Quando as plaquetas estão baixas, temos um quadro clínico que é chamado de Plaquetopenia, o que nada mais é do que o nível de plaquetas em valor inferior a 150.000/mm3, o que poderá ter diversas causas.
Os níveis normais de plaquetas no sangue de uma pessoa adulta oscilam entre pelo menos 150.000 e as 450.000 por mililitro cúbico, e quando os mesmos baixam o número de 150 mil é o momento de prestar a atenção e perceber que podem estar ocorrendo sérias condições médicas ruins.
Confira em seguida alguns sintomas de plaquetas baixas e o que fazer se a sua contagem não for realizada de forma mais adequada.
Situações de plaquetas baixas devem ocorrer sempre que houverem quadros de infecções graves, e algumas doenças como a dengue e doenças de baço, anemia hemolítica, carência de vitamina K, bem como doenças mais graves como por exemplo a leucemia ou o resultado de um tratamento de quimioterapia.
Existem algumas situações onde não é possível subir os números de plaquetas que são as doenças auto imunes com o HIV. É importante que se mantenha a situação sempre bem controlada e na medida do possível tentar subir a contagem de plaquetas.
Saiba que dependendo da doença que tenha originado toda a descida das plaquetas, uma mudança determinada de dieta poderá ser muito favorável. É muito importante se saber que em situações mais graves como a leucemia, estes alimentos não trazem uma mudança de forma significativa, bem pelo contrário, em situações de dengue, a anemia ou outro tipo de infecções e doenças podem ajudar de maneira significativa.
Quando as taxas de plaquetas acabam descendo, é importante ingerir alimentos que tenham um alto grau de vitaminas e de minerais, o que ajudam o nosso corpo a gerar mais trombócitos, desta forma é possível recuperar aos poucos a nossa saúde.
Para o caso de anemia, é importante que se possa aumentar o consumo de ferro rapidamente, já que as plaquetas baixas geram a fadiga e a sonolência. É importante que você possa incluir em dietas alimentos como por exemplo o espinafre, o agrião, as lentilhas, a pimenta vermelha, goiaba, e ainda o fígado.
Entre outros alimentos que são interessantes para o consumo, podemos citar as cenouras e as beterrabas e o aipo que são conhecidos por suas propriedades para subir as plaquetas. A melhor alternativa de consumir estes alimentos é em uma salada de alimentos crus, desta forma é possível se obter um máximo de vitaminas, e em contrapartida em casos de doenças como a dengue ou infecções graves, é melhor consumir estes alimentos em caldos ou ainda em cremes de vegetais.
Para prevenir a baixa de plaquetas, uma boa pedida é consumir a vitamina C, o que é uma grande aliada para aumentar a contagem das mesmas, e obter as mesmas em frutas como o kiwi, os morangos, as laranjas, e também os limões. Uma ótima alternativa para os pacientes que estiverem mais fracos é a administração de frutas ou sucos refrescantes.
A Pneumonia é provocada pela penetração de qualquer tipo de agente infeccioso ou irritante nos alvéolos do pulmão, onde ocorre a troca gasosa.
Quando se fala em glaucoma, refere-se, na verdade, a mais de uma doença que pode acometer o nervo ótico, responsável por levar a imagem captado pelo olho
Causada pelo aumento da taxa de açúcar no sangue, a Diabetes traz complicações sérias e, por isso, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível.