Tireoide, problemas na glândula, sintomas e tratamentos corretos

Início » Saúde » Tireoide, problemas na glândula, sintomas e tratamentos corretos
Há muitas funções metabólicas que são controladas pelo trabalho da tireoide, sendo muito importante reconhecer os sintomas.
IMAGEM: Internet
Tireoide, problemas na glândula, sintomas e tratamentos corretos

TIREOIDE: SINTOMAS E TRATAMENTO

Problemas na glândula trazem reflexos para o resto do corpo

A tireoide é uma glândula localizada no pescoço e que tem a responsabilidade de produzir dois hormônios necessários para o corpo humano: o tiroxina e o triiodotironina. Há muitas funções metabólicas que são controladas pelo trabalho da tireoide, sendo muito importante reconhecer os sintomas de algum distúrbio e iniciar o tratamento adequado.

O distúrbio da tireoide: o que é isso?

O distúrbio da tireoide acontece quando o funcionamento da glândula é prejudicado de alguma forma, sendo que os hormônios passam a ser produzidos de modo insuficiente ou então excessivo. Alguns dos problemas mais comuns relacionados à tireoide são: hipertireoidismo, nódulos benignos, hipotireoidismo, câncer, bócio, tireoidite silenciosa, tireoidite aguda, tireoidite crônica e outros mais.

Sintomas do distúrbio da tireoide

Há alguns sinais que o corpo envia quando há algum distúrbio de tireoide em curso e alguns dos sintomas que podem ser apontados no caso do hipertireoidismo são: perda de peso; mudança na menstruação; aumento da atividade intestinal, podendo haver diarreia; fraqueza nos músculos; aumento do apetite; desenvolvimento do papo, caracterizado pelo aumento do pescoço; mãos trêmulas, pressão arterial mais alta; transpiração excessiva e outros.

Já no caso do hipotireoidismo, podem ser apontados os seguintes sintomas: diminuição da frequência cardíaca; prisão de ventre; depressão; cabelo e pele secas; desenvolvimento do bócio; mais sensibilidade a frio; mudança no ciclo menstrual e na fertilidade; unhas quebradiças, mãos formigando ou dormentes e outros mais.

O diagnóstico do distúrbio

O diagnóstico de distúrbios na glândula tireoide é fechado através de alguns exames especializados, tais como: biópsia, exame de sangue, punção, exames de imagem, dentre outros. Dessa forma, para diagnosticar um distúrbio na tireoide é essencial buscar ajuda médica.

Tratamento dos distúrbios da tireoide

Não há um tratamento único quando o assunto é distúrbios na tireoide. Na verdade, o tratamento é feito de acordo com cada problema específico. Há a possibilidade de o distúrbio ser tratado apenas através de acompanhamento clínico regular, sendo utilizados remédios de uso prolongado.

Em alguns casos, pode ser necessária a realização de uma cirurgua a fim de retirar a glândula tireoide. Contudo, a cirurgia não é recomendada para todos os pacientes, mas apenas para aqueles que estã com suspeita de câncer ou então com um aumento muito grave do bócio.

O distúrbio do hipotireoidismo pode ser tratado através da ministração de iodo radioativo. Esse tratamento funciona como se fosse uma cirurgia, mas tem a vantagem de não haver intervenção. Assim, a recuperação é mais rápida e também mais fácil. A vantagem do tratamento através do uso de iodo radioativo é bastante eficaz, uma vez que promove a destruição dos hormônios em excesso.

Tratamento natural

Há alguns itens naturais utilizados no tratamento do distúrbio da tireoide, tais como: algas marinhas, quinoa, gema de ovo, laranja, óleo de peixe, carne vermelha, castanha-do-pará e leite e derivados. É importante dizer que nenhum tem natural substitui o tratamento médico, devendo ser encarado apenas como uma complementação que deve ser avisada ao especialista.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Discinesia tardia, como identificar e como tratar a doença!

A doença de Discinesia tardia nada mais é do que movimentos involuntários, como por exemplo fazer caretas ou mesmo trejeitos ou piscar seguidamente.

Saúde
Sinusite, saiba os sintomas e os meios de tratamento

A Sinusite é uma doença que pode ser secundária de uma infecção, quadros de alergia ou fatores que atrapalhem o movimento da secreção nos seios da face.

Saúde
Tuberculose saiba tudo sobre, quais os sintomas e tratamentos!

De forma geral, a tuberculose é uma doença causada por uma infecção da bactéria Mycobacterium tuberculosis, ou ainda o chamado Bacilo de Koch.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015