Tsh ultra sensível, como funciona e quando é indicado

Início » Saúde » Tsh ultra sensível, como funciona e quando é indicado
A partir do momento que a tireoide produz poucos hormônios T3 e T4 o organismo acaba ficando lento, já que não existe uma produção de energia suficiente.
IMAGEM: Internet
Tsh ultra sensível, como funciona e quando é indicado

Tsh ultra sensível

A glândula tireoide está localizada na base do pescoço, e capta todo o iodo que é consumido nos alimentos, desta junção do iodo com um aminoácido chamado de tirosina, a tireoide acaba criando os hormônios T3 e T4.

A partir do momento que a tireoide produz poucos hormônios T3 e T4 o organismo acaba ficando lento, já que não existe uma produção de energia suficiente para as células do corpo. Esta é uma condição chamada de hipotireoidismo, sempre que a tireóide produz muitas quantidades de hormônios T3 e T4 o organismo acaba ficando acelerado, já que há uma grande produção de energia, esta que é chamada de hipertireoidismo.

Os valores considerados normais de TSH do sangue devem ficar em torno de 0,4 e 4,5 um/L, agora os valores normais de T4 livre do sangue devem ficar entre 0.7 e 1.8 ng/dl.

Esta atual técnica para a medição do TSH no sangue é chamada de TSH ultrassensível, já que ao contrário das técnicas mais antigas, esta é bastante sensível e poderá destacar os níveis baixos de TSH.

Como funciona o processo de Tsh ultra sensível?

As medições dos níveis de TSH são bem importantes para verificar como anda o funcionamento das glândulas de tireóide. A partir disto, um nível elevado de TSH do sangue significa a baixa produção de T3 e T4, e automaticamente um caso de hipotireoidismo. Em contrapartida, um nível um pouco mais baixo de TSH do sangue poderá significar uma alta produção de T3 e T4, e automaticamente um caso de hipertireoidismo.

É interessante que exista um equilíbrio, e quem controla a produção e a redução dos hormônios de T3 e T4 é o hormônio TSH este que é produzido pela glândula hipófise, esta que fica localizada na base do cérebro.

Os exames de TSH Ultrassensível são realizados com uma amostra de sangue do paciente e normalmente não é preciso jejum para esta coleta, em contrapartida é recomendado que se tire todas as dúvidas antes de realizar o exame.

Dependendo dos resultados que forem obtidos, algumas medidas podem ser tomadas, de forma que possa controlar os sintomas e a condição do paciente.

Quando é indicado este exame?

Podemos citar que o exame de TSH ultrassensível é indicado exclusivamente para o diagnóstico de condições que possam estar relacionadas as disfunções da glândula tireoide, como por exemplo o hipertireoidismo e o hipotireoidismo.

Este é um exame muito indicado para homens e mulheres que estiverem com suspeitas de doenças nas glândulas de tireoide. Em alguns dos sintomas relacionados ao hipotireoidismo podemos citar:

A sonolência, bem como pele seca, dores nas articulações, fraqueza, ganho e perda de peso incomuns, perda de cabelo, perda de libido, hipertensão e inchaços.

Como alguns dos sintomas de hipertireoidismo podemos citar o calor, a pele oleosa, os cabelos finos, excesso de suor, perda de peso, aumento de volume de urina diário, ansiedade, diarreia, entre outras particularidades.

O teste para medição de TSH é muito simples e rápido, praticamente ocorre de forma indolor, uma amostra de sangue é colhida de alguma veia do braço do paciente de forma que possa ser analisada em laboratório posteriormente. O resultado é divulgado em poucos dias depois.

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Reumatismo, saiba as causas, sintomas e formas de tratamento!

De acordo com especialistas, o reumatismo é considerado como um termo vago relacionado a diversas doenças que geram dores nos músculos e nas articulações.

Saúde
Ingua na virilha: Sintomas, tratamento e da doença!

A formação da íngua que aparece na forma de um caroço, é uma espécie de resposta do organismo a um processo que ocorre de forma infecciosa.

Saúde
Obesidade: Principais sintomas e como tratar a doença

A obesidade nada mais é do que um acúmulo de gordura no corpo, este que é causado quase sempre pelo consumo em excesso de calorias na alimentação.

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015