Glaucoma
Glaucoma: sintomas e tratamento
Quando se fala em glaucoma, refere-se, na verdade, a mais de uma doença que pode acometer o nervo ótico, responsável por levar a imagem captado pelo olho ao cérebro, e causa danos permanentes. Os tipos de glaucoma são:
- Glaucoma de ângulo aberto (crônico): a mais comum forma de glaucoma, é muitas vezes hereditária. Com o passar dos anos, a pressão ocular aumenta gradualmente até causar danos ao nervo ótico e perda de campo de visão.
- Glaucoma de ângulo fechado (agudo): dá-se quando a saída do humor aquoso é impedida de maneira abrupta. Isso leva a um aumento rápido da pressão intraocular e causa dor. Requer atendimento de emergência, ao contrário do glaucoma de ângulo aberto, que é crônico e acontece gradualmente.
- Glaucoma congênito: o indivíduo nasce com a doença, que é adquirida ainda na gravidez. É uma forma de glaucoma rara e requer tratamento o mais rápido possível após descoberta.
Veja a seguir mais características relativas ao glaucoma, seus sintomas e possíveis tratamentos.
Glaucoma: como identificar
Ao perceber sintomas como perda de visão periférica, nebulosidade, aumento dos olhos – ou um deles -, vermelhidão ou qualquer anomalia relativa aos seus olhos, procure imediatamente um oftalmologista. Ele procurará entender os sintomas e deverá fazer um exame ocular completo, ou seja, averiguar pressão intraocular, examinar o nervo ótico, a acuidade visual e os demais exames. Apenas assim é possível diagnosticar o glaucoma, já que apenas a pressão intraocular pode não ser bom indicativo por causa de suas variações.
Glaucoma: como tratar a doença
Existem medicamentos para tratar o glaucoma, mas há casos que requerem cirurgia também. O tratamento depende da forma de glaucoma que acomete o paciente.
- Glaucoma de ângulo aberto (crônico): geralmente, respondem bem a tratamentos com colírios especializados. Podem ser prescritas pílulas capazes de manter a pressão intraocular sob controle e, ainda, um tratamento a laser para melhorar a circulação de humor aquoso. Por fim, há pacientes que podem precisar de cirurgia para que seja aberta uma nova via para normalizar o fluxo de humor aquoso.
- Glaucoma de ângulo fechado (agudo): o mais rápido possível, devem ser administrados colírios, pílulas e medicamento intravenoso para diminuir a pressão intraocular. Pode ser necessária uma operação de emergência.
Os principais sintomas do Glaucoma
- Glaucoma de ângulo aberto: perda crônica da visão periférica lateral.
- Glaucoma de ângulo fechado: dor elevada e repentina em um olho;
. visão embaçada ou prejudicada;
. náusea e vômito;
. vermelhidão nos olhos;
. inchaço nos olhos.
- Glaucoma congênito: nebulosidade;
. aumento do tamanho de um ou os dois olhos;
. vermelhidão nos olhos;
. sensibilidade à luz;
. lacrimação.
- Glaucoma secundário: sintomas semelhantes aos do glaucoma de ângulo fechado.
Esteja atento aos sintomas e, caso perceba alguma alteração, procure o seu médico.
Emagrecer já é uma tarefa difícil para muitas pessoas, em contrapartida, emagrecer de forma saudável, é algo mais difícil ainda, mas vamos dar algumas dicas
Com ocorrências cada vez mais raras no Brasil em decorrência da vacinação infantil, a caxumba é uma patologia conhecida por deixar o rosto inchado
É muito importante que as pessoas saibam reconhecer quais são os sintomas das doenças cardíacas e também quais são as formas disponíveis de tratamento.