dor em vários dentes ao mesmo tempo, especialmente a dor nos dentes superiores.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Vitiligo: Sintomas e como identificar e tratar

Temos o vitiligo como uma doença de pele que causa a perda de forma gradativa da pigmentação da mesma. Normalmente o surgimento das manchas em todo o corpo

Saúde
Como tratar a garganta inflamada, causas e sintomas!

A dor de garganta é um dos sintomas comuns para a prática da medicina, ocorre de forma frequente em adultos e também em crianças.

Saúde
Conjuntivite, como reconhecer os sinais da doença e tratá-la.

A conjuntivite é uma doença bastante comum e que acomete grande parte da população. Ela acontece quando a conjuntiva, localizada nos olhos, fica inflamada.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015