Giardia Lamblia: Sintomas, tratamento e como identificar

Início » Saúde » Giardia Lamblia: Sintomas, tratamento e como identificar
O protozoário conhecido como Giardia Lamblia é o agente responsável pela giardíase, doença em que o protozoário passa a parasitar o intestino humano
IMAGEM: internet
Giardia Lamblia: Sintomas, tratamento e como identificar

Giardia Lamblia

            Giardia Lamblia: Sintomas e tratamento

             O protozoário conhecido como Giardia Lamblia (também chamado de Giardia intestinalis ou Giardia duodenale) é o agente responsável pela giardíase (ou giardiose), doença em que o protozoário passa a parasitar o intestino humano e provoca diarreias e dores abdominais. A contaminação acontece a partir de contato com fezes humanas contaminadas, sendo, portanto, uma doença comum em lugares onde falta boa estrutura de saneamento básico. Beber ou banhar-se em água contaminada, comer alimentos que tiveram contados com mãos mal lavadas e manuseio de solo contaminado são formas de contrair a Giardia Lamblia.

            Após ingerir os cistos da giárdia, no intestino delgado, eles se transformarão nos chamados trofozoítas, forma mais adulta do protozoário que possui flagelo e é capaz de reprodução. Ele se conecta à parede do intestino e, então, passa a se alimentar dos nutrientes que ingerimos. Assim, o parasita causa problemas como a síndrome de má absorção, em que o paciente tem dificuldades em digerir nutrientes como gorduras, vitaminas e carboidratos e, em consequência disso, perde peso.

            Logo abaixo, veja mais informações sobre a patologia e como se dá seu tratamento.

Giárdia Lamblia: como identificar

                        Notando sintomas como distensão abdominal, diarreia líquida ou gordurosa, dores abdominais e vômitos, é preciso procurar atendimento médico. A partir de uma análise dos sintomas, o médico deve solicitar exames de amostrar fecais do paciente. A presença de cistos comprovará a infecção.

 Giardíase: como tratar a doença

            Por se tratar de uma patologia cuja transmissão se dá através de fezes, o tratamento tem por objetivo aliviar os sintomas de dores e incômodo e fazer com que o paciente deixe de eliminar cistos do protozoário pelas fezes, de modo que outras pessoas não contraiam a Giárdia. O médico prescreverá drogas adequadas para tratar a giardíase, tal como Tinidazol, Secnidazol, Metronidazol e Albendazol, segundo suas doses corretas.

Os principais sintomas de Giardíase

            Esteja atento e procure um médico caso apresente os seguintes sintomas:

 

Na fase inicial da doença:

. Diarreia líquida ou gordurosa, que recebe o nome de esteatorreia;

. Dores abdominais;

. Presença de flatulência

. Náuseas e vomito;

 . Perda de peso.

 Na fase crônica da doença, em que o paciente permanece infectado e apresentando sintomas por um longo período, os sintomas são:

. Fezes com consistência pastosa;

. Fezes gordurosas (esteatorreia);

. Perda de peso acentuada;

. Fadiga;

. Depressão.

          Como mencionado anteriormente, a giardíase é mais comum em locais onde as condições sanitárias são precárias e o saneamento básico é deficiente. Assim, para que o problema se resolva em certas áreas, é preciso que governos se mobilizem para aumentar a qualidade de vida dos moradores e providenciem as condições necessárias para que o contato com fezes deixe de ocorrer.

         No entanto, ainda que você more em uma cidade com a estrutura adequada de saneamento, procure lavar bem suas mãos e se certificar de que os alimentos – os crus, essencialmente – tenham sido adequadamente lavados. Assim, você se protege contra a giardíase.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Dor de dente: saiba as causas e como tratar!

A dor de dente é bastante citada como uma das dores mais incômodas que alguém pode sentir. Sendo assim, é importante saber como tratar...

Saúde
Mioma Uterino: Sintomas, como identificar e tratamento da doença

Os miomas uterinos nada mais são do que tumores de forma não cancerosa do útero, o que muitas vezes aparecem durante a idade fértil.

Saúde
Coqueluche: Sintomas e tratamento

A Coqueluche é uma doença respiratória que ocorre de forma altamente contagiosa. Normalmente é marcada por tosse severa e seca, seguida por ingestão aguda.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015