Toxoplasmose: causas, sintomas e tratamento da doença

Início » Saúde » Toxoplasmose: causas, sintomas e tratamento da doença
O Toxoplasma gondii é um dos protozoários mais comuns do mundo e o parasita que causa a doença infecciosa conhecida como toxoplasmose
IMAGEM: internet
Toxoplasmose: causas, sintomas e tratamento da doença

Toxoplasmose

            Toxoplasmose: sintomas e tratamento

             O Toxoplasma gondii é um dos protozoários mais comuns do mundo e o parasita que causa a doença infecciosa conhecida como toxoplasmose. No entanto, embora a maioria de nós seja exposto a ele, poucas pessoas desenvolvem a toxoplasmose, pois o próprio sistema imunológico costuma proteger nossos organismos desse tipo de infecção. Ainda assim, é possível contrair toxoplasmose e, por isso, cuidados são importantes, como lavar bem alimentos, não ingerir carne crua e evitar contato com solos contaminados por fezes de gatos.

            Também existe a toxoplasmose congênita, transmitida pela mãe e adquirida durante a gestação. Fora esse caso, uma pessoa não transmite a doença a outra.

            Veja abaixo mais detalhes acerca dessa infecção, como ela se manifesta e como é tratada.

 Toxoplasmose: como identificar e tratar

            Uma vez que perceba sintomas como febre, dores nas articulações e músculo, cansaço e ínguas pelo corpo, o paciente deve procurar atendimento médico assim que possível. O médico fará uma avaliação geral dos sintomas apresentados e solicitará um exame de sangue. Caso haja anticorpos, há sinal de que o corpo está lutando contra uma infecção. É possível ainda tentar identificar a presença do protozoário no sangue do paciente.

            Também é possível diagnosticar a toxoplasmose com exames como a ressonância magnética e computadorizada, que podem revelar traços da presença do parasita. 

Toxoplasmose: como tratar a doença

            Felizmente, é possível tratar a toxoplasmose com antibióticos que dependerão do caso de toxoplasmose e seu tipo. A toxoplasmose pode ser ocular, cerebral, além de congênita – como referido – e pode ocorrer especificamente durante a gravidez. Logo, cada caso é analisado, mas usam-se essencialmente drogas antibióticas. 

Os principais sintomas de toxoplasmose

            Um paciente infectado pelo protozoário causador da toxoplasmose apresenta os seguintes sintomas:

. Febre

.  Presença de ínguas pelo corpo;

. Dores musculares e nas articulações;

. Dor de cabeça e/ou de garganta;

. Manchas vermelhas pelo corpo;

. Visão turva e dificuldade para enxergar.

 Em pacientes que têm seu sistema imunológico comprometido, é possível também que a toxoplasmose cause sintomas como:

. Coordenação motora alterada;

. Delírios;

. Convulsões;

. Problemas pulmonares, como pneumonia e tuberculose.

            Nesses pacientes, o protozoário pode atacar órgãos diversos, como coração, cérebro, fígado e pulmões. Por isso, há sintomas relativos a eles.

             Na maioria de nós, a toxoplasmose passa batida ao longo da vida, mas ainda é necessário tomar cuidados para preveni-la. Se seu sistema imunológico está debilitado, redobre seus cuidados. Certifique-se de que a carne que você consumirá está bem cozida e não mal passada; lave frutas e alimentos em geral com muita precaução; evite contato com objetos ou solo possivelmente contaminados com fezes de gatos. Se você tem um gatinho como animal de estimação, leve-o ao veterinário para identificar possíveis doenças e trate-o devidamente. Dessa forma, você evita possíveis complicações e se mantém longe do protozoário Toxoplasma gondii.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Dor no joelho, causas, sintomas e formas de tratamento!

As dores no joelho são situações comuns que afetam pessoas de todas as idades. Podem ser o resultado de uma lesão, como por exemplo um ligamento rompido.

Saúde
Mioma Uterino: Sintomas, como identificar e tratamento da doença

Os miomas uterinos nada mais são do que tumores de forma não cancerosa do útero, o que muitas vezes aparecem durante a idade fértil.

Saúde
Aids: Sintomas e dicas para se prevenir!

Nos últimos anos, o tratamento para os portadores da Aids melhorou muito, entretanto, é preciso saber reconhecer os sintomas e se prevenir.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015