Sopro no coração: causa, sintomas e tratamento da doença

Início » Saúde » Sopro no coração: causa, sintomas e tratamento da doença
O que se conhece como sopro no coração é um “barulho” que pode ser ouvido quando se ausculta um paciente que tenha essa questão.
IMAGEM: mdsaude
Sopro no coração: causa, sintomas e tratamento da doença

Sopro no Coração

            Sopro no coração: sintomas e tratamento

             O que se conhece como sopro no coração é um “barulho” que pode ser ouvido quando se ausculta um paciente que tenha essa questão; um ruído semelhante ao de alguém soprando em seu ouvido. Mas o sopro no coração nem sempre significa que há um problema com o paciente.

            Quase metade dos bebês e crianças apresentam sopro quando auscultados, mas têm corações saudáveis. Esse constitui o chamado caso de sopro normal. Já o sopro anormal é o que demonstra a presença de algum problema na passagem do sangue pelas válvulas, e é mais comum em adultos que tenham algum problema no coração, como a endocardite e a febre reumática.

            Saiba mais a respeito do sopro no coração e suas possíveis consequências

 

Sopro no coração: como identificar

            Um indivíduo cujo sopro é normal não terá sintoma ou queixa alguma. Já um paciente que note sintomas como dor no peito, falta de ar, tonturas e desmaios frequentes precisa imediatamente procurar atendimento médico. Durante o exame clínico, o profissional de saúde fará perguntas e auscultará o coração do paciente; notando o sopro, o médico prestará atenção à sua intensidade e o associará aos outros sintomas para fazer o diagnóstico. Além disso, poderá requisitar um exame como o ecocardiograma e o eletrocardiograma, que permitem que sejam vistos mais detalhes acerca da doença.

 Sopro no coração: como tratar a doença

             Sopros no coração normais, logicamente, não requerem tratamento, e mesmo alguns casos de sopro anormais não precisam ser tratados. Quando há necessidade de tratamento, o médico pode receitar medicamentos com funções como ajudar a diminuir o colesterol, controlar a pressão arterial, evitar a formação de coágulos, diminuir a frequência cardíaca ou levar o coração a bater mais vigorosamente.

            De acordo com a gravidade do problema, pode ser necessário recorrer ao cateterismo (insere-se um cateter para corrigir alguma disfunção) ou mesmo à cirurgia, que reparará o que causa o sopro.

 Os principais sintomas do Sopro no Coração

            Pacientes que tenham sopro anormal e prejudicial à sua saúde costumam apresentar os seguintes sintomas:

- Tonturas;

- Dores no peito;

- Extremidades do corpo azuladas;

- Falta de ar;

- Desmaios;

- Inchaço do fígado;

-  Transpiração anormal (o indivíduo transpira mesmo durante atividades leves e simples);

- Ganho de peso ou perda do apetite;

- Tosse contínua;

- Em crianças, o crescimento pode ser prejudicado.

             A causa do sopro no coração é desconhecida, e é fato que, na maioria das vezes, o problema é congênito ou decorre de doença anterior; no entanto, há uma relação entre fatores de risco (exemplos: histórico de doenças cardíacas na família, hipertensão ou algum problema cardíaco anterior) e a ocorrência do sopro. Assim, a fim de evitar problemas no coração, é recomendável cuidar bem dele com um estilo de vida saudável, que inclua atividades físicas, alimentação equilibrada e o mínimo de estresse possível. Evite também fumar e abusar do álcool, fatores que contribuem para o desenvolvimento de inúmeras doenças. Dessa forma, você colabora para que o seu coração continue batendo firme e forte!        

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Cisto de ovário, causas, sintomas e formas de tratamento!

Os cistos de ovário nada mais são do que bolsas repletas de líquidos que se formam sobre ou na parte de dentro de seu ovário.

Saúde
Principais sintomas e tratamentos da Candidíase.

Consistindo em uma espécie de micose, a candidíase é uma das maiores responsáveis pela ocorrência de infecções nas áreas genitais femininas e masculinas.

Saúde
Obesidade: Principais sintomas e como tratar a doença

A obesidade nada mais é do que um acúmulo de gordura no corpo, este que é causado quase sempre pelo consumo em excesso de calorias na alimentação.

Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015