Obesidade: Principais sintomas e como tratar a doença

Início » Saúde » Obesidade: Principais sintomas e como tratar a doença
A obesidade nada mais é do que um acúmulo de gordura no corpo, este que é causado quase sempre pelo consumo em excesso de calorias na alimentação.
IMAGEM: Internet
Obesidade: Principais sintomas e como tratar a doença

Obesidade

A obesidade nada mais é do que um acúmulo de gordura no corpo, este que é causado quase sempre pelo consumo em excesso de calorias na alimentação, algo que é superior ao valor utilizado pelo organismo para a sua manutenção e para a sua realização de atividades do dia a dia. A obesidade acontece quando há uma ingestão de alimentos, maior do que o gasto calórico correspondente.

A situação clínica é determinada através do índice de Massa Corporal, o IMC que é calculado através da divisão do peso, pelo quadrado da altura em metros. Os resultados revelam se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do que é desejado, revelando o sobrepeso ou mesmo a obesidade.

Obesidade: Sintomas e tratamento

A obesidade é provocada por uma ingestão de energia em excesso que supera o gasto do organismo, a forma mais simples do tratamento determinado é a adoção de um estilo de vida muito mais saudável, com uma menor ingestão de calorias e um aumento das atividades físicas.

Toda esta mudança não apenas provoca a redução de peso e a reversão da obesidade, o que está facilitando a manutenção deste quadro para uma forma saudável.

Assim que o paciente apresentar situações de fraqueza nas pernas, sensação de dores e formigamento nos pés, taquicardia ou cansaço é necessário procurar por um médico para receber a ajuda necessária.

Obesidade: Como identificar e tratar

As pessoas que possuem obesidade têm uma maior probabilidade de desenvolver doenças entre elas pressão alta, diabetes, problemas de articulações, dificuldades para respiração, gotas, pedra de vesícula e ainda até mesmo algumas formas de câncer.

A partir de todos os sintomas citados anteriormente, é importante que você não deposite as esperanças de tratamento da obesidade apenas nos medicamentos ou cirurgias, já que este resultado dependerá principalmente das mudanças dos hábitos de vida, entre a sua dieta e atividades físicas.

Aos poucos os medicamentos para obesidade passam a perder efeito, caso isto aconteça, você deverá consultar um médico e nunca aumentar a dose de medicamento por conta própria.

Obesidade: Como tratar a doença

É importante deixar claro que a obesidade é devidamente provocada por uma ingestão de energia, o que supera todo o seu gasto do organismo, e ainda a forma mais simples de tratamento e toda a adoção de um estilo de vida mais saudável e precisa. Com uma menor ingestão de calorias e aumentar as práticas de atividades físicas é a melhor alternativa para tratar a doença.

A utilização de medicamentos acaba contribuindo de forma modesta, e temporária no caso de obesidade, e nunca devem ser utilizados como uma única possiblidade de tratamento.

Principais sintomas da Obesidade.

Pacientes com obesidade mórbida, ou ainda morbidades como o diabetes e a hipertensão poderão optar por fazer sua cirurgia de redução de estômago para que possa controlar o peso e ainda sair de sua obesidade. Toda a escolha da cirurgia dependerá dos seus quadros de pacientes, do grau de obesidade e de todas as suas doenças relacionadas.

Por isso, na dúvida caso você tenha algum tipo de problema de saúde, é muito interessante que se busque por ajuda médica caso você esteja muito acima do peso e não tenha mais este controle.

Conclusão:

A obesidade é uma doença não transmissível originada de inúmeros fatores que envolvem desde o caráter físico, até o emocional, psicológico e outros tantos. Fortemente influenciada e, na maioria das vezes, causada por hábitos inadequados, ela apresenta-se como uma das doenças de maior crescimento e, portanto, possui certa relevância em sua prevenção.

Portanto, tendo ou não as melhores informações, minimamente devemos saber que a obesidade não é algo saudável e que necessita ser evitada ao máximo. Estratégias individuais, assim poderão ser elaboradas e executadas a fim de obter uma vida com mais êxito, saúde e qualidade.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Giardia Lamblia: Sintomas, tratamento e como identificar

O protozoário conhecido como Giardia Lamblia é o agente responsável pela giardíase, doença em que o protozoário passa a parasitar o intestino humano

Saúde
Cisto de ovário, causas, sintomas e formas de tratamento!

Os cistos de ovário nada mais são do que bolsas repletas de líquidos que se formam sobre ou na parte de dentro de seu ovário.

Saúde
Dor no joelho, causas, sintomas e formas de tratamento!

As dores no joelho são situações comuns que afetam pessoas de todas as idades. Podem ser o resultado de uma lesão, como por exemplo um ligamento rompido.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015