Principais sintomas e tratamentos da Candidíase.

Início » Saúde » Principais sintomas e tratamentos da Candidíase.
Consistindo em uma espécie de micose, a candidíase é uma das maiores responsáveis pela ocorrência de infecções nas áreas genitais femininas e masculinas.
IMAGEM: Internet
Principais sintomas e tratamentos da Candidíase.

CANDIDÍASE: COMO TRATAR A DOENÇA

O que causa a doença e formas de tratamento

É grande o número de pessoas que já ouviram falar da candidíase, inclusive por já terem sido acometidas por ela. Consistindo em uma espécie de micose, a candidíase é uma das maiores responsáveis pela ocorrência de infecções nas áreas genitais femininas e masculinas. Porém, a candidíase do tipo oral também acontece.

Os sintomas da candidíase

Cada tipo de candidíase traz uma lista diferente de sintomas característicos. No caso de candidíase oral, os sintomas incluem: dor de garganta, desconforto ou vermelhidão na boca, dificuldade para engolir, rachaduras no local de encontro dos lábios ou então nos cantos da boca e manchas brancas na língua e dentro da boca.

Já no caso da candidíase do tipo genital, nas mulheres, pode-se apontar como sintomas: dor durante a relação sexual; coceira na área vaginal e corrimento agrupado branco que tem a aparência similar à de um queijo cottage. No caso da candidíase genital masculina, os sintomas são erupções no pênis e também ardência ou coceira na ponta do órgão genital.

Os reflexos da candidíase

A candidíase não afeta apenas a boca e a área genital, mas causa reflexos em outras áreas do corpo. Alguns dos problemas relacionados a são: coceira, queimação ou formigamento na pele e pele lesionada. A área ao redor das unhas também pode ser afetada e os sinais disso são: ocorrência de pus, calor, dor, inchaço e vermelhidão.

Tratamento da candidíase

O tratamento da candidíase é variável e leva em conta o local em que a micose ocorre. Na maior parte das vezes, o tratamento inclui o uso de medicamentos contra micose, chamados de antimicóticos, e pomadas do tipo antifúngicas, os dois para uso local. Entretanto, se os sintomas continuarem, há a possibilidade de o médico receitar algum medicamento para ser usado por tempo prolongado, que tem o intuito de evitar que haja recaída.

Os remédios para tratar a doença

É possível apontar alguns medicamentos bastante comuns no tratamento da candidíase e alguns são: Gynopac, Fentizol, Colpistatin, Itraconazol, Fluconazol e Flogo Rosa. Contudo, vale a pena lembrar que não se pode simplesmente escolher um remédio e tomar, uma vez que apenas o médico pode prescrever o tratamento adequado com base na análise dos dados. Durante o tratamento, é recomendada a abstinência sexual.

Como prevenir a candidíase

Há muitas formas de evitar que a candidíase apareça. Algumas das formas de prevenir a doença são levar um estilo saudável de vida e manter as roupas secas e limpas. No caso de pessoas portadoras de HIV, pode ser importante fazer uso de medicamentos antifúngicos regularmente. Já as pessoas portadoras de diabetes precisam manter reguladas as taxas de açúcar.

Para evitar a candidíase também é recomendado que se evite as duchas e os desodorantes vaginais. A utilização de camisinha também é uma forma essencial de prevenção da candidíase. Além disso, o uso constante de roupas muito apertadas, que não permitam a circulação de ar, aumenta as chances de ocorrência da candidíase.

 

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Dor no rosto, causas, sintomas e formas de tratamento!

A dor no rosto é uma situação na maioria das vezes difícil de descrever, e varia bastante de intensidade.

Saúde
Aprenda como emagrecer de forma saudável sem se torturar!

Emagrecer já é uma tarefa difícil para muitas pessoas, em contrapartida, emagrecer de forma saudável, é algo mais difícil ainda, mas vamos dar algumas dicas

Saúde
Dor de dente: saiba as causas e como tratar!

A dor de dente é bastante citada como uma das dores mais incômodas que alguém pode sentir. Sendo assim, é importante saber como tratar...

Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015