Sinusite, saiba os sintomas e os meios de tratamento

Início » Saúde » Sinusite, saiba os sintomas e os meios de tratamento
A Sinusite é uma doença que pode ser secundária de uma infecção, quadros de alergia ou fatores que atrapalhem o movimento da secreção nos seios da face.
IMAGEM: Internet
Sinusite, saiba os sintomas e os meios de tratamento

Sinusite: Sintomas e tratamento

Temos a Sinusite como uma inflamação da mucosa dos seios faciais, a região do crânio que é formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maças do rosto e dos seus olhos. Esta é uma doença que pode ser secundária de uma infecção, quadros de alergia ou fatores que atrapalhem o movimento da secreção nos seios da face.

O nome bastante utilizado para este problema é a rinossinusite, já que o processo inflamatório acaba atingindo tanto a mucosa dos seios faciais, como também a mucosa nasal.

Sinusite: Como identificar e tratar

A sinusite é uma doença que pode ser causada tanto por agentes de infecção como bactérias, fungos e ainda vírus, bem como fatores de alergia. Uma maior exposição a alguns agentes específicos, químicos, e alterações de anatomia nasal ou de seios da face são alguns fatores relevantes no momento da sinusite se manifestar no organismo.

Em situações mais raras, a sinusite leva a presença de tumores nos seios nasais. A sinusite poderá ser uma doença de forma aguda, quando os sintomas estiverem presentes por um período inferior de 12 semanas, ou crônica quando o inchaço e a inflamação ficam ocorrem por mais de 12 semanas.

Sinusite: Como tratar a doença

Existem alguns tratamentos muito recomendados para ajudar a aliviar os sintomas da sinusite, e estes devem incluir as soluções salinas, onde temos uma mistura de água e sal, que ajudam a dissolver as secreções nasais.

É possível neste tratamento você inalar a solução salina ou pingar a mesma em seu nariz, o interessante é misturar uma colher de chá de sal para cada litro de água para utilizar este tratamento.

Os corticoides nasais também são bastante recomendados, ajudando a prevenir e tratar a inflamação. Entre os produtos mais utilizados podemos citar a fluticasona, budesonida, mometasona, e a beclometasona. Muitas vezes você poderá utilizar estes medicamentos por vários dias seguidos ou semanas até que eles atinjam seu máximo benefício.

Estes medicamentos, comparando com os corticosteroides orais tem um risco relativamente baixo de efeitos colaterais, e geralmente são muito seguros para utilização contínua, já que podem agir de forma direta nos sinos nasais, ao invés de passar primeiro na corrente sanguínea, diferente dos medicamentos orais.

Principais sintomas da Sinusite.

Temos a sinusite crônica, e aguda com sinais e sintomas bem semelhantes, mas a sinusite aguda é uma espécie de infecção que ocorre de forma temporária nos seios que muitas vezes é associada a resfriados.

Agora a rinossinusite crônica é correspondente a um processo inflamatório que tenha duração prolongada de mais de 12 semanas, podendo ser classificados com polipose, ou a rinossinusite crônica sem polipose.

Para diagnosticar o problema, é importante ficar atento a alguns sinais como por exemplo obstrução nasal ou secreção associada a um dos sintomas.

Pressão bem como dor facial ou a redução e perda do olfato.

Este processo é associado a alterações tomográficas ou evidenciadas por exames de videonasofibroscopia com uma duração equivalente de mais de 12 semanas.

Outros sintomas da doença poderão incluir dores de ouvido, dores no maxilar superior, tosse, garganta inflamada, mau hálito, cansaço ou irritabilidade ou ainda náusea.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Cancro mole: Como identificar e tratar

O Cancro mole é uma DST manifestada através de feridas múltiplas, estas que são contagiosas, múltiplas e avermelhadas, com uma base mole e cheia de pus

Saúde
Tuberculose saiba tudo sobre, quais os sintomas e tratamentos!

De forma geral, a tuberculose é uma doença causada por uma infecção da bactéria Mycobacterium tuberculosis, ou ainda o chamado Bacilo de Koch.

Saúde
Dor no joelho, causas, sintomas e formas de tratamento!

As dores no joelho são situações comuns que afetam pessoas de todas as idades. Podem ser o resultado de uma lesão, como por exemplo um ligamento rompido.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015