O que causa a doença e formas de tratamento
É grande o número de pessoas que já ouviram falar da candidíase, inclusive por já terem sido acometidas por ela. Consistindo em uma espécie de micose, a candidíase é uma das maiores responsáveis pela ocorrência de infecções nas áreas genitais femininas e masculinas. Porém, a candidíase do tipo oral também acontece.
Os sintomas da candidíase
Cada tipo de candidíase traz uma lista diferente de sintomas característicos. No caso de candidíase oral, os sintomas incluem: dor de garganta, desconforto ou vermelhidão na boca, dificuldade para engolir, rachaduras no local de encontro dos lábios ou então nos cantos da boca e manchas brancas na língua e dentro da boca.
Já no caso da candidíase do tipo genital, nas mulheres, pode-se apontar como sintomas: dor durante a relação sexual; coceira na área vaginal e corrimento agrupado branco que tem a aparência similar à de um queijo cottage. No caso da candidíase genital masculina, os sintomas são erupções no pênis e também ardência ou coceira na ponta do órgão genital.
Os reflexos da candidíase
A candidíase não afeta apenas a boca e a área genital, mas causa reflexos em outras áreas do corpo. Alguns dos problemas relacionados a são: coceira, queimação ou formigamento na pele e pele lesionada. A área ao redor das unhas também pode ser afetada e os sinais disso são: ocorrência de pus, calor, dor, inchaço e vermelhidão.
Tratamento da candidíase
O tratamento da candidíase é variável e leva em conta o local em que a micose ocorre. Na maior parte das vezes, o tratamento inclui o uso de medicamentos contra micose, chamados de antimicóticos, e pomadas do tipo antifúngicas, os dois para uso local. Entretanto, se os sintomas continuarem, há a possibilidade de o médico receitar algum medicamento para ser usado por tempo prolongado, que tem o intuito de evitar que haja recaída.
Os remédios para tratar a doença
É possível apontar alguns medicamentos bastante comuns no tratamento da candidíase e alguns são: Gynopac, Fentizol, Colpistatin, Itraconazol, Fluconazol e Flogo Rosa. Contudo, vale a pena lembrar que não se pode simplesmente escolher um remédio e tomar, uma vez que apenas o médico pode prescrever o tratamento adequado com base na análise dos dados. Durante o tratamento, é recomendada a abstinência sexual.
Como prevenir a candidíase
Há muitas formas de evitar que a candidíase apareça. Algumas das formas de prevenir a doença são levar um estilo saudável de vida e manter as roupas secas e limpas. No caso de pessoas portadoras de HIV, pode ser importante fazer uso de medicamentos antifúngicos regularmente. Já as pessoas portadoras de diabetes precisam manter reguladas as taxas de açúcar.
Para evitar a candidíase também é recomendado que se evite as duchas e os desodorantes vaginais. A utilização de camisinha também é uma forma essencial de prevenção da candidíase. Além disso, o uso constante de roupas muito apertadas, que não permitam a circulação de ar, aumenta as chances de ocorrência da candidíase.
O Alcoolismo nada mais é do que a dependência do indivíduo ao álcool, considerando assim como uma doença pela Organização Mundial da Saúde.
Mesmo com todos os cuidados diários, com os fios de cabelos, existe uma exposição natural através do vento, chuva, mar, sol, praia e piscina...
A dor de cabeça é um mal que acomete uma grande parcela da população, sendo possível doer os dois lados da cabeça ou um lado só.