Hepatite B:Como identificar a doença, os sintomas e Tratamento

Início » Saúde » Hepatite B:Como identificar a doença, os sintomas e Tratamento
Apelidada de “amarelão” popularmente, a hepatite, em sua forma B (há hepatite A, B, C, D e E), é causada pelo vírus VHB. e este infecta as células do fígado
IMAGEM: encrypted
Hepatite B:Como identificar a doença, os sintomas e Tratamento

Hepatite B

            Hepatite B: Sintomas e Tratamento

             Apelidada de “amarelão” popularmente, a hepatite, em sua forma B (há hepatite A, B, C, D e E), é causada pelo vírus VHB. Este infecta as células do fígado e se multiplica, provocando uma inflamação e possivelmente necrose no órgão.

            A infecção pelo vírus VHB se dá por meio de relação sexual sem preservativo, contato com sangue contaminado ou no momento do parto, quando uma mãe portadora passa a doença para o bebê. De maneira geral, os sintomas se manifestam entre 2 a 4 meses após o indivíduo ter contraído o vírus.

            A grande maioria dos que adquirem hepatite B se curam aos poucos e de maneira espontânea, mas calcula-se que algo como 5 a 10% desses pacientes não conseguem eliminar o vírus de seu organismo e desenvolvem a forma crônica da doença, o que pode levar a patologias graves como o câncer de fígado. No caso de infecção de mãe para filho, a maioria das crianças não elimina o vírus e desenvolve a forma crônica da hepatite B.

            Para saber mais sobre a doença, veja mais a seguir.

 

Hepatite B: Como identificar

            A hepatite B é, muitas vezes, assintomática – especialmente quando a doença é crônica, é possível perceber os danos apenas muitos anos depois da infecção. Assim, a doença pode ser detectada por acaso, em algum exame de rotina que demonstre alterações no organismo, por exemplo.

            No entanto, quando é aguda, a hepatite costuma apresentar sintomas. Caso perceba a pele amarelada, dor na região abdominal do fígado, entre outros indicativos, o indivíduo deve procurar auxílio médico. Durante o exame clínico, é necessário responder de forma completa e honesta às perguntas do médico, e este, ao analisar o quadro, deve pedir exames de sangue para comprovar a presença do vírus no organismo. Também pode ser solicitado um exame que demonstre se o fígado está aumentado/alterado.

            Após confirmar o diagnóstico, será preciso fazer uma biópsia do fígado para entender o quanto a doença evoluiu e como se dará o tratamento.

 

Hepatite B: como tratar a doença

            No caso de hepatite B aguda, como foi mencionado, é provável que o organismo do indivíduo consiga eliminar o vírus naturalmente. Desta forma, é preciso apenas seguir recomendações como repousar e não ingerir álcool ou drogas que possam sobrecarregar o fígado, além de tomar medicamentos que atenuem os sintomas. Também é importante fazer exames de sangue periódicos para entender se o organismo pôde, de fato, eliminar o VHB.

            Em caso de hepatite B crônica, o paciente deve ser tratado com antivirais, que objetivam controlar a reprodução virótica e evitar que mais danos sejam causados. No entanto, se o dano ao fígado já estiver muito avançado, pode ser necessário um transplante.

 Os principais sintomas da Hepatite B

            No caso de hepatite B aguda, o paciente apresenta:

- Pele e olhos amarelados;

- Febre baixa;

- Dores ou incômodo na região abdominal relativa ao fígado;

- Urina escurecida;

- Fadiga;

- Náusea e vômitos;

- Apetite diminuído;

- Dores nos músculos.

               Previna-se contra a doença e, em caso de suspeitas, procure ajuda médica.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Diabetes: Sintomas e tratamento da doença!

Causada pelo aumento da taxa de açúcar no sangue, a Diabetes traz complicações sérias e, por isso, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível.

Saúde
Dor de Cabeça: sintomas e como tratar!

A dor de cabeça é um mal que acomete uma grande parcela da população, sendo possível doer os dois lados da cabeça ou um lado só.

Saúde
Dieta Dukan: Confira as 4 fases da dieta Dukan e muito mais!

A Dieta Dukan, que foi criada por Pierre Dukan, que é conhecida como a dieta das proteínas ou da princesa, já é defendida por Dukan há mais de 30 anos.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015