O estado de consciência alterada é o estado no qual as pessoas passam a não ter plena capacidade de raciocínio ou de resposta. É o estado contrário ao estado de alerta, no qual as pessoas têm consciência e capacidade de tomar decisões e de saber informações básicas como quem são ou onde estão.
O estado de consciência alterada pode ser dividido em delírio, desorientação, letargia, coma, confusão e estupor. O delírio é o estágio no qual o paciente deixa de ter contato com o que se chama de realidade, sendo essa uma alteração do tipo multifatorial. Já a desorientação ocorre quando o paciente não entende qual é a relação dele com as pessoas que estão com ele, com o lugar onde ele está, etc; a desorientação pode culminar em falta de memória.
A letargia é o estado onde a pessoa não consegue responder a estímulos, como um telefone tocando ou alguém tentando chamar sua atenção. O estado de coma ocorre quando não há resposta a nenhum tipo de estímulo, sendo que, nesse estado, a pessoa não permanece acordada.
O estado de confusão ocorre quando o paciente não consegue encadear pensamentos lógicos, havendo dificuldade de tomada de decisões. Por último, o estado de estupor, também conhecido como torpor, ocorre quando o paciente responde apenas à dor e a nenhum outro estímulo além desse.
A consciência alterada acontece quando o cérebro não recebe glicose e oxigênio em quantidades suficientes. Há uma série de causas para que a consciência seja alterada e algumas delas são: epilepsia; uso de álcool ou de drogas; insolação; baixo nível de sódio na corrente sanguínea; choque; hemorragia cerebral; infarto; alterações hormonais; hipoglicemia; falta de sono; traumas na cabeça; doenças cardiovasculares, hipertensão e outras.
É importante ressaltar que há alimentos e medicamentos que são ingeridos pelas pessoas e que podem atuar como causa da consciência alterada; alguns desses exemplos são os calmantes, inclusive os naturais, e os analgésicos. Esse tipo de elemento tende a reduzir a atividade cerebral e, por isso, podem ajudar a consciência a ser alterada.
A pessoa deve buscar orientações de um médico quando a sua consciência estiver facilmente alterada, ou seja, quando houver dificuldade em manter o nível de consciência. Além disso, há fatores que, quando associados a essa situação, aumentam ainda mais a necessidade de ajuda.
Alguns dos sinais que devem ser observados são: fraqueza nos músculos; desmaios; equilíbrio prejudicado; convulsões; problemas para andar; intestino ou bexiga com problemas de funcionamento; febre; quedas constantes; pressão baixa; tonturas; pulso mais rápido; sudorese e batimentos do coração irregulares.
Quando houver sinal de vários sintomas, o paciente pode buscar a ajuda de vários especialistas, dentre eles: clínico geral, endocrinologista; psicólogo; neurologista; psiquiatra e cardiologista. Também é possível recorrer ao médico geriatra, no caso de idosos, e ao pediatra, no caso de crianças.
É muito importante identificar os sinais que indicam a ansiedade e buscar tratamento apropriado a fim de se livrar desse incômodo.
Temos a asma grave como a forma mais agressiva desta doença inflamatória e crônica das vias aéreas.
A arritmia nada mais é do que um distúrbio de batimento ou ritmo cardíaco, como um batimento muito rápido, muito lento, ou que ocorra de forma irregular.