Endometriose: Causas, sintomas e tratamento da doença

Início » Saúde » Endometriose: Causas, sintomas e tratamento da doença
O sistema de endometriose é uma condição bastante debilitante e crônica, que acaba afetando uma em cada dez mulheres em idade reprodutiva.
IMAGEM: internet
Endometriose: Causas, sintomas e tratamento da doença

Endometriose

Temos a Endometriose que vem do nome endométrio, esta que é a parte interna que recobre o útero. Além disto, o endométrio se forma com um aumento dos hormônios femininos, e quando acontece uma queda nas taxas destes hormônios, o endométrio se desfaz e sangra, o que acaba gerando a menstruação.

O sistema de endometriose é uma condição bastante debilitante e crônica, que acaba afetando uma em cada dez mulheres em idade reprodutiva, esta que é caracterizada pela presença de partes do tecido endometrial fora do útero, como por exemplo, nas tubas uterinas, bexiga ou ainda outras tubas pélvicas.

 Endometriose: Sintomas e tratamento

Entre o primeiro sintoma da endometriose podemos citar as dores pélvicas que sempre são associadas ao ciclo menstrual. Em contrapartida, as mulheres com endometriose dizem que a dor pélvica, durante o período de menstruação é pior do que o normal e aumenta com o passar do tempo.

Situações frequentes oferecem dismenorreia, dores no baixo abdômen, dores em relações sexuais com penetração, infertilidade, fadiga, diarreia e náuseas.

A partir deste diagnóstico é que o médico irá oferecer o melhor tipo de tratamento para o paciente, este que pode ocorrer de várias formas.

 Endometriose: Como identificar e tratar

Existem alguns fatores de risco que podem identificar a situação de endometriose, como por exemplo uma mãe ou uma irmã que tiver endometriose, apresentando pelo menos seis vezes mais possibilidade de desenvolver endometriose do que as mulheres de forma geral.

Entre outros fatores de risco podemos citar começar a menstruar muito cedo, ciclos menstruais frequentes, bem como problemas como o hímen não perfurado, que bloqueia a passagem do sangue da menstruação, e anormalidades de útero.

Ao sentir os primeiros sintomas do problema, procure por um médico, dores acima do normal durante o período menstrual não é uma situação comum, o que inclusive merece uma grande atenção.

O médico deverá realizar exames pélvicos, investigando a região pélvica da paciente, e procurando por anormalidades como as massas anormais de órgãos reprodutores ou de cicatrizes.

Endometriose: Como tratar a doença

As alternativas para tratamento da doença deverão incluir medicamentos para o controle da dor, bem como medicamentos para impedir que a endometriose possa piorar.

Cirurgias para retirar as áreas afetadas pela endometriose, além de histerectomia com a retirada dos dois ovários.

Os tratamentos indicados também dependem de alguns fatores como a idade, a gravidade dos sintomas, da doença, e se a mulher tem interesse em ter filhos.

Principais sintomas da " Endometriose".

Caso você tenha fortes dores abdominais, nas relações sexuais com penetração, além de sangramento em excesso é importante ter um pouco de atenção neste sentido. Busque ajuda médica já que os profissionais poderão lhe ajudar a melhor forma possível.

O médico irá realizar exames pélvicos, bem como ultrassom, ressonância magnética, além da laparoscopia, um método que é a última opção de diagnóstico da doença.

Suas opções para tratar dependem de todo o acompanhamento que é realizado pelo médico.

Para aliviar os sintomas, procure tomar banhos quentes e utilize bolsas de água quente, ambos podem ajudar a relaxar os músculos da região pélvica reduzindo as dores no local.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Dor nos olhos, causas, sintomas e formas de tratamento!

As dores nos olhos são uma sensação bastante dolorosa que ocorrem na região dos olhos, seja apenas em sua superfície, como também nas estruturas internas

Saúde
Disartria, causas, sintomas e formas de tratamento!

Esta é uma doença definida como a dificuldade de utilizar os músculos da fala, ou a fraqueza dos mesmos.

Saúde
Plaquetas baixas, como tratar e prevenir

Quando as plaquetas estão baixas, temos um quadro clínico que é chamado de Plaquetopenia, o que nada mais é do que o nível de plaquetas em valor inferior.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015