Meningite, o que é, sintomas e formas de tratamento!

Início » Saúde » Meningite, o que é, sintomas e formas de tratamento!
Temos a Meningite como uma inflamação de meninges, estas que são membranas que envolvem o cérebro. São muitos os tipos de meningite.
IMAGEM: Internet
Meningite, o que é, sintomas e formas de tratamento!

Meningite

Temos a Meningite como uma inflamação de meninges, estas que são membranas que envolvem o cérebro. São muitos os tipos de meningite, e para cada um deles existe uma causa e sintomas diferenciados.

São três tipos de meningites, e a maioria dos casos são provocados por vírus ou bactérias, mas a doença poderá ser transmitida através e fungos. Existem outros fatores que poderão desencadear em um quadro de meningite, como por exemplo podemos citar as alergias a medicamentos determinados, alguns tipos de cânceres e inflamações em regiões diversas.

Entre os tipos de meningite podemos citar a meningite viral, a meningite bacteriana, bem como a meningite fúngica.

Estes três tipos de meningite poderão levar a um quadro de meningite crônica que é difícil de tratar.

Meningite: Sintomas e tratamento

São muitas as causas da meningite, e estas variam conforme o seu tipo. A mais comum das situações de meningites é aquela causada por vírus, existem alguns casos onde a doença é provocada por bactérias. São situações menos comuns, mas a meningite causada por fungos também pode acontecer.

A meningite viral é a forma mais comum e menos perigosa da doença, e muitas vezes nem mesmo exige tratamento, podendo ocorrer via alimentos, água ou ainda objetos contaminados.

Já a meningite bacteriana é a mais grave de todas, ocorre quando a bactéria entra na corrente sanguínea, e migra até o cérebro. Existe mais de uma bactéria que pode transmitir a doença.

Entre os sintomas sérios da doença podemos citar a pneumonia, infecções de ouvido, infecções de trato respiratório, contagiosa, entre várias situações.

Ao analisar este tipo de situação, o médico deverá indicar os melhores tratamentos indicados conforme o diagnóstico feito no paciente.

Meningite: Como identificar e tratar

Com relação aos primeiros sintomas de meningite, quando são manifestados, são confundidos com sintomas típicos de gripe. Eles normalmente aparecem de algumas horas a até dois dias depois da infecção.

Podem surgir situações como por exemplo febre alta e repentina, fortes dores de cabeça, bem como pescoço rígido, vômitos, náuseas, falta de apetite, rachaduras e a presença de manchas vermelhas na pele, entre outras situações.

Dependendo de sua causa é indicado um tratamento preciso, você precisará descrever todos os sintomas ao médico e tirar suas dúvidas já que a meningite poderá levar as complicações mais graves, e pode levar inclusive o paciente á morte.

Meningite: Como tratar a doença

Os tratamentos de meningite dependem diretamente de sua causa, para a meningite viral por exemplo, muitas vezes o tratamento não é interessante já que a doença acaba desaparecendo sozinha. As únicas formas de terapia indicada por médicos são o repouso. Em situações específicas, os médicos podem receitar um medicmento antiviral.

Principais sintomas da Meningite.

Assim que os menores sintomas de meningite aparecer, é importante que você comunique a escola se seu filho estiver com a doença.

Posteriormente a alta do paciente, não há mais perigo de contaminação, e por este motivo a criança poderá voltar a frequentar normalmente a escola.

Procure consumir muita água durante todo o dia para evitar uma situação de desidratação. E assim que estas situações se apresentarem, você deverá procurar por ajuda médica.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Dengue: Como evitar a doença e reconhecer seus sinais.

A prevenção da Dengue é a melhor forma de tratamento da doença, sendo importante também reconhecer seus sintomas para buscar tratamento.

Saúde
Plaquetas baixas, como tratar e prevenir

Quando as plaquetas estão baixas, temos um quadro clínico que é chamado de Plaquetopenia, o que nada mais é do que o nível de plaquetas em valor inferior.

Saúde
Cisto de ovário, causas, sintomas e formas de tratamento!

Os cistos de ovário nada mais são do que bolsas repletas de líquidos que se formam sobre ou na parte de dentro de seu ovário.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015