Hipotireoidismo:Causas,sintomas e formas de tratamento da doença

Início » Saúde » Hipotireoidismo:Causas,sintomas e formas de tratamento da doença
Condição de hipotireoidismo nada mais é do que um problema onde a glândula de tireoide não produz hormônios suficientes para toda a necessidade do organismo
IMAGEM: Internet
Hipotireoidismo:Causas,sintomas e formas de tratamento da doença

Hipotireoidismo

A condição de hipotireoidismo nada mais é do que um problema onde a glândula de tireoide não produz hormônios suficientes para toda a necessidade do organismo.

A tireoide nada mais é do que um órgão que faz parte do sistema endócrino, que está localizado na região anterior do pescoço, no entrono da traqueia. E apesar de seu tamanho médio ser equivalente a 15 ml. E é ela quem é a responsável por uma produção de 2 tipos de hormônios diferenciados, entre eles podemos citar a triidodotirona T3 e a tetraiodotironina a T4, estes são hormônios que acabam controlando como é que cada uma das células do corpo gasta a energia, o que é o chamado metabolismo.

O hipotireoidismo acontece quando os níveis de T3 e T4 estão baixos. E nesta situação alguns sintomas como por exemplo o cansaço, a sonolência, a dificuldade de perda de peso, os cabelos e as unhas ficam secos e quebradiços, além disto diversos problema poderão desencadear esta situação.

Hipotireoidismo: Sintomas e tratamento

Temos os primeiros sinais e sintomas do hipotireoidismo que variam bastante, dependendo da pessoa e da gravidade da situação. De forma geral, os sintomas que são manifestados por uma pessoa que possui esta doença tendem a se desenvolver de forma lenta e precisa, e ás vezes por muitos e muitos anos.

Durante a primeira fase da doença, você poderá notar somente alguns dos indícios, mas sem desconfiar que isto poderá se tratar da doença do hipotireoidismo.

Com o passar do tempo, com as alterações que ocorrem de forma cada vez mais marcante, os sintomas da doença poderão começar a aparecer de forma mais evidente, levando os mesmos a procurar por ajuda de médicos.

 

 

Hipotireoidismo: Como identificar e tratar

Caso você esteja se sentindo cansado sem qualquer motivo aparente, ou ainda apresentar qualquer sinal ou sintoma de hipotireoidismo é importante procurar por ajuda dos médicos para tratar da melhor forma possível o problema.

Se você tiver operado a tireoide anteriormente é necessário consultar um médico com boa frequência para exames de análise de funcionamento da tireoide. A partir disto, se você tiver o colesterol alto, converse com o seu endocrinologista pois o hipotireoidismo poderá estar entre uma das principais causas deste problema.

Caso você esteja recebendo terapia hormonal como uma parte do tratamento para o hipotireoidismo, algumas visitas regulares ao médico são necessárias para que seja feito o seu devido acompanhamento. Ao longo de todo o tempo as doses de medicamento poderão mudar.

Apenas um médico poderá fazer o melhor diagnóstico sobre a situação da doença e poderá indicar o melhor tratamento.

 

Hipotireoidismo: Como tratar a doença

Os tratamentos de hipotireoidismo padrão devem envolver a utilização diária de uma versão sintética de hormônios, a tetraiodotironina, a levo tiroxina, entre outros medicamentos. Este tipo de medicação oral poderá restaurar os níveis de hormônios adequados, revertendo a partir disto os sinais e os sintomas da doença.

 

Principais sintomas do Hipotireoidismo

Todos os sinais e sintomas do hipotireoidismo variam muito, dependendo da pessoa e da gravidade da situação. De forma geral os sintomas são manifestados por uma pessoa e tendem a se desenvolver lentamente, muitas vezes por muitos anos. Se você sentir fadiga, sensibilidade ao frio, rouquidão, colesterol alto, queda de cabelo, ritmo cardíaco mais lento, bem como problemas de memória, é importante buscar imediatamente por ajuda médica.

Veja outros sintomas tabem que podem ocorrer:

  • Excessivo cansaço;
  • Desânimo ou até mesmo depressão;
  • Raciocínio lento;
  • Fala arrastada;
  • Intolerância ao frio;
  • Déficit de atenção;
  • Pele ressecada;
  • Cabelos quebradiços;
  • Ganho de peso;
  • Inchaço nas pernas ou ao redor dos olhos;
  • Constipação;
  • Fraqueza muscular;
  • Ciclo menstrual irregular;
  • Redução da sudorese;
  • Problemas de fertilidade;
  • Aumento do colesterol;
  • Bradicardia. 
Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Acondroplasia: Sintomas e tratamento - Saiba mais sobre a doença

A suspeita da doença poderá ser sempre visualizada a partir da presença de baixas estaturas, já ao nascimento do bebê, bem como a presença de encurtamentos

Saúde
Sífilis, como identificar e como realizar o tratamento!

A sífilis é um problema que ataca de forma silenciosa, e inclusive requer cuidados, depois de sua infecção inicial.

Saúde
Dor de dente: saiba as causas e como tratar!

A dor de dente é bastante citada como uma das dores mais incômodas que alguém pode sentir. Sendo assim, é importante saber como tratar...

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015