HPV: Sintomas e tratamento da doença!

Início » Saúde » HPV: Sintomas e tratamento da doença!
O HPV é uma doença muito séria e responsável pela morte de uma grande quantidade de mulheres, saiba o que caracteriza a HPV e como tratar.
IMAGEM: Imuniza
HPV: Sintomas e tratamento da doença!

Quais os principais sintomas do HPV, causas e tratamento da doença.

O HPV é uma doença muito séria e responsável pela morte de uma grande quantidade de mulheres. Dessa forma, é essencial que se conheça mais sobre a doença, sobre seus sintomas e também sobre suas possíveis formas de tratamento.

O que é o HPV?

Tendo muitos nomes populares, o HPV é uma doença do tipo sexualmente transmissível que tem como sua causa o Papilomavirus Humano (HPV). Na atualidade, mais de 100 tipos de HPV são conhecidos, sendo que alguns deles são responsáveis pela ocorrência de câncer no ânus e no colo do útero.

HPV e câncer

Infelizmente, a infecção pelo HPV é bastante comum. Porém, a boa notícia é que nem sempre uma infecção por HPV resulta em um câncer. Porém, é essencial que se faça um acompanhamento médico periódico a fim de realizar exames de rotina nos quais o HPV pode ser descoberto. No caso das mulheres, é muito importante visitar regularmente o ginecologista.

Quais são as causas do HPV?

A principal maneira de se contrair o HPV é tendo relações sexuais desprotegidas, ou seja, sem o uso de camisinha. Mesmo as pessoas que não apresentam sintomas podem transmitir o vírus para o parceiro, assim como acontece com o vírus HIV. Outra forma de contrair o HPV é durante o parto, quando o vírus pode ser transmitido da mãe para o bebê.

Como identificar a ocorrência do HPV

Assim como a maior parte das doenças, o HPV traz alguns sintomas, sendo que o mais comum é o aparecimento de verrugas que podem variar de tamanho. Nas mulheres, essas verrugas são mais usuais na vagina, no colo do útero, na região anal e também na vulva. Já no caso dos homens, as verrugas características do HPV tendem a aparecer na região anal e na glande, conhecida como cabeça do pênis.

Outros lugares do corpo onde os sintomas do HPV podem se manifestar são a boca e a garganta, sendo importante lembrar que a pessoa infectada pelo HPV pode transmitir aos outros o vírus mesmo sem apresentar qualquer tipo de verruga.

Como tratar o HPV

Em primeiro lugar, é preciso procurar atendimento médico o mais rápido possível quando se nota os primeiros sintomas do HPV. A necessidade de procurar um médico é real porque apenas ele pode, através da avaliação do quadro e das condições do paciente, definir qual é a melhor linha de tratamento.

É possível prevenir o HPV?

A resposta é sim. Há vacinas disponíveis que prometem proteger as pessoas do HPV: as vacinas bivalentes e quadrivalentes previnem a ocorrência do câncer do colo do útero. Contudo, a melhor forma de se prevenir é utilizando camisinha em todos os tipos de contato sexual que ocorrerem.

Assim como acontece com a infecção pelo vírus HIV, a camisinha é a única forma de prevenção que alcança quase os 100% de segurança, podendo ser utilizada tanto a camisinha feminina quanto a camisinha masculina, de acordo com a preferência do casal.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Discinesia tardia, como identificar e como tratar a doença!

A doença de Discinesia tardia nada mais é do que movimentos involuntários, como por exemplo fazer caretas ou mesmo trejeitos ou piscar seguidamente.

Saúde
Diabetes: Sintomas e tratamento da doença!

Causada pelo aumento da taxa de açúcar no sangue, a Diabetes traz complicações sérias e, por isso, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível.

Saúde
Acondroplasia: Sintomas e tratamento - Saiba mais sobre a doença

A suspeita da doença poderá ser sempre visualizada a partir da presença de baixas estaturas, já ao nascimento do bebê, bem como a presença de encurtamentos

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015