Os principais sintomas da labirintite e o tratamento da doença

Início » Saúde » Os principais sintomas da labirintite e o tratamento da doença
Quem já sentiu aquela sensação de tontura e desequilíbrio por algum momento deve lembrar quão incômoda é. Para os pacientes que sofrem de labirintite.
IMAGEM: Internet
Os principais sintomas da labirintite e o tratamento da doença

Labirintite

        Labirintite: sintomas e tratamento

            Quem já sentiu aquela sensação de tontura e desequilíbrio por algum momento deve lembrar quão incômoda é. Para os pacientes que sofrem de labirintite, no entanto, é uma sensação contínua que traz ainda mais prejuízos que as já desagradáveis tonturas constantes. Acha que pode ser o seu caso ou o de alguém conhecido? Veja a seguir mais a respeito da doença e seu tratamento.

emcrypted

             Na verdade, existe o hábito errôneo de denominar qualquer problema no ouvido interno como labirintite; o termo mais apropriado seria labirintopatia, sendo então a labirintite um tipo de labirintopatia. A labirintite é uma patologia que afeta o labirinto, estrutura presente em nosso ouvido interno relacionada tanto à audição quanto ao equilíbrio. Assim, os sintomas da labirintite incluem fatores como fortes tonturas que podem ou não vir acompanhadas de náusea e vômito, suor excessivo (sudorese), alterações de ordem gastrintestinal, diminuição da audição, presença de zumbidos, desequilíbrio. A intensidade e a duração das crises de labirintite dependem do grau de avanço da doença e de suas diferentes fases, mas é sabido que podem levar de minutos a dias inteiros. O paciente geralmente sente que seu corpo está girando, ou o que o ambiente ao seu redor gira, e pode sentir instabilidade, como se estivesse pisando em falso.

          Labirintite: como identificar

            Uma vez que os sintomas sejam percebidos, é necessário procurar atendimento médico. Para diagnosticar a patologia, o médico deve realizar uma avaliação do quadro e solicitar um exame de análise otoneurológica completa - isso porque há uma série de condições que apresentam sintomas semelhantes, como diabetes, reumatismo e hipoglicemia, e é necessário identificar onde realmente está a causa desses sintomas. Também pode ser que o médico solicite uma ressonância magnética ou tomografia para ajudar a confirmar o diagnóstico.

encrypted

 

- Labirintite: como tratar a doença

            O tratamento da labirintite leva em consideração o agente patológico que a provoca. Quando a causa é uma infecção bacteriana do labirinto, certamente serão receitados antibióticos e remédios que ajudem a aliviar os sintomas. Em caso de vírus, o médico prescreve drogas que atuem contra os sintomas, como vasodilatadores (colaboram com a circulação sanguínea), medicamentos labirinto-supressores, que inibam a sensação de tontura, e drogas que tratem náusea e vômitos. A doença tende a desaparecer caso o tratamento esteja correto.

            Geralmente, também são feitas recomendações imediatas ao paciente, como não dirigir durante as crises de labirintite ou sob efeito das drogas que a tratam. A longo prazo, recomenda-se manter uma dieta saudável e evitar variações de peso, evitar álcool e cafeína, não fumar e praticar atividades físicas.

 

Os principais sintomas da labirintite

            Em suma, fique atento aos seguintes sintomas esquematizados abaixo:

. Tonturas e/ou vertigens;

. Náuseas;

. Vômito;

. Sudorese;

. Diminuição da audição;

. Zumbidos;

. Alterações de ordem gastrintestinais;

. Desequilíbrio e instabilidade.

endrypted

             Esteja atento à sua saúde e a saúde das demais pessoas ao seu redor. Sendo notados os sintomas da labirintite, não deixe de procurar atendimento médico adequado e não adie seu tratamento; cuide-se! 

endrypted

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Cravos na pele, como tratar e eliminar o problema

É importante saber como realizar um tratamento eficaz para deixar a pele livre dos cravos.

Saúde
HPV: Sintomas e tratamento da doença!

O HPV é uma doença muito séria e responsável pela morte de uma grande quantidade de mulheres, saiba o que caracteriza a HPV e como tratar.

Saúde
Dor nos olhos, causas, sintomas e formas de tratamento!

As dores nos olhos são uma sensação bastante dolorosa que ocorrem na região dos olhos, seja apenas em sua superfície, como também nas estruturas internas

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015