Meningite, o que é, sintomas e formas de tratamento!

Início » Saúde » Meningite, o que é, sintomas e formas de tratamento!
Temos a Meningite como uma inflamação de meninges, estas que são membranas que envolvem o cérebro. São muitos os tipos de meningite.
IMAGEM: Internet
Meningite, o que é, sintomas e formas de tratamento!

Meningite

Temos a Meningite como uma inflamação de meninges, estas que são membranas que envolvem o cérebro. São muitos os tipos de meningite, e para cada um deles existe uma causa e sintomas diferenciados.

São três tipos de meningites, e a maioria dos casos são provocados por vírus ou bactérias, mas a doença poderá ser transmitida através e fungos. Existem outros fatores que poderão desencadear em um quadro de meningite, como por exemplo podemos citar as alergias a medicamentos determinados, alguns tipos de cânceres e inflamações em regiões diversas.

Entre os tipos de meningite podemos citar a meningite viral, a meningite bacteriana, bem como a meningite fúngica.

Estes três tipos de meningite poderão levar a um quadro de meningite crônica que é difícil de tratar.

Meningite: Sintomas e tratamento

São muitas as causas da meningite, e estas variam conforme o seu tipo. A mais comum das situações de meningites é aquela causada por vírus, existem alguns casos onde a doença é provocada por bactérias. São situações menos comuns, mas a meningite causada por fungos também pode acontecer.

A meningite viral é a forma mais comum e menos perigosa da doença, e muitas vezes nem mesmo exige tratamento, podendo ocorrer via alimentos, água ou ainda objetos contaminados.

Já a meningite bacteriana é a mais grave de todas, ocorre quando a bactéria entra na corrente sanguínea, e migra até o cérebro. Existe mais de uma bactéria que pode transmitir a doença.

Entre os sintomas sérios da doença podemos citar a pneumonia, infecções de ouvido, infecções de trato respiratório, contagiosa, entre várias situações.

Ao analisar este tipo de situação, o médico deverá indicar os melhores tratamentos indicados conforme o diagnóstico feito no paciente.

Meningite: Como identificar e tratar

Com relação aos primeiros sintomas de meningite, quando são manifestados, são confundidos com sintomas típicos de gripe. Eles normalmente aparecem de algumas horas a até dois dias depois da infecção.

Podem surgir situações como por exemplo febre alta e repentina, fortes dores de cabeça, bem como pescoço rígido, vômitos, náuseas, falta de apetite, rachaduras e a presença de manchas vermelhas na pele, entre outras situações.

Dependendo de sua causa é indicado um tratamento preciso, você precisará descrever todos os sintomas ao médico e tirar suas dúvidas já que a meningite poderá levar as complicações mais graves, e pode levar inclusive o paciente á morte.

Meningite: Como tratar a doença

Os tratamentos de meningite dependem diretamente de sua causa, para a meningite viral por exemplo, muitas vezes o tratamento não é interessante já que a doença acaba desaparecendo sozinha. As únicas formas de terapia indicada por médicos são o repouso. Em situações específicas, os médicos podem receitar um medicmento antiviral.

Principais sintomas da Meningite.

Assim que os menores sintomas de meningite aparecer, é importante que você comunique a escola se seu filho estiver com a doença.

Posteriormente a alta do paciente, não há mais perigo de contaminação, e por este motivo a criança poderá voltar a frequentar normalmente a escola.

Procure consumir muita água durante todo o dia para evitar uma situação de desidratação. E assim que estas situações se apresentarem, você deverá procurar por ajuda médica.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Difteria, causas, sintomas e formas de tratamento!

Temos a difteria como uma infecção gerada por uma bactéria chamada de Corynebacterium diphtheriae, esta é uma bactéria transmitida de pessoa para pessoa.

Saúde
Azia, como identificar os sintomas e formas de tratamento

A Azia nada mais é do que uma sensação de queimação que ocorre na parte de trás do esterno, este que é um osso localizado na parte anterior de seu tórax.

Saúde
Sinais e tratamento da consciência alterada

O estado de consciência alterada é o estado no qual as pessoas passam a não ter plena capacidade de raciocínio ou de resposta.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015