Labirintite
Labirintite: sintomas e tratamento
Quem já sentiu aquela sensação de tontura e desequilíbrio por algum momento deve lembrar quão incômoda é. Para os pacientes que sofrem de labirintite, no entanto, é uma sensação contínua que traz ainda mais prejuízos que as já desagradáveis tonturas constantes. Acha que pode ser o seu caso ou o de alguém conhecido? Veja a seguir mais a respeito da doença e seu tratamento.
Na verdade, existe o hábito errôneo de denominar qualquer problema no ouvido interno como labirintite; o termo mais apropriado seria labirintopatia, sendo então a labirintite um tipo de labirintopatia. A labirintite é uma patologia que afeta o labirinto, estrutura presente em nosso ouvido interno relacionada tanto à audição quanto ao equilíbrio. Assim, os sintomas da labirintite incluem fatores como fortes tonturas que podem ou não vir acompanhadas de náusea e vômito, suor excessivo (sudorese), alterações de ordem gastrintestinal, diminuição da audição, presença de zumbidos, desequilíbrio. A intensidade e a duração das crises de labirintite dependem do grau de avanço da doença e de suas diferentes fases, mas é sabido que podem levar de minutos a dias inteiros. O paciente geralmente sente que seu corpo está girando, ou o que o ambiente ao seu redor gira, e pode sentir instabilidade, como se estivesse pisando em falso.
Labirintite: como identificar
Uma vez que os sintomas sejam percebidos, é necessário procurar atendimento médico. Para diagnosticar a patologia, o médico deve realizar uma avaliação do quadro e solicitar um exame de análise otoneurológica completa - isso porque há uma série de condições que apresentam sintomas semelhantes, como diabetes, reumatismo e hipoglicemia, e é necessário identificar onde realmente está a causa desses sintomas. Também pode ser que o médico solicite uma ressonância magnética ou tomografia para ajudar a confirmar o diagnóstico.
- Labirintite: como tratar a doença
O tratamento da labirintite leva em consideração o agente patológico que a provoca. Quando a causa é uma infecção bacteriana do labirinto, certamente serão receitados antibióticos e remédios que ajudem a aliviar os sintomas. Em caso de vírus, o médico prescreve drogas que atuem contra os sintomas, como vasodilatadores (colaboram com a circulação sanguínea), medicamentos labirinto-supressores, que inibam a sensação de tontura, e drogas que tratem náusea e vômitos. A doença tende a desaparecer caso o tratamento esteja correto.
Geralmente, também são feitas recomendações imediatas ao paciente, como não dirigir durante as crises de labirintite ou sob efeito das drogas que a tratam. A longo prazo, recomenda-se manter uma dieta saudável e evitar variações de peso, evitar álcool e cafeína, não fumar e praticar atividades físicas.
Os principais sintomas da labirintite
Em suma, fique atento aos seguintes sintomas esquematizados abaixo:
. Tonturas e/ou vertigens;
. Náuseas;
. Vômito;
. Sudorese;
. Diminuição da audição;
. Zumbidos;
. Alterações de ordem gastrintestinais;
. Desequilíbrio e instabilidade.
Esteja atento à sua saúde e a saúde das demais pessoas ao seu redor. Sendo notados os sintomas da labirintite, não deixe de procurar atendimento médico adequado e não adie seu tratamento; cuide-se!
É importante saber como realizar um tratamento eficaz para deixar a pele livre dos cravos.
O HPV é uma doença muito séria e responsável pela morte de uma grande quantidade de mulheres, saiba o que caracteriza a HPV e como tratar.
As dores nos olhos são uma sensação bastante dolorosa que ocorrem na região dos olhos, seja apenas em sua superfície, como também nas estruturas internas