Glaucoma:Quais os sintomas,como identificar e como tratar doença

Início » Saúde » Glaucoma:Quais os sintomas,como identificar e como tratar doença
Quando se fala em glaucoma, refere-se, na verdade, a mais de uma doença que pode acometer o nervo ótico, responsável por levar a imagem captado pelo olho
IMAGEM: Internet
Glaucoma:Quais os sintomas,como identificar e como tratar doença

Glaucoma

            Glaucoma: sintomas e tratamento

Quando se fala em glaucoma, refere-se, na verdade, a mais de uma doença que pode acometer o nervo ótico, responsável por levar a imagem captado pelo olho ao cérebro, e causa danos permanentes. Os tipos de glaucoma são:

 -  Glaucoma de ângulo aberto (crônico): a mais comum forma de glaucoma, é muitas vezes hereditária. Com o passar dos anos, a pressão ocular aumenta gradualmente até causar danos ao nervo ótico e perda de campo de visão.

- Glaucoma de ângulo fechado (agudo): dá-se quando a saída do humor aquoso é impedida de maneira abrupta. Isso leva a um aumento rápido da pressão intraocular e causa dor. Requer atendimento de emergência, ao contrário do glaucoma de ângulo aberto, que é crônico e acontece gradualmente.

- Glaucoma congênito: o indivíduo nasce com a doença, que é adquirida ainda na gravidez. É uma forma de glaucoma rara e requer tratamento o mais rápido possível após descoberta.

  • Glaucoma secundário: este costuma advir de fatores externos, como o uso de corticosteroides não supervisionado, traumas e outras doenças capazes de desencadear o glaucoma.

Veja a seguir mais características relativas ao glaucoma, seus sintomas e possíveis tratamentos.

Glaucoma: como identificar

            Ao perceber sintomas como perda de visão periférica, nebulosidade, aumento dos olhos – ou um deles -, vermelhidão ou qualquer anomalia relativa aos seus olhos, procure imediatamente um oftalmologista. Ele procurará entender os sintomas e deverá fazer um exame ocular completo, ou seja, averiguar pressão intraocular, examinar o nervo ótico, a acuidade visual e os demais exames. Apenas assim é possível diagnosticar o glaucoma, já que apenas a pressão intraocular pode não ser bom indicativo por causa de suas variações.

Glaucoma: como tratar a doença

            Existem medicamentos para tratar o glaucoma, mas há casos que requerem cirurgia também. O tratamento depende da forma de glaucoma que acomete o paciente.

- Glaucoma de ângulo aberto (crônico): geralmente, respondem bem a tratamentos com colírios especializados. Podem ser prescritas pílulas capazes de manter a pressão intraocular sob controle e, ainda, um tratamento a laser para melhorar a circulação de humor aquoso. Por fim, há pacientes que podem precisar de cirurgia para que seja aberta uma nova via para normalizar o fluxo de humor aquoso.

- Glaucoma de ângulo fechado (agudo): o mais rápido possível, devem ser administrados colírios, pílulas e medicamento intravenoso para diminuir a pressão intraocular. Pode ser necessária uma operação de emergência.

  • Glaucoma congênito: é feita uma cirurgia para que as câmaras do ângulo sejam desobstruídas.

 Os principais sintomas do Glaucoma

- Glaucoma de ângulo aberto: perda crônica da visão periférica lateral.

- Glaucoma de ângulo fechado: dor elevada e repentina em um olho;

. visão embaçada ou prejudicada;

. náusea e vômito;

. vermelhidão nos olhos;

. inchaço nos olhos.

- Glaucoma congênito: nebulosidade;

. aumento do tamanho de um ou os dois olhos;

. vermelhidão nos olhos;

. sensibilidade à luz;

. lacrimação.

- Glaucoma secundário: sintomas semelhantes aos do glaucoma de ângulo fechado.

             Esteja atento aos sintomas e, caso perceba alguma alteração, procure o seu médico.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Como identificar e tratar a Apendicite de forma correta!

A apendicite é uma doença traiçoeira, uma vez que, se não tratada a tempo e de modo adequado, pode levar à morte.

Saúde
Coqueluche: Sintomas e tratamento

A Coqueluche é uma doença respiratória que ocorre de forma altamente contagiosa. Normalmente é marcada por tosse severa e seca, seguida por ingestão aguda.

Saúde
Hepatite B:Como identificar a doença, os sintomas e Tratamento

Apelidada de “amarelão” popularmente, a hepatite, em sua forma B (há hepatite A, B, C, D e E), é causada pelo vírus VHB. e este infecta as células do fígado

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015