HPV: Sintomas e tratamento da doença!

Início » Saúde » HPV: Sintomas e tratamento da doença!
O HPV é uma doença muito séria e responsável pela morte de uma grande quantidade de mulheres, saiba o que caracteriza a HPV e como tratar.
IMAGEM: Imuniza
HPV: Sintomas e tratamento da doença!

Quais os principais sintomas do HPV, causas e tratamento da doença.

O HPV é uma doença muito séria e responsável pela morte de uma grande quantidade de mulheres. Dessa forma, é essencial que se conheça mais sobre a doença, sobre seus sintomas e também sobre suas possíveis formas de tratamento.

O que é o HPV?

Tendo muitos nomes populares, o HPV é uma doença do tipo sexualmente transmissível que tem como sua causa o Papilomavirus Humano (HPV). Na atualidade, mais de 100 tipos de HPV são conhecidos, sendo que alguns deles são responsáveis pela ocorrência de câncer no ânus e no colo do útero.

HPV e câncer

Infelizmente, a infecção pelo HPV é bastante comum. Porém, a boa notícia é que nem sempre uma infecção por HPV resulta em um câncer. Porém, é essencial que se faça um acompanhamento médico periódico a fim de realizar exames de rotina nos quais o HPV pode ser descoberto. No caso das mulheres, é muito importante visitar regularmente o ginecologista.

Quais são as causas do HPV?

A principal maneira de se contrair o HPV é tendo relações sexuais desprotegidas, ou seja, sem o uso de camisinha. Mesmo as pessoas que não apresentam sintomas podem transmitir o vírus para o parceiro, assim como acontece com o vírus HIV. Outra forma de contrair o HPV é durante o parto, quando o vírus pode ser transmitido da mãe para o bebê.

Como identificar a ocorrência do HPV

Assim como a maior parte das doenças, o HPV traz alguns sintomas, sendo que o mais comum é o aparecimento de verrugas que podem variar de tamanho. Nas mulheres, essas verrugas são mais usuais na vagina, no colo do útero, na região anal e também na vulva. Já no caso dos homens, as verrugas características do HPV tendem a aparecer na região anal e na glande, conhecida como cabeça do pênis.

Outros lugares do corpo onde os sintomas do HPV podem se manifestar são a boca e a garganta, sendo importante lembrar que a pessoa infectada pelo HPV pode transmitir aos outros o vírus mesmo sem apresentar qualquer tipo de verruga.

Como tratar o HPV

Em primeiro lugar, é preciso procurar atendimento médico o mais rápido possível quando se nota os primeiros sintomas do HPV. A necessidade de procurar um médico é real porque apenas ele pode, através da avaliação do quadro e das condições do paciente, definir qual é a melhor linha de tratamento.

É possível prevenir o HPV?

A resposta é sim. Há vacinas disponíveis que prometem proteger as pessoas do HPV: as vacinas bivalentes e quadrivalentes previnem a ocorrência do câncer do colo do útero. Contudo, a melhor forma de se prevenir é utilizando camisinha em todos os tipos de contato sexual que ocorrerem.

Assim como acontece com a infecção pelo vírus HIV, a camisinha é a única forma de prevenção que alcança quase os 100% de segurança, podendo ser utilizada tanto a camisinha feminina quanto a camisinha masculina, de acordo com a preferência do casal.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Alzheimer: Principais sintomas da doença!

Essa é uma doença que acomete, principalmente, idosos, sendo que ainda não há cura para ela. Confira os principais sintomas do Alzheimer.

Saúde
Cravos na pele, como tratar e eliminar o problema

É importante saber como realizar um tratamento eficaz para deixar a pele livre dos cravos.

Saúde
Cisto de ovário, causas, sintomas e formas de tratamento!

Os cistos de ovário nada mais são do que bolsas repletas de líquidos que se formam sobre ou na parte de dentro de seu ovário.

Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015