Mioma Uterino: Causas, sintomas e tratamento da doença

Início » Saúde » Mioma Uterino: Causas, sintomas e tratamento da doença
Os miomas uterinos nada mais são do que tumores de forma não cancerosa do útero, o que muitas vezes aparecem durante a idade fértil.
IMAGEM: Internet
Mioma Uterino: Causas, sintomas e tratamento da doença

Mioma Uterino

Os miomas uterinos nada mais são do que tumores de forma não cancerosa do útero, o que muitas vezes aparecem durante a idade fértil. Temos os miomas uterinos como uma situação que não está associada ao câncer. Este é um tipo de tumor benigno que atinge mais de 50% das mulheres em díade de 30 a 50 anos.

Conhecido ainda como fibroide uterino, o mioma é uma doença que se desenvolve a partir de um tecido muscular liso do útero, o miométrio. Uma única célula poderá se dividir de forma repetida e desenfreada até criar uma massa que seja distinta dos tecidos próximos.

Muitos miomas poderão passar por surtos de crescimento, e alguns deles inclusive poderão encolher por conta própria, inclusive muitos acontecem durante a gravidez e tendem a encolher ou ainda desaparecer depois do parto.

O problema muitas vezes não é indetectável por olhos humanos, em contrapartida, suas massas volumosas podem se distorcer ou ainda ampliar o tamanho do útero.

 

Mioma Uterino: Sintomas e tratamento

São diversos os tipos de miomas uterinos que se separam em pelo menos três tipos, estes que dependem da localização da parede do útero.

São cinco tipos diferenciados, estes que se localizam na porção mais externa do útero, e normalmente crescem para fora.

Entre os sintomas do mioma uterino podemos citar que algumas mulheres podem não apresentar sintomas do mioma, tendo um diagnóstico que pode ser feito em exames de rotina.

Para os que apresentarem sintomas, os mais comuns são o sangramento menstrual pesado, bem como os sangramentos mensais atípicos e muitas vezes com coágulos, pressão ou dores pélvicas, dificuldade em esvaziar a bexiga, bem como dores nas relações sexuais.

 

Mioma Uterino: Como identificar e tratar

Se você estiver suspeitando dos miomas uterinos, procure marcar uma consulta ginecológica, como por exemplo as que podem ser muito curtas, desta forma você já estará preparado.

Para isto faça uma lista dos sintomas que você está sentindo, e inclua todos, mesmo se eles não parecerem relacionados.

Peça para algum dos seus membros da família ou amigo próximo para lhe acompanhar se for possível. Essa pessoa poderá ajudar você a assimilar tudo o que foi dito na consulta ou alguma informação que você possa ter se esquecido de passar para seu médico.

Assim que identificado o problema, o médico terá um diagnóstico preciso e poderá indicar o melhor tratamento para a doença.

 

Mioma Uterino: Como tratar a doença

É importante citar que não existe uma abordagem única para o tratamento de miomas uterinos se não tiver os sintomas converse com o médico sobre todas as opções mais adequadas para a sua situação.

Muitas mulheres não possuem sintomas dos miomas uterinos, ou então apenas sinais leves e um pouco irritantes. Caso est seja seu caso, faça um acompanhamento médico sem utilizar algum medicamento ou fazer uma cirurgia, esta poderá ser a melhor opção para tratar a doença.

Principais sintomas da " Mioma Uterino".

Caso você sinta dores pélvicas que não vão embora, bem como períodos excessivamente pesados ou dolorosos, além das dores durante a relação sexual, útero aumentado e o abdômen, bem como dificuldades para esvaziar a bexiga, procure ajuda dos médicos.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Dor no calcanhar, sintomas e formas de tratamento!

Temos o calcanhar como um dos principais órgãos que podem dar suporte ao nosso corpo. Este é formado pelo osso calcâneo e suporta um grande peso diariamente

Saúde
Conjuntivite, como reconhecer os sinais da doença e tratá-la.

A conjuntivite é uma doença bastante comum e que acomete grande parte da população. Ela acontece quando a conjuntiva, localizada nos olhos, fica inflamada.

Saúde
Cistite: Sintomas e tratamento

Cistite nada mais é do que uma infecção de bexiga. As infecções de bexiga urinária são comuns em mulheres, principalmente as que estão em seu periodo fértil

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015