Lupus: conheça os sintomas e as formas de tratamento.

Início » Saúde » Lupus: conheça os sintomas e as formas de tratamento.
Estima-se que haja uma quantidade superior a 80 doenças autoimunes conhecidas, sendo que uma delas é o lúpus
IMAGEM: Internet
Lupus: conheça os sintomas e as formas de tratamento.

Como identificar e tratar a doença

Estima-se que haja uma quantidade superior a 80 doenças autoimunes conhecidas, sendo que uma delas é o lúpus, doença que pode atacar uma grande quantidade de órgãos e de tecidos do corpo, como o cérebro, a pele, os rins e as articulações.

Os diferentes tipos de lúpus

O lúpus pode ser divido em três tipos diferentes: o lúpus induzido por drogas, o lúpus discoide e o lúpus sistêmico. O lúpus induzido ocorre por conta de alguma inflamação ocasionada pelo uso de determinados medicamentos. Contudo, os sintomas somem quando o paciente deixa de utilizá-los.

No lúpus do tipo discoide, a inflamação característica fica restrita à pele e os sinais de evidência desse tipo de lúpus são feridas cutâneas que acontecem na nuca, no couro cabeludo e também no rosto. Já o último tipo de lúpus, chamado de sistêmico, não fica restrito à pele e tende a afetar diversos órgãos do corpo.

Por que o lúpus acontece?

O lúpus, sendo uma doença autoimune, acontece quando as células de defesa do organismo, ou seja, o sistema imunológico, começam a atacar as células saudáveis. Embora não haja uma explicação científica definitiva para esse problema, o que se acredita é que ela seja causada por um fator genético.

Sendo um fato de ordem genética, acredita-se que existem pessoas com pré-disposição a desenvolver o lúpus, desde que sejam expostas a fatores desencadeantes, como o uso de determinados remédios e a exposição à luz do Sol.

 Os sinais do lúpus

Como todas as doenças, o lúpus também emite alguns sinais de que há algo errado e alguns desses sinais são: dor nas articulações, problemas para respirar, ansiedade, febre, dor no peito quando se inspira de modo profundo, mal estar, sensibilidade à luz solar, lesões na boca, feridas que pioram quando expostas ao sol, aumento nos linfonodos, perda de memória, fadiga, dor de cabeça, queda de cabelo, rigidez e inchaço nos músculos, etc.

Outro sintoma bastante comum do lúpus é vermelhidão, no formato de borboleta, nas faces. Conforme o paciente é exposto ao Sol, maior é a vermelhidão, que também pode ser chamada de rush cutâneo. A ocorrência desse sintoma chega à casa dos 50% dos pacientes com lúpus.

Como é feito o tratamento do lúpus?

Embora não haja uma cura para o lúpus, a doença pode ser controlada através de alguns tipos de tratamento, tratamento esse que varia de acordo com a intensidade da doença, que pode ser mais branda ou então mais grave. No caso da forma mais branda do lúpus, o tratamento inclui o uso de protetor solar; droga antimalárica, uso de corticoides tópicos e também anti-inflamatórios.

Já no caso da forma mais grave do lúpus, o tratamento inclui o uso de drogas citotóxicas, que têm a função de bloquear o crescimento das células, e também altas doses de imunossupressores ou de corticoides. A forma mais grave do lúpus pode ocasionar complicações e levar à morte, sendo muito importante o acompanhamento regular com um especialista.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Cãibras musculares - causas, tratamento e prevenção!

As cãibras musculares embora doloridas, não costumam deixar sequelas e, com as medidas adequadas, é possível diminuir a dor.

Saúde
Tireoide, problemas na glândula, sintomas e tratamentos corretos

Há muitas funções metabólicas que são controladas pelo trabalho da tireoide, sendo muito importante reconhecer os sintomas.

Saúde
Como identificar os sintomas da gravidez

Existem diversos sintomas de gravidez que podem acontecer antes do atraso de sua menstruação.

Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015