Giardia Lamblia
Giardia Lamblia: Sintomas e tratamento
O protozoário conhecido como Giardia Lamblia (também chamado de Giardia intestinalis ou Giardia duodenale) é o agente responsável pela giardíase (ou giardiose), doença em que o protozoário passa a parasitar o intestino humano e provoca diarreias e dores abdominais. A contaminação acontece a partir de contato com fezes humanas contaminadas, sendo, portanto, uma doença comum em lugares onde falta boa estrutura de saneamento básico. Beber ou banhar-se em água contaminada, comer alimentos que tiveram contados com mãos mal lavadas e manuseio de solo contaminado são formas de contrair a Giardia Lamblia.
Após ingerir os cistos da giárdia, no intestino delgado, eles se transformarão nos chamados trofozoítas, forma mais adulta do protozoário que possui flagelo e é capaz de reprodução. Ele se conecta à parede do intestino e, então, passa a se alimentar dos nutrientes que ingerimos. Assim, o parasita causa problemas como a síndrome de má absorção, em que o paciente tem dificuldades em digerir nutrientes como gorduras, vitaminas e carboidratos e, em consequência disso, perde peso.
Logo abaixo, veja mais informações sobre a patologia e como se dá seu tratamento.
Giárdia Lamblia: como identificar
Notando sintomas como distensão abdominal, diarreia líquida ou gordurosa, dores abdominais e vômitos, é preciso procurar atendimento médico. A partir de uma análise dos sintomas, o médico deve solicitar exames de amostrar fecais do paciente. A presença de cistos comprovará a infecção.
Giardíase: como tratar a doença
Por se tratar de uma patologia cuja transmissão se dá através de fezes, o tratamento tem por objetivo aliviar os sintomas de dores e incômodo e fazer com que o paciente deixe de eliminar cistos do protozoário pelas fezes, de modo que outras pessoas não contraiam a Giárdia. O médico prescreverá drogas adequadas para tratar a giardíase, tal como Tinidazol, Secnidazol, Metronidazol e Albendazol, segundo suas doses corretas.
Os principais sintomas de Giardíase
Esteja atento e procure um médico caso apresente os seguintes sintomas:
Na fase inicial da doença:
. Diarreia líquida ou gordurosa, que recebe o nome de esteatorreia;
. Dores abdominais;
. Presença de flatulência
. Náuseas e vomito;
. Perda de peso.
Na fase crônica da doença, em que o paciente permanece infectado e apresentando sintomas por um longo período, os sintomas são:
. Fezes com consistência pastosa;
. Fezes gordurosas (esteatorreia);
. Perda de peso acentuada;
. Fadiga;
. Depressão.
Como mencionado anteriormente, a giardíase é mais comum em locais onde as condições sanitárias são precárias e o saneamento básico é deficiente. Assim, para que o problema se resolva em certas áreas, é preciso que governos se mobilizem para aumentar a qualidade de vida dos moradores e providenciem as condições necessárias para que o contato com fezes deixe de ocorrer.
No entanto, ainda que você more em uma cidade com a estrutura adequada de saneamento, procure lavar bem suas mãos e se certificar de que os alimentos – os crus, essencialmente – tenham sido adequadamente lavados. Assim, você se protege contra a giardíase.
AVC, ou também conhecido Acidente Vascular Cerebral, ou Derrame Cerebral é uma situação que acontece quando existe um entupimento dos vasos que levam sangue
A Sinusite é uma doença que pode ser secundária de uma infecção, quadros de alergia ou fatores que atrapalhem o movimento da secreção nos seios da face.
Nos últimos anos, o tratamento para os portadores da Aids melhorou muito, entretanto, é preciso saber reconhecer os sintomas e se prevenir.