Temos a tuberculose como uma doença infecto contagiosa, esta que é causada por uma bactéria que afeta os pulmões, mas que poderá acontecer em outras partes do corpo, como por exemplo os ossos, rins, e meninges, estas que são membranas que envolvem o cérebro.
De forma geral, a tuberculose é uma doença causada por uma infecção da bactéria Mycobacterium tuberculosis, ou ainda o chamado Bacilo de Koch. Existem outras espécies de microbactérias que poderão gerar a tuberculose. Saiba em seguida um pouco mais sobre a doença.
O histórico da doença é interessante, onde em 1908 Albert Calmette e Camille Guérin, ambos franceses conseguiram isolar uma cepa do bacilo da tuberculose para a produção de culturas vivas e atenuadas, estas que pouco tempo depois foram utilizadas como vacinas. Antes disto, milhões de pessoas pelo mundo morriam pela doença pois ela era muito mais severa e não tinha tratamento realizado pela falta de conhecimento.
A cepa recebeu o nome de bacilo Calmette Guérin, onde acabou surgindo o nome de BCG, ela então foi aplicada pela primeira vez nas crianças no ano de 1921, a partir disto a doença foi praticamente erradicada do mundo.
Muitos pacientes não exibem indícios de tuberculose, e outros apresentam, porém, sintomas aparentemente simples, estes que são ignorados durante alguns anos ou alguns meses. Em contrapartida na maior parte dos infectados com a doença, os sinais e os sintomas frequentes descritos são a tosse seca e contínua no começo, na maioria das vezes tosse com pus ou sangue, ou ambos.
Cansaço excessivo, e febre baixa principalmente acontecendo durante a tarde.
Sudorese noturna, bem como falta de apetite frequentes.
Palidez, além de emagrecimento acentuado, rouquidão, fraqueza entre outros sintomas.
Nos casos mais severos podemos citar dificuldades para respiração, eliminação de grandes quantidades de sangue bem como colapso de pulmão.
É importante citar que a tuberculose tem seu tratamento realizado a base de antibióticos, o que é 100% eficaz, em contrapartida, não pode haver abandono do tratamento. A cura do problema leva pelo menos seis meses, mas na maioria das vezes os pacientes não recebem o esclarecimento, e acabam desistindo antes do tempo.
Para evitar o abandono do tratamento é importante que o paciente possa ser acompanhado por equipes médicas, assistentes sociais e visitadores preparados.
Além do tratamento citado acima, para prevenir a tuberculose é preciso imunizar as crianças com a vacina BCG. As crianças que são soropositivas, ou mesmo recém nascidas que apresentam sinais ou sintomas de Aids, não deverão receber este tipo de vacina.
Além disto a prevenção da tuberculose precisa incluir evita aglomerações, especialmente aglomerações em ambientes fechados, e não se utilizar de objetos de pessoas contaminadas.
Como já apontado anteriormente, os sintomas da doença envolvem tosse seca e contínua, na maioria das vezes acompanhada de sangue, falta de apetite, emagrecimento significativo, fraqueza, entre uma série de outros problemas.
A tuberculose não é uma doença transmitida por objetos que são compartilhados.
Temos o calcanhar como um dos principais órgãos que podem dar suporte ao nosso corpo. Este é formado pelo osso calcâneo e suporta um grande peso diariamente
Os cistos de ovário nada mais são do que bolsas repletas de líquidos que se formam sobre ou na parte de dentro de seu ovário.
O que se conhece como sopro no coração é um “barulho” que pode ser ouvido quando se ausculta um paciente que tenha essa questão.