Sinais e tratamento da consciência alterada

Início » Saúde » Sinais e tratamento da consciência alterada
O estado de consciência alterada é o estado no qual as pessoas passam a não ter plena capacidade de raciocínio ou de resposta.
IMAGEM: Internet
Sinais e tratamento da consciência alterada

O que é isso e como tratar

O estado de consciência alterada é o estado no qual as pessoas passam a não ter plena capacidade de raciocínio ou de resposta. É o estado contrário ao estado de alerta, no qual as pessoas têm consciência e capacidade de tomar decisões e de saber informações básicas como quem são ou onde estão.

O que é a consciência alterada?

O estado de consciência alterada pode ser dividido em delírio, desorientação, letargia, coma, confusão e estupor. O delírio é o estágio no qual o paciente deixa de ter contato com o que se chama de realidade, sendo essa uma alteração do tipo multifatorial. Já a desorientação ocorre quando o paciente não entende qual é a relação dele com as pessoas que estão com ele, com o lugar onde ele está, etc; a desorientação pode culminar em falta de memória.

A letargia é o estado onde a pessoa não consegue responder a estímulos, como um telefone tocando ou alguém tentando chamar sua atenção. O estado de coma ocorre quando não há resposta a nenhum tipo de estímulo, sendo que, nesse estado, a pessoa não permanece acordada.

O estado de confusão ocorre quando o paciente não consegue encadear pensamentos lógicos, havendo dificuldade de tomada de decisões. Por último, o estado de estupor, também conhecido como torpor, ocorre quando o paciente responde apenas à dor e a nenhum outro estímulo além desse.

Quais são as causas da consciência alterada?

A consciência alterada acontece quando o cérebro não recebe glicose e oxigênio em quantidades suficientes. Há uma série de causas para que a consciência seja alterada e algumas delas são: epilepsia; uso de álcool ou de drogas; insolação; baixo nível de sódio na corrente sanguínea; choque; hemorragia cerebral; infarto; alterações hormonais; hipoglicemia; falta de sono; traumas na cabeça; doenças cardiovasculares, hipertensão e outras.

É importante ressaltar que há alimentos e medicamentos que são ingeridos pelas pessoas e que podem atuar como causa da consciência alterada; alguns desses exemplos são os calmantes, inclusive os naturais, e os analgésicos. Esse tipo de elemento tende a reduzir a atividade cerebral e, por isso, podem ajudar a consciência a ser alterada.

O momento de buscar um médico

A pessoa deve buscar orientações de um médico quando a sua consciência estiver facilmente alterada, ou seja, quando houver dificuldade em manter o nível de consciência. Além disso, há fatores que, quando associados a essa situação, aumentam ainda mais a necessidade de ajuda.

Alguns dos sinais que devem ser observados são: fraqueza nos músculos; desmaios; equilíbrio prejudicado; convulsões; problemas para andar; intestino ou bexiga com problemas de funcionamento; febre; quedas constantes; pressão baixa; tonturas; pulso mais rápido; sudorese e batimentos do coração irregulares.

Qual médico procurar

Quando houver sinal de vários sintomas, o paciente pode buscar a ajuda de vários especialistas, dentre eles: clínico geral, endocrinologista; psicólogo; neurologista; psiquiatra e cardiologista. Também é possível recorrer ao médico geriatra, no caso de idosos, e ao pediatra, no caso de crianças.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Dor no quadril, causas, sintomas e formas de tratamento!

As dores de quadril podem dizer respeito a uma série de dores nas articulações do quadril ou no seu entorno.

Saúde
Cancro mole: Como identificar e tratar

O Cancro mole é uma DST manifestada através de feridas múltiplas, estas que são contagiosas, múltiplas e avermelhadas, com uma base mole e cheia de pus

Saúde
Diabetes: Sintomas e tratamento da doença!

Causada pelo aumento da taxa de açúcar no sangue, a Diabetes traz complicações sérias e, por isso, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015