Os principais sintomas da labirintite e o tratamento da doença

Início » Saúde » Os principais sintomas da labirintite e o tratamento da doença
Quem já sentiu aquela sensação de tontura e desequilíbrio por algum momento deve lembrar quão incômoda é. Para os pacientes que sofrem de labirintite.
IMAGEM: Internet
Os principais sintomas da labirintite e o tratamento da doença

Labirintite

        Labirintite: sintomas e tratamento

            Quem já sentiu aquela sensação de tontura e desequilíbrio por algum momento deve lembrar quão incômoda é. Para os pacientes que sofrem de labirintite, no entanto, é uma sensação contínua que traz ainda mais prejuízos que as já desagradáveis tonturas constantes. Acha que pode ser o seu caso ou o de alguém conhecido? Veja a seguir mais a respeito da doença e seu tratamento.

emcrypted

             Na verdade, existe o hábito errôneo de denominar qualquer problema no ouvido interno como labirintite; o termo mais apropriado seria labirintopatia, sendo então a labirintite um tipo de labirintopatia. A labirintite é uma patologia que afeta o labirinto, estrutura presente em nosso ouvido interno relacionada tanto à audição quanto ao equilíbrio. Assim, os sintomas da labirintite incluem fatores como fortes tonturas que podem ou não vir acompanhadas de náusea e vômito, suor excessivo (sudorese), alterações de ordem gastrintestinal, diminuição da audição, presença de zumbidos, desequilíbrio. A intensidade e a duração das crises de labirintite dependem do grau de avanço da doença e de suas diferentes fases, mas é sabido que podem levar de minutos a dias inteiros. O paciente geralmente sente que seu corpo está girando, ou o que o ambiente ao seu redor gira, e pode sentir instabilidade, como se estivesse pisando em falso.

          Labirintite: como identificar

            Uma vez que os sintomas sejam percebidos, é necessário procurar atendimento médico. Para diagnosticar a patologia, o médico deve realizar uma avaliação do quadro e solicitar um exame de análise otoneurológica completa - isso porque há uma série de condições que apresentam sintomas semelhantes, como diabetes, reumatismo e hipoglicemia, e é necessário identificar onde realmente está a causa desses sintomas. Também pode ser que o médico solicite uma ressonância magnética ou tomografia para ajudar a confirmar o diagnóstico.

encrypted

 

- Labirintite: como tratar a doença

            O tratamento da labirintite leva em consideração o agente patológico que a provoca. Quando a causa é uma infecção bacteriana do labirinto, certamente serão receitados antibióticos e remédios que ajudem a aliviar os sintomas. Em caso de vírus, o médico prescreve drogas que atuem contra os sintomas, como vasodilatadores (colaboram com a circulação sanguínea), medicamentos labirinto-supressores, que inibam a sensação de tontura, e drogas que tratem náusea e vômitos. A doença tende a desaparecer caso o tratamento esteja correto.

            Geralmente, também são feitas recomendações imediatas ao paciente, como não dirigir durante as crises de labirintite ou sob efeito das drogas que a tratam. A longo prazo, recomenda-se manter uma dieta saudável e evitar variações de peso, evitar álcool e cafeína, não fumar e praticar atividades físicas.

 

Os principais sintomas da labirintite

            Em suma, fique atento aos seguintes sintomas esquematizados abaixo:

. Tonturas e/ou vertigens;

. Náuseas;

. Vômito;

. Sudorese;

. Diminuição da audição;

. Zumbidos;

. Alterações de ordem gastrintestinais;

. Desequilíbrio e instabilidade.

endrypted

             Esteja atento à sua saúde e a saúde das demais pessoas ao seu redor. Sendo notados os sintomas da labirintite, não deixe de procurar atendimento médico adequado e não adie seu tratamento; cuide-se! 

endrypted

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Toxoplasmose: causas, sintomas e tratamento da doença

O Toxoplasma gondii é um dos protozoários mais comuns do mundo e o parasita que causa a doença infecciosa conhecida como toxoplasmose

Saúde
Tipo de bactéria presente na vagina pode interferir na possibilidade de infecção pelo HIV

Ela também se mostrou eficaz na prevenção a outras doenças sexualmente transmissíveis.

Saúde
Acondroplasia: Sintomas e tratamento - Saiba mais sobre a doença

A suspeita da doença poderá ser sempre visualizada a partir da presença de baixas estaturas, já ao nascimento do bebê, bem como a presença de encurtamentos

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015