Vitiligo: Sintomas e como identificar e tratar

Início » Saúde » Vitiligo: Sintomas e como identificar e tratar
Temos o vitiligo como uma doença de pele que causa a perda de forma gradativa da pigmentação da mesma. Normalmente o surgimento das manchas em todo o corpo
IMAGEM: Internet
Vitiligo: Sintomas e como identificar e tratar

Vitiligo

Temos o vitiligo como uma doença de pele que causa a perda de forma gradativa da pigmentação da mesma. Normalmente o surgimento das manchas em todo o corpo ocorre.

É algo impossível se prever a extensão da doença ou ainda o quanto a pessoa irá perder da cor de sua pele. O vitiligo poderá afetar qualquer uma das partes do seu corpo, até mesmo os cabelos, o interior da boca e também dos olhos.

A doença pode afetar pessoas de todos os tipos de pele, costuma ser um pouco mais perceptível em pessoas com a pele um pouco mais escura. Esta é uma condição não contagiosa e nem mesmo representa um risco para a vida de quem possui, além disto poderá afetar de forma séria a autoestima do paciente e poderá ser uma espécie de gatilho para surgir os problemas psicológicos como por exemplo a depressão.

Os tratamentos para o vitiligo poderão desacelerar a doença e até melhorar a aparência das pessoas. Apesar de existir a cura, ela não irá depender de forma exclusiva dos métodos terapêuticos, mas sim de uma reação do organismo para este tipo de método.mdsaude

Vitiligo: Sintomas e tratamento

Com relação aos principais sinais do vitiligo podemos citar a perda da pigmentação da pele, que normalmente ocorre com o surgimento das manchas por todo o corpo. Outros sinais do vitiligo devem incluir:

A pigmentação perdida do cabelo, dos cílios, sobrancelhas ou da barba.

Perda da cor dos tecidos que revestem o interior da boca, bem como o nariz.

Manchas consideradas descoradas em torno das axilas, do umbigo, dos órgãos genitais e o reto.

 

Vitiligo: Como identificar e tratar

Esta doença deverá afetar apenas uma parte ou uma área do corpo, o que é a característica do vitiligo focal.

Além disto, as manchas poderão aparecer em todo o corpo, no caso do vitiligo generalizado, o que é o mais comum de todos.

As suas manchas poderão surgir em apenas um lado ou uma parte do corpo, o que poderá configurar uma situação de vitiligo segmentar.

A partir de um diagnóstico físico, os médicos deverão indicar a melhor possibilidade de tratamento para o problema.

Vitiligo: Como tratar a doença

Caso você perceba que alguma parte do seu corpo, como por exemplo seu cabelo ou olhos está perdendo as cores, e especialmente se você perceber o surgimento de manchas em algumas regiões do corpo, principalmente nas regiões que ficarem mais expostas ao sol.

No consultório de um médico, você deverá descrever todos os seus sintomas, e dar detalhes de quando eles surgirem e como você acabou os notando. Tire suas dúvidas e fique preparado para exames físicos em buscas de manchas que podem caracterizar a doença.

Principais sintomas da “Vitiligo”.

Caso você perceba situações de perda de pigmentação em regiões específicas do corpo, perda ou alteração da cor da camada interna do globo ocular, manchas descoradas em torno de axilas, mancas que podem afetar apenas uma área do corpo, entre outras situações, para isto é importante buscar ajuda médica.

É difícil se prever como será a progressão da doença, mas muitas vezes as manchas param espontaneamente e sem tratamento, mas é interessante buscar ajuda para verificar a melhor alternativa para tratamento. 

Essa postagem o ajudou? Sim Não
Postagens relacionadas
Saúde
Asma grave, como identificar a doença e como tratá-la!

Temos a asma grave como a forma mais agressiva desta doença inflamatória e crônica das vias aéreas.

Saúde
Pneumonia: Sintomas, tratamentos e prevenção!

A Pneumonia é provocada pela penetração de qualquer tipo de agente infeccioso ou irritante nos alvéolos do pulmão, onde ocorre a troca gasosa.

Saúde
Dor nos olhos, causas, sintomas e formas de tratamento!

As dores nos olhos são uma sensação bastante dolorosa que ocorrem na região dos olhos, seja apenas em sua superfície, como também nas estruturas internas

Publicidade
Últimas
Px Pro
Saúde Dicas - 2015