Principais sintomas da "Tricomoníase", causas e o tratamento.

Início » Saúde » Principais sintomas da "Tricomoníase", causas e o tratamento.
A tricomoníase nada mais é do que uma infecção de vagina, ou ainda de trato genital masculino que é gerada pelo protozoário Trichomonas vaginalis.
IMAGEM: Internet
Principais sintomas da

Tricomoníase

A condição de tricomoníase nada mais é do que uma infecção de vagina, ou ainda de trato genital masculino que é gerada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. Esta doença poderá ser assintomática, ou ainda causar a chamada uretrite e vaginite, de forma ocasional a cistite, ou ainda a epididimite ou a prostatite.

O organismo poderá persistir por muitos longos períodos de trato urinário masculino sem gerar sintomas, e poderá ser transmitida de forma involuntária aos parceiros e parceiras sexuais. É muito comum que a doença esteja acompanhada de gonorreia e outros tipos de doenças sexualmente transmissíveis.

Tricomoníase: Sintomas e tratamento

Com relação aos sintomas da doença, é interessante dizer que muitas vezes, as mulheres e a maioria dos homens com tricomoníase não apresentam sintomas, no começo da condição. Em contrapartida os sintomas vaginais incluem as seguintes situações:

Corrimento vaginal, este que deve ser abundante e com mau cheiro, o que poderá ser branco, cinza, amarelo ou ainda verde.

A vermelhidão genital, bem como a coceira vaginal.

Dores e ardores ao urinar ou em sua relação sexual, bem como dores abdominais, estas que podem acontecer, mas são raras.

Todos os sinais e sintomas podem durante a menstruação piorar.

Esta condição poderá ainda nos homens apresentar sintomas e eles não perceberem que estão sendo infectados, em contrapartida, quando os sintomas acontecem, eles devem incluir a irritação na parte interna do pênis, corrimento leve e ardor ao urinar ou ejacular também.

A partir destes sintomas, o médico irá realizar o diagnóstico da doença e indicar a melhor medicação conforme a sua necessidade.internet

Tricomoníase: Como identificar e tratar

Caso você tenha corrimento vaginal com odor fétido, e sentir dores ao urinar ou durante a sua relação sexual. As especialidades médicas que poderão fazer o diagnóstico da doença são o infectologista, o ginecologista, o urologista e também o clínico geral.

Um exame pélvico é realizado, e mostra manchas vermelhas na parede vaginal ou no colo do útero. A partir disto, se utiliza o exame do conteúdo vaginal ao microscópio, de fácil interpretação e realização.

Nos homens o diagnóstico pode ser difícil de ser feito, e caso a infecção seja diagnosticada no parceiro sexual, os homens podem ser tratados se tiver sensação de queimação uretral ou comichão.

Serão feitos testes de ph vaginal, exames de cultura de microorganismos, bem como um exame de citologia.

Tricomoníase: Como tratar a doença

Os tratamentos considerados mais comuns para a tricomoníase devem incluir a tomada de doses altas de metronidazol ou ainda tinidazol. Este medicamento poderá ser ministrado através de via oral, e é muito mais eficaz para a doença do que a inserção de cremes ou géis no órgão sexual. 

Tricomoníase: Como prevenir

A melhor forma de prevenir o contágio de doenças sexualmente transmissíveis é pelo uso correto e contínuo de preservativos.

Realizar exames preventivos a cada seis meses ou no máximo uma vez ao ano também é uma forma de evitar maiores problemas com a saúde. Porém, no caso dos exames o problema já será identificado e com isso a medicina irá propor caminhos de tratamento.

O ideal é que o paciente haja de forma preventiva da doença e que o preservativo seja o companheiro inseparável de todas as relações sexuais, principalmente se a pessoa mantiver relações sexuais com vários parceiros, neste caso é absolutamente indispensável o uso da camisinha.

Os médicos também indicam que o paciente evite relações sexuais com muitos parceiros, pois aumenta as chances de adquirir doença e diminui as possibilidades de saber de onde contraiu a doença.

Preservativos feminino e masculino são eficazes na prevenção da tricomoníase e também de outras doenças que são transmitidas por relação sexual sem proteção de preservativos.internet

Principais sintomas da " Tricomoníase".

Caso ocorra qualquer um dos sintomas citados acima, é de grande importância que se busque por ajuda médica, esta ajuda irá facilitar o tratamento.

Para prevenir o problema é interessante se utilizar camisinha corretamente em todas as relações sexuais.

Limitar o número de parceiros ou parceiras sexuais.

Se você achar que estiver infectado, evite o contato sexual e busque ajuda médica imediatamente. 

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Reumatismo, saiba as causas, sintomas e formas de tratamento!

De acordo com especialistas, o reumatismo é considerado como um termo vago relacionado a diversas doenças que geram dores nos músculos e nas articulações.

Saúde
Pneumonia: Sintomas, tratamentos e prevenção!

A Pneumonia é provocada pela penetração de qualquer tipo de agente infeccioso ou irritante nos alvéolos do pulmão, onde ocorre a troca gasosa.

Saúde
Azia, como identificar os sintomas e formas de tratamento

A Azia nada mais é do que uma sensação de queimação que ocorre na parte de trás do esterno, este que é um osso localizado na parte anterior de seu tórax.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015