Toxoplasmose na gravidez: Causas, sintomas e tratamento

Início » Saúde » Toxoplasmose na gravidez: Causas, sintomas e tratamento
Muitas vezes imperceptível para a mãe e imensamente maléfica para o bebê, a toxoplasmose durante a gravidez pode trazer prejuízos graves.
IMAGEM: Internet
Toxoplasmose na gravidez: Causas, sintomas e tratamento

Toxoplasmose na Gravidez

            Toxoplasmose na gravidez: sintomas e tratamento

             Muitas vezes imperceptível para a mãe e imensamente maléfica para o bebê, a toxoplasmose durante a gravidez pode trazer prejuízos graves. A maioria das mulheres costuma adquirir imunidade ao protozoário Toxoplasma Gongii, agente causador da doença; entretanto, caso a mulher esteja grávida e o contraia pela primeira vez, seu bebê pode estar em perigo. O protozoário pode trazer problemas como deficiências mentais e diversas. Pode ocasionar, inclusive, um aborto.

            É possível contrair o Toxoplasma Gongii por meio da ingestão de alimentos mal lavados e carnes cruas ou pouco cozidas. Também se contrai toxoplasmose quando se tem contato com gatos hospedeiros do protozoário – principal entre os animais que transmitem o toxoplasma pelas fezes - ou terra contaminada por essas fezes.

            Abaixo, saiba mais sobre sintomas e tratamento da doença.

 Toxoplasmose na gravidez: como identificar

            O médico obstetra e/ou ginecologista que acompanha a paciente deve solicitar, já no pré-natal, uma sorologia, exame de sangue para se ter ideia de quais infecções a paciente já teve ao longo da vida e, portanto, sua imunidade. Caso a mãe não tenha contraído o parasita em momento algum e não tenha os anticorpos para lidar com ele, os cuidados nesse sentido precisam ser redobrados, e o médico deve solicitar exame específico para identificar a presença do protozoário (geralmente, exame do líquido amniótico ou sangue do feto).

 Toxoplasmose na gravidez: como tratar a doença

            Uma vez identificada a patologia durante a gravidez, o tratamento da mãe se dá com antibióticos, e o objetivo é que o feto não contraia o protozoário. Caso a criança já tenha sido afetada, também será tratada com antibióticos após o nascimento.

Os principais sintomas da toxoplasmose na gravidez

            Como já se mencionou neste artigo, é comum que a doença seja assintomática para a mãe. No entanto, quando os sintomas se apresentam, costumam ser os seguintes:

 . Apresentação de ínguas no corpo;

. Febre;

. Calafrios;

. Dores nos músculos e/ou articulações;

. Dor de cabeça.

             É importantíssimo, no caso desta patologia, que os exames pré-natais sejam feito o mais rápido possível; se indicarem ausência de imunidade com relação ao protozoário responsável pela toxoplasmose, é necessário fazer um exame para ver se foi contraída. Para as mães que não são imunes à doença, é importante adquirir certos hábitos para preveni-la.

            Um deles é se certificar de que a carne que será consumida foi bem cozida, bem como beber apenas água potável. É importante lavar muito bem frutas e alimentos crus antes de comê-los, e, caso a mãe ou família tenha um gato de estimação, é importante leva-lo para o veterinário e pedir que sejam feitos exames que possam identificar o protozoário. Se não há gatos em casa, o contato com outros gatos deve ser evitado durante a gravidez.

            Tome todos os cuidados e esteja atenta aos exames pré-natais e recomendações médicas. Não deixe de zelar pela sua saúde e a de seu bebê.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Herpes: Principais tipos, causas e tratamento!

A herpes é um problema de saúde que incomoda bastante gente, sendo causada pelo contágio de um vírus, saiba como tratar a Herpes aqui no Saúde Dicas.

Saúde
Cisto de ovário, causas, sintomas e formas de tratamento!

Os cistos de ovário nada mais são do que bolsas repletas de líquidos que se formam sobre ou na parte de dentro de seu ovário.

Saúde
Reumatismo, saiba as causas, sintomas e formas de tratamento!

De acordo com especialistas, o reumatismo é considerado como um termo vago relacionado a diversas doenças que geram dores nos músculos e nas articulações.

Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015