Sopro no Coração
Sopro no coração: sintomas e tratamento
O que se conhece como sopro no coração é um “barulho” que pode ser ouvido quando se ausculta um paciente que tenha essa questão; um ruído semelhante ao de alguém soprando em seu ouvido. Mas o sopro no coração nem sempre significa que há um problema com o paciente.
Quase metade dos bebês e crianças apresentam sopro quando auscultados, mas têm corações saudáveis. Esse constitui o chamado caso de sopro normal. Já o sopro anormal é o que demonstra a presença de algum problema na passagem do sangue pelas válvulas, e é mais comum em adultos que tenham algum problema no coração, como a endocardite e a febre reumática.
Saiba mais a respeito do sopro no coração e suas possíveis consequências
Sopro no coração: como identificar
Um indivíduo cujo sopro é normal não terá sintoma ou queixa alguma. Já um paciente que note sintomas como dor no peito, falta de ar, tonturas e desmaios frequentes precisa imediatamente procurar atendimento médico. Durante o exame clínico, o profissional de saúde fará perguntas e auscultará o coração do paciente; notando o sopro, o médico prestará atenção à sua intensidade e o associará aos outros sintomas para fazer o diagnóstico. Além disso, poderá requisitar um exame como o ecocardiograma e o eletrocardiograma, que permitem que sejam vistos mais detalhes acerca da doença.
Sopro no coração: como tratar a doença
Sopros no coração normais, logicamente, não requerem tratamento, e mesmo alguns casos de sopro anormais não precisam ser tratados. Quando há necessidade de tratamento, o médico pode receitar medicamentos com funções como ajudar a diminuir o colesterol, controlar a pressão arterial, evitar a formação de coágulos, diminuir a frequência cardíaca ou levar o coração a bater mais vigorosamente.
De acordo com a gravidade do problema, pode ser necessário recorrer ao cateterismo (insere-se um cateter para corrigir alguma disfunção) ou mesmo à cirurgia, que reparará o que causa o sopro.
Os principais sintomas do Sopro no Coração
Pacientes que tenham sopro anormal e prejudicial à sua saúde costumam apresentar os seguintes sintomas:
- Tonturas;
- Dores no peito;
- Extremidades do corpo azuladas;
- Falta de ar;
- Desmaios;
- Inchaço do fígado;
- Transpiração anormal (o indivíduo transpira mesmo durante atividades leves e simples);
- Ganho de peso ou perda do apetite;
- Tosse contínua;
- Em crianças, o crescimento pode ser prejudicado.
A causa do sopro no coração é desconhecida, e é fato que, na maioria das vezes, o problema é congênito ou decorre de doença anterior; no entanto, há uma relação entre fatores de risco (exemplos: histórico de doenças cardíacas na família, hipertensão ou algum problema cardíaco anterior) e a ocorrência do sopro. Assim, a fim de evitar problemas no coração, é recomendável cuidar bem dele com um estilo de vida saudável, que inclua atividades físicas, alimentação equilibrada e o mínimo de estresse possível. Evite também fumar e abusar do álcool, fatores que contribuem para o desenvolvimento de inúmeras doenças. Dessa forma, você colabora para que o seu coração continue batendo firme e forte!
Temos a difteria como uma infecção gerada por uma bactéria chamada de Corynebacterium diphtheriae, esta é uma bactéria transmitida de pessoa para pessoa.
A dor de cabeça é um mal que acomete uma grande parcela da população, sendo possível doer os dois lados da cabeça ou um lado só.
A Coqueluche é uma doença respiratória que ocorre de forma altamente contagiosa. Normalmente é marcada por tosse severa e seca, seguida por ingestão aguda.