A glândula tireoide está localizada na base do pescoço, e capta todo o iodo que é consumido nos alimentos, desta junção do iodo com um aminoácido chamado de tirosina, a tireoide acaba criando os hormônios T3 e T4.
A partir do momento que a tireoide produz poucos hormônios T3 e T4 o organismo acaba ficando lento, já que não existe uma produção de energia suficiente para as células do corpo. Esta é uma condição chamada de hipotireoidismo, sempre que a tireóide produz muitas quantidades de hormônios T3 e T4 o organismo acaba ficando acelerado, já que há uma grande produção de energia, esta que é chamada de hipertireoidismo.
Os valores considerados normais de TSH do sangue devem ficar em torno de 0,4 e 4,5 um/L, agora os valores normais de T4 livre do sangue devem ficar entre 0.7 e 1.8 ng/dl.
Esta atual técnica para a medição do TSH no sangue é chamada de TSH ultrassensível, já que ao contrário das técnicas mais antigas, esta é bastante sensível e poderá destacar os níveis baixos de TSH.
As medições dos níveis de TSH são bem importantes para verificar como anda o funcionamento das glândulas de tireóide. A partir disto, um nível elevado de TSH do sangue significa a baixa produção de T3 e T4, e automaticamente um caso de hipotireoidismo. Em contrapartida, um nível um pouco mais baixo de TSH do sangue poderá significar uma alta produção de T3 e T4, e automaticamente um caso de hipertireoidismo.
É interessante que exista um equilíbrio, e quem controla a produção e a redução dos hormônios de T3 e T4 é o hormônio TSH este que é produzido pela glândula hipófise, esta que fica localizada na base do cérebro.
Os exames de TSH Ultrassensível são realizados com uma amostra de sangue do paciente e normalmente não é preciso jejum para esta coleta, em contrapartida é recomendado que se tire todas as dúvidas antes de realizar o exame.
Dependendo dos resultados que forem obtidos, algumas medidas podem ser tomadas, de forma que possa controlar os sintomas e a condição do paciente.
Podemos citar que o exame de TSH ultrassensível é indicado exclusivamente para o diagnóstico de condições que possam estar relacionadas as disfunções da glândula tireoide, como por exemplo o hipertireoidismo e o hipotireoidismo.
Este é um exame muito indicado para homens e mulheres que estiverem com suspeitas de doenças nas glândulas de tireoide. Em alguns dos sintomas relacionados ao hipotireoidismo podemos citar:
A sonolência, bem como pele seca, dores nas articulações, fraqueza, ganho e perda de peso incomuns, perda de cabelo, perda de libido, hipertensão e inchaços.
Como alguns dos sintomas de hipertireoidismo podemos citar o calor, a pele oleosa, os cabelos finos, excesso de suor, perda de peso, aumento de volume de urina diário, ansiedade, diarreia, entre outras particularidades.
O teste para medição de TSH é muito simples e rápido, praticamente ocorre de forma indolor, uma amostra de sangue é colhida de alguma veia do braço do paciente de forma que possa ser analisada em laboratório posteriormente. O resultado é divulgado em poucos dias depois.
As dores nos olhos são uma sensação bastante dolorosa que ocorrem na região dos olhos, seja apenas em sua superfície, como também nas estruturas internas
A obesidade nada mais é do que um acúmulo de gordura no corpo, este que é causado quase sempre pelo consumo em excesso de calorias na alimentação.
Estima-se que haja uma quantidade superior a 80 doenças autoimunes conhecidas, sendo que uma delas é o lúpus